Perdoar quem te feriu, amar quem despedaçou seu coração e orar por quem te fez mal pode ser uma difícil tarefa. Principalmente, se a decepção for causada por algum familiar, amigo ou alguém próximo, em quem confiamos. Às vezes, a dor é tão forte que o ressentimento pode perdurar por muito tempo (meses, anos, décadas), aprisionando nosso coração.

Já conheceu alguém assim, cativo e amargurado pelas frustrações do passado e por pessoas que não conseguiram perdoar? É uma realidade muito, muito triste. A traição, a rejeição, o abandono e outras situações semelhantes podem deixar marcas profundas na vida de uma pessoa, de forma que esta não consiga confiar em mais ninguém. Alguém que carrega o fardo da falta de perdão não consegue prosseguir em paz, pois neste fardo estão resquícios de tristeza, raiva e medo de que possa sofrer novamente.

Quando a decepção é grande, pode ser difícil juntar os próprios pedaços, levantar-se e recomeçar, simplesmente porque a vida precisa seguir. É neste momento que alguns tentam enxugar as lágrimas, guardar a dor no bolso e esquecer o que passou. Mas, no fundo, tal situação não foi superada dentro de nós, porque não se trata de demonstrar que está tudo bem, mas de perdoar, verdadeiramente.

Eu sei, parece não ser assim tão simples. É um processo. Talvez, a questão seja: “Quem me feriu não merece perdão” ou “Quem me magoou nem sequer me pediu desculpas”. É por isso que precisamos da graça de Deus para conseguir perdoar – graça que nos perdoou, nos amou e nos libertou, sem merecermos. A graça é o favor imerecido que ganhamos, apesar de nossos pecados. Nós também não merecíamos o perdão de Deus, mas fomos alcançados por sua misericórdia.

Precisamos da ajuda do Espírito Santo. E esta é justamente a boa notícia: podemos (e devemos) contar com Ele neste processo. Ele é quem faz o trabalho difícil (pra nós), que é curar e transformar nosso coração. O nosso trabalho é orar.

Agora, por favor, considere a situação que veio à sua mente enquanto lia a este texto ou pense se há alguém que você precisa perdoar. Coloque isto em oração. Conte para Deus sobre sua raiva, sua dor ou até mesmo sua dificuldade em falar sobre o assunto. Ore por quem te feriu, pois esta é uma poderosa forma de amar. Ore constantemente, até trocar seu fardo pesado pelo fardo leve que Ele tem para você.

Perdoa as nossas ofensas como também nós perdoamos as pessoas que nos ofenderam. (Mateus 6.12)

Seja livre! 🙂

 

Que Deus te abençoe muito!

Mari