Uau! Como a semana passa rápido! Já é terça de novo!

Como tem sido a semana de vcs? A minha foi correria! Projetos de estágio, de TCC, milhões de coisas pra ler, pra variar :p

Mas cara, DEUS é bom demais!

Hoje, vou contar pra vcs mais um “voleio na nuca” que levei de Deus! Mas foi um dos mais lindos! ha ha ha

Deus falou muito comigo no domingo a noite, após eu ler um capítulo de um livro do Max  Lucado- Aliviando a bagagem. Terminei de ler o capítulo que falava justamente sobre a solidão.

Eu já estava com outro tema em mente para o post de hoje, mas Deus começou a me falar bem claramente pra escrever sobre o que eu aprendi com esse capítulo. Não entendi o porquê, mas agora que to aqui lendo o post de ontem do Fernando, comecei a entender. E por isso eu digo: DEUS É INCRÍVEL! As coisas que Ele faz não tem comparação! Vc vai ver como o estudo de hoje tem a ver com o de ontem!

Vc já se sentiu só? Já teve a sensação de estar sozinho mesmo em meio a uma multidão?

Eu já!

E pessoas da Bíblia também!

Vejamos o exemplo de Elias. Jezabel, a esposa do rei Acabe mandou matar Elias.

“Elias ficou com medo e, para salvar a vida, fugiu com o seu ajudante para a cidade de Berseba, que ficava na região de Judá. Deixou ali o seu ajudantee foi para o deserto, andando um dia inteiro. Aí parou, sentou-se na sombra de uma árvore e teve vontade de morrer. Então orou assim: -Já chega, ó Deus Eterno! Acaba agora com a minha vida! Eu sou um fracasso, como foram os meus antepassados.” I Reis 19: 3 e 4

Vc já passou por algo parecido? Já sentiu isso?

Outro grande exemplo:

“Olha para mim, e tem piedade de mim, porque estou solitário e aflito.” Salmos 25:16

Davi precisou fugir, esconder-se por algumas vezes, pois o rei Saul queria matá-lo. Por dez anos ele correu. No deserto ele correu. Dormindo em caversa, fugindo de animais. Foi caçado como um. Assim, Davi experimentou o amargo sabor da solidão. E foi nesses momentos, que surgiram os mais belos Salmos escritos por ele.

“Ó Deus Eterno, não me repreendas quando estiveres irado! Não me castigues no teu furor.  Tem compaixão de mim, pois me sinto fraco. Dá-me saúde, pois o meu corpo está abatido,  e a minha alma está muito aflita. Ó Deus, quando virás me curar? Vem salvar a minha vida, ó Deus Eterno! Por causa do teu   amor, livra-me da morte.  Pois no mundo dos mortos não és lembrado, e lá ninguém pode te louvar.  Estou cansado de chorar. Todas as noites a minha cama se molha de lágrimas, e o meu choro encharca o travesseiro. Por causa dos meus inimigos, os meus olhos estão inchados de tanto chorar, e quase não posso enxergar.” Salmos 6:1-7

Talvez vc já se sentiu como Davi. Totalmente desaparado, sem ter pra onde correr, sem ter pra

QUEM correr. Vc só quer alguém pra conversar. Alguém que te entenda, alguém que te abrace, que chore com vc…

VC SÓ QUER ALGUÉM QUE TE ESCUTE!

Vc, assim com eu, talvez aprendeu que não precisa estar sozinho para se sentir solitário. Se a solidão pudesse ser curada com a presença  de pessoas, certamente haveria menos solidão hoje. Solidão é estar num ônibus lotado e se sentir só. Vc pode estar cercado de pessoas e se sentir só. Vc pode estar cercado por uma igreja e ainda assim estar só.

“Solidão não é ausência de faces. É ausência de intimidade. A solidão não vem de se estar sozinho, vem de se sentir sozinho. Sentir como se estivesse enfrentando a morte sozinho, enfrentando a doença sozinho, enfrentando o futuro sozinho“‘ Max Lucado

Ano passado eu passei por uma dessas crises de solidão, que sei que muitos irão se identificar. Uma daquelas “ninguém me ama, ninguém me quer.”  Sei que muitos passam por isso, se sentindo sozinhos, querendo alguém do seu lado, um amigo, um namorado…

Mas, a grande lição que aprendi, a solidão é um presente de Deus!

Como assim? Um presente? A solidão é ruim, pesa no meu coração, me deixa vazio e deprimido.

Me pergunto se a solidão não é um modo de Deus conseguir a nossa atenção.” Lucado

Eis aqui uma historinha:

“Eis o que quero dizer: Suponha que você pegue emprestado o carro de um amigo. O rádio não funciona, mas o CD, sim.  Você revira toda a coleção dele, procurando por seu estilo de música – vamos dizer, country americana. Mas você não acha nada. Ele não tem nada além do próprio estilo de música – vamos dizer, clássica. É uma longa viagem. E você pode conversar consigo mesmo apenas por um instante. Então, eventualmente, você apanha um CD. Você preferiria uma guitarra afiada, mas está preso com tenores arrojados. Inicialmente, é tolerável.  Ao menos preenche o ar. Eventualmente, porém, torna-se agradável. Seu coração capta o arranjo dos timbales, sua cabeça se move com os violoncelos, e você se pega prestando atenção a uma pequena ária italiana.”Hei, isto não é tão mau.” Agora, deixe-me perguntar-lhe. Você teria feito esta descoberta por iniciativa própria? Não. O que o levou a ela? O que o fez ouvir músicas que nunca ouvira antes?  Simples. Você não tinha outra escolha, nem outra opção.  Você não tinha para onde ir. Finalmente, quando o silêncio estava alto demais, você arriscou numa canção que nunca ouvira. Oh, como Deus quer que você ouça a música dEle. Ele tem um ritmo que fará disparar o seu coração, e versos que farão correr as suas lágrimas.Você quer viajar para as estrelas? Ele pode levar você lá. Você quer se deitar em paz? A música dEle pode acalmar a sua alma. Mas primeiro, Ele tem de jogar fora aquela “coisarada” country americana (Apenas um exemplo). E então Ele começa a arremessar os CDs. Um amigo vai embora. Os negócios vão mal. Sua esposa não entende. A igreja é insensível. Uma a uma, Ele remove as opções, até que tudo o que lhe reste seja Deus. Ele faria isto? Absolutamente. “O Senhor corrige o que ama” (Hb 12.6). Se Ele tiver de silenciar todas as vozes, Ele o fará. Ele quer que você ouça a música dEle. Ele quer que você descubra o que Davi descobriu, e que seja capaz de dizer o que Davi disse. “Tu estás comigo”. Sim, Senhor, tu estás no céu. Sim, o Senhor governa o universo. Sim, o Senhor se assenta acima das estrelas e faz a sua casa nas extremidades do mar. Mas sim, sim, sim, tu estás comigo. O Senhor está comigo. O Criador está comigo. Jeová está comigo. Moisés proclamou: “Porque, que gente há tão grande, que tenha deuses tão chegados como o Senhor, nosso Deus?” (Dt 4.7). Paulo anunciou:”

[Ele] não está longe de cada um de nós” (At 17.27). E Davi descobriu: “Tu estás comigo”. Nalgum lugar da pastagem, do deserto, ou do palácio, Davi descobriu que Deus falou sério quando disse: “Não te deixarei” (Gn 28.15). “Não desampararei o meu povo” (Rs 6.13). “O Senhor não rejeitará o seu povo” (Sl 94.14). “Deus… não vos deixará nem vos desamparará” (Dt 31.6). A descoberta de Davi é de fato a mensagem das Escrituras- O SENHOR ESTÁ COMIGO! (Lucado, pg 121)

E a descoberta da Pati? Lucado resume para mim:

“Quando você sabe que Deus o ama, não fica desesperado pelo amor dos outros.”

Quantos de vcs já viram aquela frase: “quando a última coisa que você tiver for Deus, você descobrirá que Ele era a única coisa que você precisava ter” ??

Eu achava ela linda! Mas nunca entendi o seu real significado. Agora, eu entendo!

Ah, a continuação daquele Salmo que Davi escreveu, que eu citei lá em cima, resume tudo o que eu quis passar hoje: Deus quer intimidade com vc!

“Afastem-se de mim, vocês que fazem o mal! O Deus Eterno me ouve quando choro; Ele me escuta quando peço ajuda e atende as minhas orações. Os meus inimigos ficarão envergonhados e apavorados; eles fugirão de repente, em completa confusão.” Salmos 6:8-10

Lembram que a minha principal linguagem de amor era presentes? Deus me deu um grande! A solidão.  Ele precisava  chamar a minha atenção de alguma forma, pois eu tava tão ocupada com as demais pessoas ao meu redor, que eu não ouvia mais a voz dEle…

E eu pergunto: será que Deus não tá chamando a sua atenção?