Hey! Espero que estejam todos bem.

Quantas vezes você já disse a frase que dá título a esse texto? Ou derivações do tipo:

  • Se eu encontro a Eva um dia…. ela não me escapa;
  • O dia que eu encontrar Adão… ele vai ver o que é bom;
  • (Mulheres com cólicas ou com dores de parto) Maldita Eva… por que ouvir a serpente? Agora todas pagamos por isso…
  • (Homens que “se matam” de trabalhar) Isso é culpa do Adão! Se ele não tivesse dado ouvidos a Eva, eu não precisava estar aqui…

O que te (me) faz pensar que não teríamos exatamente o mesmo comportamento que eles?

Vou te dizer… o que nos faz pensar que seríamos melhores que eles e poderíamos “mostrar como se faz” é o nosso ORGULHO! E o que nos faz atribuir nossas culpas à eles é a nossa cara de pau (ou filosofia do Homer Simpson – A culpa é minha, eu coloco ela em quem eu quiser).

“Portanto, da mesma forma como o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, assim também a morte veio a todos os homens, porque todos pecaram; pois antes de ser dada a lei, o pecado já estava no mundo. Mas o pecado não é levado em conta quando não existe lei.
Todavia, a morte reinou desde o tempo de Adão até o de Moisés, mesmo sobre aqueles que não cometeram pecado semelhante à transgressão de Adão, o qual era um tipo daquele que haveria de vir.
Entretanto, não há comparação entre a dádiva e a transgressão. Pois se muitos morreram por causa da transgressão de um só, muito mais a graça de Deus, isto é, a dádiva pela graça de um só homem, Jesus Cristo, transbordou para muitos!” Romanos 5:12-15

Que as atitudes deles tiveram consequências pra toda a humanidade é fato, mas deixa eu te dizer, o que Jesus (o segundo Adão) fez também trouxe consequências, graça, misericórdia e a capacidade de não permanecermos no erro. Foi somente por Ele que passou a existir a possibilidade da história ser diferente.

Todas as vezes que justificamos nosso comportamento pela queda de outro, invalidamos o sacrifício na cruz e a capacidade que o Senhor nos deu de resistir a tudo isso.

Meu pastor costuma comentar a seguinte frase: a graça não é apenas perdão para os pecados, livramento da morte e condenação eterna, mas também a capacitação que o Senhor nos deu para resistir ao diabo e não continuar pecando.

Fora isso, tem inúmeros outros momentos das nossas vidas que quem dá ouvidos à serpente somos nós. E quando é a nossa vez, não costumamos pensar que poderíamos ter feito diferente. Pelo contrário, ainda achamos mil desculpas pra dizer: “mas foi a serpente”; “foi a mulher que tu me destes”;  “foi o vento…”; “o aquecimento global”; etc. E da mesma forma que para Adão e Eva, tais ações tem consequências nas nossas vidas e também das gerações que virão depois de nós.

Precisamos ser responsáveis! Precisamos assumir a responsabilidade por nossas escolhas.

Se você guarda um ressentimento real em relação a Adão e Eva, libera perdão, meu filho! Mas sonde seu coração e verifique se esse ressentimento não tem o apoio da sua omissão e desejo de terceirizar a culpa. Se encontrar esse anseio de terceirização aí, arrependa-se e se posicione.

Ah! E não menos importante, nem Eva, nem eu, nem você precisaremos pagar. Já está pago!

Deus abençoe vocês!

Até terça

😉