Olá, pessoal! Como vão?
Hoje vou falar um pouco sobre anatomia, mais precisamente sobre um órgão que é citado na bíblia como sendo perigoso: a língua. Sendo formado por musculatura, faz parte do sistema digestivo, sendo responsável pelo paladar. Portanto, é um órgão importante no nosso corpo, para que nos alimentemos, sintamos o prazer de degustar as comidas e é muito necessária pra nossa comunicação. É aí o ponto em que quero chegar, a nossa fala deve ser cautelosa.
A língua tem poder sobre a vida e sobre a morte; os que gostam de usá-la comerão do seu fruto.
(Provérbios, 18.21)
Buscando concentrar em tópicos, acho que os três principais que devemos tomar cuidado são: fofoca, mentira e maledicência. Principalmente o livro de Provérbios fala muito sobre isso, mas há ensinamentos sobre essas coisas em toda a bíblia. O falar é um aspecto que pega, creio, a todo mundo em deslizes, em maior ou menor intensidade.
Todos tropeçamos de muitas maneiras. Se alguém não tropeça no falar, tal homem é perfeito, sendo também capaz de dominar todo o seu corpo.
(Tiago, 3.2)
Nossa língua deve ser usada para que dela se procedam bênçãos, e tão somente isso (Tiago 3.9-11). A prática é mais difícil, mas é importante para o nosso viver. E sabe aquele ditado popular, “O segredo é a alma do negócio”? Pois é, é uma realidade que acredito ser aplicável biblicamente. Você ser mais contido, comedido nas palavras, ajuda em muito, evita confusões. É como uma amiga costuma brincar, “o que acontece em Vegas, fica em Vegas”. Pense em guardar algumas coisas entre você e Deus, outras você pode falar a amigos próximos, mas sempre use o sal de suas palavras na medida certa pra não ficar aquém do que devia.
Até o insensato passará por sábio, se ficar quieto, e, se contiver a língua, parecerá que tem discernimento.
(Provérbios, 17.28)
Esses são alguns dos ensinamentos do Senhor. Espero que possam os edificar! Que a Palavra continue sendo nossa fonte de sabedoria!
Fiquem com Deus e guardem a língua! Haha
SIGA-NOS!