Graça e paz. Muito se debate a respeito dos graus de influência que a religião tem sobre a ciência, e vice-versa. Temos a ala que defende que a fé é uma condição a ser desprezada diante dos grandes avanços e descobertas científicas que foram feitos no decorrer do último século. Existe o grupo que diz que pensa que a ciência deve ser totalmente refutada, existindo espaço apenas para a religião. E também temos a posição que deve ser adotada por nós cristãos.
Porque dEle, e por meio dEle, e para Ele são todas as coisas. A Ele, pois, a glória eternamente. Amém! Romanos 11.36
Partindo do fato de que a Bíblia afirma que tudo que existe tem como propósito a glória de Deus, a ciência não pode ser excluída dessa lista.
Deus usa um médico para que um doente encontre cura para sua enfermidade, por exemplo. Não podemos deixar de citar também o fato desse blog ser divulgado por conta da internet, computadores e smartphones: o Senhor usa esses recursos tecnológicos para que Sua Palavra chegue às mais diferentes pessoas.
O Senhor deu inteligência ao homem para que as ciências fossem desenvolvidas. Ainda que alguns cientistas insistam na loucura de achar que Deus não existe, eles concordam no ponto de que o universo foi organizado por “algo maior” e não pelo simples acaso.
Quando o cristão for questionado por um descrente quanto a uma suposta ausência de informações da física, biologia ou química dentro das Escrituras, ele deve lembrar seu interlocutor que a Bíblia não é um livro científico (e nunca foi a intenção de Deus que ela assim fosse). O ponto central das Escrituras é o plano de redenção para a humanidade através de Jesus Cristo.
Mesmo assim, é possível citar alguns versículos que têm afirmações de natureza científica (e estas ideias foram confirmadas ou desenvolvidas pela ciência muitos séculos depois dos textos terem sido escritos):
– Gênesis 1.1 (a afirmação básica de que o universo teve um começo);
– Isaías 33.22 (menciona a existência dos três poderes – executivo, legislativo e judiciário);
– Jó 38.33 e Jeremias 33.25 (a natureza é governada por leis fixas);
– Isaías 40.22 (a Terra é redonda);
– Jó 26.7 (a Terra está suspensa no espaço vazio do cosmo);
– Jó 9.9; 38.31-32 e Amós 5.8 (constelações citadas na Bíblia).
A ciência é mais um meio do Senhor glorificar Seu nome. Devemos reconhecer esta verdade e assegurar que Deus esteja sempre em primeiro lugar em nossos corações e mentes.
Semana abençoada, em nome de Jesus. Abração!
SIGA-NOS!