Muitos ainda tem dúvida do significado do termo TULIP, então gostaria de compartilhar com vocês um artigo (que li no Brasil Reformado) explicando o que significa e cada um dos seus pontos:
“O acróstico TULIP em inglês coincide com a palavra tulipa, por este motivo, frequentemente a flor referida é utilizada como símbolo do Calvinismo.
Qual o significado de cada ponto do acróstico?
Total depravity – Depravação total do homem
Também chamada de “depravação radical”, “corrupção total” e “incapacidade total”. Indica que toda criatura humana, em sua condição atual, ou seja, após a queda, é caracterizada pelo pecado, que a corrompe e contamina, incluindo a mente. Por isso, afirma-se que ninguém é capaz de realizar o que é verdadeiramente bom aos olhos de Deus.
Unconditional election – Eleição incondicional
Eleição significa “escolha”. É a escolha feita por Deus desde toda a eternidade, daqueles a quem ele concedeu a graça da salvação. Esta escolha não se baseia no simples mérito, ou na fé das pessoas que ele escolhe, mas se baseia em sua decisão soberana e incondicional, irrevogável e insondável.
Limited atonement – Expiação particular ou Expiação Limitada
Também chamada de “redenção particular” ou “redenção definida”, significa a doutrina segundo a qual a obra redentora de Cristo foi apenas visando a salvação daqueles que têm sido alvo da graça da salvação.
Irresistible Grace – Vocação eficaz ou Graça Irresistível
Também conhecida como: “graça eficaz”, esta doutrina ensina que a influência salvífica do Espírito Santo de Deus é irresistível, superando toda e qualquer resistência. Quando então, Deus soberanamente visa salvar alguém, o indivíduo não tem como resistir a essa graça da vida eterna com o próprio Deus.
Perseverance of the saints – Perseverança dos santos
Também conhecida como “preservação dos santos” ou “segurança eterna”, este quinto ponto sugere que aqueles a quem Deus chamou para a salvação, e depois, à comunhão eterna com ele (” santos “, segundo a Bíblia) não podem cair em desgraça e perder sua salvação. Mesmo que, em suas vidas, o pecado os leve a renunciar à sua profissão de fé, eles (se eles são autênticos eleitos), mais cedo ou mais tarde, retornarão à comunhão com Deus.”
Prossigamos.
Soli Deo Gloria.
SIGA-NOS!