Hoje, se ouvirdes a sua voz,
não endureçais o coração, como em Meribá,
como no dia de Massá, no deserto,
quando vossos pais me tentaram, pondo-me à prova,
não obstante terem visto as minhas obras.
Durante quarenta anos, estive desgostado com essa geração
e disse: é povo de coração transviado,
não conhece os meus caminhos.
Por isso, jurei na minha ira:
não entrarão no meu descanso.Salmos 95:7-11
Todo dia que nós vivemos é um “hoje”. A qualquer momento que você esteja lendo este texto, “hoje” será o dia que você estará vivendo.
No salmo 95, Davi nos chama para atender à voz de Deus quando a ouvimos. Semelhantemente aos hebreus antigos, muitas vezes nós, apesar de ouvirmos a voz de Deus, endurecemos o nosso coração.
Esses hebreus saíram do deserto sob a promessa de Deus de que herdariam a terra prometida. Embora ainda não cumprida, essa promessa tinha sido ratificada por todas as maravilhas que o Senhor Deus tinha operado no Egito e no deserto: as dez pragas, o livramento dos hebreus em meio a elas, a abertura do mar, as colunas de fogo e de nuvem que acompanhavam o povo na peregrinação, o maná do céu… Tudo isso mostrava que Deus já estava com eles e que deveriam confiar no Senhor. No entanto, o povo preferiu endurecer o seu coração nos dias de Meribá e Massá (nome do lugar onde os eventos ocorreram), e questionar a Moisés se o Senhor realmente estava ali com eles, ignorando tudo pelo que já tinham passado. Eles sentiram sede e não havia água para beber. Então se irritaram contra Moisés e contra Deus, por os terem tirado do Egito, onde tinham comida e bebida em abundância.
É uma mentalidade ridiculamente absurda. Nós prontamente condenamos essas pessoas e pensamos “como podem pensar assim depois de tudo o que Deus já tinha feito?!” Mas nós somos muitas vezes iguais a eles. Recebemos a mesma promessa de que o Senhor nos salva (em Cristo Jesus), e vivemos na desobediência, ao invés de confiarmos a nossa vida inteiramente a Deus, obedecendo em tudo quanto Ele nos tem ordenado. Esse é efetivamente o sinal da firmeza da nossa fé: se obedecemos a Jesus.
99,999% das pessoas que saíram do Egito não chegaram à terra prometida. Ninguém além de dois homens: Josué e Calebe. Tudo por causa da dureza do coração deles em não repousar em Deus. Isso serve pra nos mostrar como é grande a nossa tendência de nos desviarmos dele, ouvindo outras vozes que não a Sua.
Esteja atento para não andar nas mesmas obras dos hebreus que saíram do Egito. Se esforce para continuar firmemente a caminhada da fé até o último dia, em que nos será dada a nossa herança por completo, que é o paraíso com Cristo.
Produza frutos.
Em Cristo,
Lucas
SIGA-NOS!