Semana passada fui questionado sobre este assunto após assistir um filme na facu sobre o holocausto judeu. Algumas vezes fui questionado sobre quem seria salvo, mas principalmente sobre quem vai para o inferno, tipo :“esse cara vai pro inferno, olha o que ele fez!!!!” Para nós (jovens cristãos SANTOS) é fácil imaginar que um soldado ou capitão, os chamados CODES nazistas, que mataram milhares nos campos de concentração, certamente iriam para o inferno. Sem pensarmos em não julgar, nem em nada desses papos que começam qdo alguém fala do assunto, a verdade é que surge um sentimento de revolta e de justiça qdo vemos tais atrocidades. A própria palavra nos orienta qdo ficamos muito irados à termos cuidado ao que fazer ou falar algo.
”Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.” Ef 4:26.
“Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus.” Tg 1:19-20
Mas será que Deus nos julga apenas por nossos atos MALIGNOS? Quanto mais pecamos mais próximo estamos do inferno? Façamos então um estudo baseado em perguntas e respostas bíblicas para defesa da fé. 1- É o pecado que nos leva para o inferno? R. Não, a bíblia diz que mesmo após aceitarmos a Cristo pecamos…
“Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós.” I Jo 1:8
Logo, se fosse por esse critério, todos os CRENTES, principalmente os que dizem que não pecam desceriam morro abaixo! 2- Então podemos pecar?(aposto que vc pensou nisso!) R. Como não existe texto na bíblia fora de contexto, olhemos IJoão 1:5-10. O texto diz que se dissermos sermos brothers de Deus e andamos mais com o diabo, somos mentirosos e não podemos ter nossos pecados perdoados (olha a graça de Jesus, o perdão). Portanto uma vida com Jesus requer força de vontade, sinceridade e arrependimento. 3-O que nos condena então? R. Mais do que nossos atos de maldade, Deus nos julgará pelos atos de omissão, ou seja, pelas coisas que sabíamos que deveríamos fazer e não fizemos.
“Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me. Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber? E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos? E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te? E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes. Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos; Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; Sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes. Então eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos? Então lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim. E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna.” Mt 25:31-46
Logo, para entrarmos no Reino devemos praticar o que aprendemos em Cristo, sendo que as palavras que Jesus disse acima não somente se aplicam literalmente como espiritualmente, mas esse é um outro estudo. 4- E ultima…ufa!!!- Mas como ficam os que morrem sem conhecerem a Jesus? R. O Livro de Romanos 2:1-16 reserva um texto explicando o juízo de Deus começando pelos judeus (no caso, aqueles que conhecem as leis, podendo ser nós ) e depois os gentios(os que não conhecem, tipo os não convertidos) que muitas vezes praticam as ordenanças de Deus mesmo sem conhecê-las, pois possuem a lei no coração. E por esses atos serão condenados ou defendidos segundo o evangelho de Cristo. Minha conclusão (e vcs podem me questionar! rsrsr)…. melhor é estar em Jesus, afinal é Ele quem nos ajuda em nossas fraquezas (e se alguém vai para o inferno, nós seremos os primeiros), quanto aos gentios, estão esperando que nós preguemos para eles as boas novas, e não que os julguemos com aquele olhar que manda até os demônios para o fogo eterno! Paz galera…
SIGA-NOS!