Irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo suplico a todos vocês que concordem uns com os outros no que falam, para que não haja divisões entre vocês, e, sim, que todos estejam unidos num só pensamento e num só parecer. Meus irmãos, fui informado por alguns da casa de Cloe de que há divisões entre vocês. Com isso quero dizer que cada um de vocês afirma: “Eu sou de Paulo”; “eu de Apolo”; “eu de Pedro”; e “eu de Cristo”. Acaso Cristo está dividido? Foi Paulo crucificado em favor de vocês? Foram vocês batizados em nome de Paulo?
1 Coríntios 1:10-13
A divergência entre irmãos em um ambiente eclesiástico é bastante comum. Pensamentos diferentes ou discordâncias em determinada situação provocam atritos que podem se arrastar no tempo e provocar corrosões na unidade do corpo de Cristo. Sobre esse ponto, existe um dos, na minha opinião, melhores argumentos do Apóstolo Paulo: “Cristo está dividido?”
Perceba a relevância desse questionamento. Por mais que ele estivesse aplicando sua ideia a uma situação específica na igreja de Corinto, a solução que ele dá é muito mais abrangente. A Igreja é o corpo de Cristo (1 Coríntios 12.27), do qual somos membros. Já pensou se a sua perna fica fora do seu corpo, isolada? O que acontece com alguém que precisa ter um membro amputado? O membro, após a amputação, sobrevive, por acaso? Não se mantêm todos os membros vivos apenas quando todos são um único corpo, sem divisão? Veja que alegoria incrível. Como corpo de Cristo, todos os seus membros precisam estar em união, pensando concordemente, com um mesmo propósito.
Imagine se, ainda que no mesmo corpo, sua perna direita decide seguir em frente e a esquerda decide dar alguns passos para trás. Vai funcionar? Obviamente, não. Não existe propósito qualquer de Deus em seus filhos, membros do corpo de seu Filho, estarem desunidos.
No ponto específico do qual Paulo trata no texto que lemos, a igreja de Corinto estava tendo partidarismos porque muitos se viam superiores aos demais em sua sabedoria ou em suas práticas e dons. Paulo dá uma breve correção nesse entendimento, dizendo que todos devem estar unidos num só parecer, pois Cristo não está dividido.
Sempre que nós provocamos dissensões na igreja porque estamos orgulhosos demais para abrirmos mão da nossa hipotética razão, estamos causando divisão no corpo de Cristo. Precisamos compreender que a ira do Senhor certamente será sobre aqueles que dividem o seu corpo. O corpo de Cristo foi de uma vez por todas rasgado por amor de todos nós, para que agora pudesse ser um só em nós.
De onde vêm as guerras e contendas que há entre vocês? Não vêm das paixões que guerreiam dentro de vocês?
Tiago 4:1
É claro que nem toda divisão deve ser evitada. Lembremo-nos de Lutero que, após tentar chamar a igreja ao arrependimento, sem sucesso, entende que é melhor a separação pela verdade do que a união em mentira. No entanto, esta é a ultima ratio, ou seja, o último caso, quando não depende de você.
Medite sobre isso. Se você precisa restaurar sua comunhão com algum irmão, ou desenvolvê-la, não espere, faça isso já. Lembre-se que Cristo não está dividido, e que promover a unidade glorifica o nome dEle.
Produza frutos.
Em Cristo,
Lucas
SIGA-NOS!