“Então foi com eles para Nazaré e era-lhes obediente… Jesus ia crescendo em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens” (Lucas 2.50-52). Esses versículos são as únicas referências diretas que descrevem um longo período da vida de Jesus, que compreende 18 anos de sua bendita vida, se estendendo de seus 12 a 30 anos. Alguns escritores se referem a essa época da vida do Senhor como ‘anos ocultos’. Os versículos citados nos ensinam que esses foram anos de obediência aos pais por parte de Jesus (‘lhes era obediente’) e que foram passados em Nazaré (um pequeno povoado na época). Não temos relatos de obras maravilhosas de Jesus dessa época, nem de grandes pregações.

Contudo, não é por isso que foram anos menos espirituais e menos santos que os 3 anos posteriores de seu ministério público. Os anos em Nazaré foram anos de espera e de formação. A passagem citada de Lucas nos diz que foram tempos crescimento, tanto em sabedoria, estatura física e graça. Provavelmente foi nessa época que Jesus aprendeu o ofício de carpinteiro junto a José, para ajudar a sua família. Também deve ter sido nessa época em que se aprofundou nos estudos da lei do Senhor e na oração, de modo que, após o início do seu ministério, pode maravilhar todos com sua pregação e encantar os discípulos com suas orações, ao ponto de pedirem: “Senhor, ensina-nos orar” (Lc 11.1).

 

Vamos pensar um pouco sobre isso… Jesus passou anos ocultos em uma pequena cidade. Ele não foi direto para os grandes feitos. Viveu ali tranquilo, obedecendo a Deus e servindo sua família. Ele Viveu em oração e adoração ao pai dos céus, estudando e meditando na sua Lei. Para o mundo, essa é uma vida insignificante. Mas não para Deus. Ele teve que esperar por 18 anos. Teve que ser forjado. Contudo, sem pecado! Fico pensando na maravilhosa sensação que Jesus tinha na carpintaria, ao trabalhar em tarefas diárias pesadas, enquanto abria seu coração a Deus em oração. Esse tipo de vida é uma inspiração para nós, que também estamos esperando em Deus, ou que, simplesmente, não teremos período de grandes feitos em nossa vida. Devemos saber que essa vida simples de trabalho e obediência, é uma vida plenamente espiritual e agradável a Deus.

Que o poema a seguir nos ajude a contemplar a beleza de Jesus em seus anos ocultos e adora-lo por sua perfeita humanidade:

“Veja Jesus de Nazaré
Trabalhando na carpintaria
Dos 12 aos 30, anos ocultos
Só Deus o Pai o via

As mãos talhavam a madeira
Seu coração ardia de amor
Por fora de pé, trabalho constante
Por dentro, prostrado, esperava no Senhor

Como era no Santo dos Santos
O sacerdote coberto pela fumaça
Mistério profundo, tesouro escondido
O filho de Deus crescia em graça

Aos olhos do mundo, desperdício
Aos olhos de Deus, formação
Meu Senhor em silêncio, o tempo passando
Minhas queixas se tornam adoração”.