Glória a Deus! Fala galera andei sumido do blog hein! Quem sabe depois desse post vcs não me perdoem?
Um ótimo 2010 à todos que o Senhor nos abençoe verdadeiramente!
Existe uma passagem na bíblia que faz meus olhinhos brilharem, pela compaixão, pelo cuidado e sabedoria de Jesus. Ela está no livro de João 8:1-11, e é chamada de “ A mulher adultera.”
“..mas Jesus foi para o Monte das Oliveiras.Pela manhã cedo voltou ao templo, e todo o povo vinha ter com ele; e Jesus, sentando-se o ensinava.Então os escribas e fariseus trouxeram-lhe uma mulher apanhada em adultério; e pondo-a no meio,disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada em flagrante adultério.Ora, Moisés nos ordena na lei que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes?Isto diziam eles, tentando-o, para terem de que o acusar. Jesus, porém, inclinando-se, começou a escrever no chão com o dedo.Mas, como insistissem em perguntar-lhe, ergueu-se e disse-lhes: Aquele dentre vós que está sem pecado seja o primeiro que lhe atire uma pedra.E, tornando a inclinar-se, escrevia na terra.Quando ouviram isto foram saindo um a um, a começar pelos mais velhos, até os últimos; ficou só Jesus, e a mulher ali em pé.Então, erguendo-se Jesus e não vendo a ninguém senão a mulher, perguntou-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou?Respondeu ela: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu te condeno; vai-te, e não peques mais.”
Essa frase: “Aquele dentre vós que está sem pecado seja o primeiro que lhe atire uma pedra.”
Talvez seja a resposta mais bem dada descrita em toda bíblia, pra mim é como uma daquelas respostas que alguém toma merecidamente depois de ter feito ou falado uma besteira.
Mas o que há por trás dessa passagem é ainda mais loco!
Por isso vou contar a história do meu jeito.
Neste tempo os fariseus buscavam matar Jesus de todas as formas, pois ninguém jamais havia feito os milagres que fazia e também não podiam falar como ele, Jesus era o cara, ele colava na faculdade dos judeus(as sinagogas) e ensinava para os professores(os fariseus). Uns o amavam, outros tinham muita dor de cabeça e de cotovelo por culpa desses ensinamentos.
Por fim, alguns desses caras, mestres da lei, viram numa situação a chance de armarem pra cima do Mestre.
Lhe trouxeram uma mulher que foi pega traindo(adulterando), e como quem diz, olha Jesus, já que vc é o cara resolve esse problema pra gente.
Daí agente pode analizar umas coisinhas:
- Alguns dos escribas e fariseus.
Esses caras não eram pouca coisa, eram estudiosos instruidos profissionalmente para desenvolver, ensinar e aplicar as leis do Antigo Testamento.Mesmo assim isso não os impediu de cometerem algumas gafes.
- Trouxeram uma mulher pega em adultério.
Pra começar o cara que estava com essa mulher devia ser muito amigo dos carinhas que levaram ela, pois adultério não é um tipo de pecado que se cometa sozinho, e segundo a lei:Dt 22:22
“Se um homem for encontrado deitado com mulher que tenha marido, morrerão ambos, o homem que se tiver deitado com a mulher, e a mulher. Assim exterminarás o mal de Israel.”
- Segundo a Lei ela deveria ser apedrejada, disseram eles.
Com a cara mais lavada do mundo bolaram um plano contra a vida de Jesus.
Se Ele falasse:”Firmeza não é o que diz então façam!”
Os Romanos o prenderiam, pois a Judeia era governada por Roma, que não permitia a execução de ninguém.
E se Jesus falasse:” Não façam isso!”
Daí a treta estava formada com os judeus!
- E será que Jesus não sabia disso?
Como quem não dá 1 real pra situação, Jesus meteu o dedo na areia e começou a fazer um graffiti!(hauhauha)
Mas os caras apertaram e então ele agiu, como alguém que tem autoridade e domínio.
Ele tinha pleno conhecimento da lei, porém não levantou a sua voz ou recitou de cor nenhum versículo que eles já sabiam.
- Voleio na nuca.
“Quem está sem pecado seja o primeiro a atirar!”
Jesus não quis dizer apenas pecado de adultério, mas qualquer pecado, daí Ele pegou os caras, pois ensinavam o que não cumpriam, era como atirar uma pedra que ia quicar e voltar na testa deles!
- Primeiro os velhos sairam, depois o resto.
Depois do voleio na nuca, os velhos na mesma hora se mandaram, depois os mais jovens bufando de raiva(Como nós algumas vezes fazemos) sem terem o que dizer ou fazer tbém se foram.
- A exortação de Jesus.
Provando que seu jugo é suave e seu fardo leve, Ele não deu um sermão na mulher, não colocou ela de molho no banco da igreja, não expulsou nenhum demônio de prostituição(acho que o demônio aproveitou acarona na hora que foram os fariseus!hehee).
Ele não a condenou, mas a livrou.
Jesus livrou aquela mulher das consequências do seu erro, naquele caso, a morte.
Mas aconselhou-a:” Não peques mais.”
O que Ele queria que ela se arrependesse?
“Ali vos lembrareis de vossos caminhos, e de todos os vossos atos com que vos tendes contaminado; e tereis nojo de vós mesmos, por causa de todas as vossas maldades que tendes cometido.”
Ez 20:42
É assim que devemos tratar o pecado, tendo nojo, virando as costa para ele e para o diabo.
Lembrando que há consequências físicas e espirituais para tudo que fazemos.
“Não vos enganeis; Deus não se deixa escarnecer; pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará.Porque quem semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas quem semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna.”
Gal 6:6-7
Pensei nesse estudo depois de uma mancada minha com uma pessoa muito especial(não que eu a tenha traído), mas acho q foi pior, feri, magoei, e tentando consertar percebi uma coisa:
“Pedir perdão é pedir e calar-se. Nada se espera em troca, apenas há uma fria expectativa das consequências.”
“É ruim pra quem pede, mas é bom pra quem oferece.”
“Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós;se, porém, não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai perdoará vossas ofensas.”
Mt 6:14-15
Portanto se precisa pedir, não perca tempo, seja abençoado, se precisa liberar perdão, não retenha, Jesus morreu por culpa dos seus e dos meus pecados e Ele nos perdoa!
Paz galera….e perdão.
SIGA-NOS!