Sabemos que a oração é essencial na vida de todo cristão. Orar é atender a uma orientação de Deus para nós, pois Ele nos deixou a oração como um meio de comunicação eficaz e necessário para nos relacionarmos. Isto é muito mais do que falar com Deus em “ocasiões especiais”, como nos cultos de domingo ou quando precisamos de algum favor. É comunhão.

Com que frequência, atenção, seriedade e sinceridade você tem falado com Deus? Para avaliarmos a importância deste hábito, vamos meditar em alguns motivos pelos quais devemos priorizá-lo.

 

Adoração e louvor

Assim como na oração do Pai-nosso, que Jesus nos deixou como modelo, devemos adorar e elogiar a Deus por quem Ele é, com nossas próprias palavras.

Portanto, orem assim: ‘Pai nosso, que estás no céu, que todos reconheçam que o teu nome é santo.’ (Mateus 6.9)

 

Confissão e arrependimento

É por meio da oração que podemos confessar a Deus e nos arrependermos de nossos pecados e falhas, com o coração contrito, para que Ele nos perdoe. Temos como exemplo um lindo salmo de Davi, que diz:

Por causa do teu amor, ó Deus, tem misericórdia de mim. Por causa da tua grande compaixão apaga os meus pecados. Purifica-me de todas as minhas maldades e lava-me do meu pecado. Pois eu conheço bem os meus erros, e o meu pecado está sempre diante de mim. Contra ti eu pequei — somente contra ti — e fiz o que detestas. Tu tens razão quando me julgas e estás certo quando me condenas. De fato, tenho sido mau desde que nasci; tenho sido pecador desde o dia em que fui concebido. O que tu queres é um coração sincero; enche o meu coração com a tua sabedoria. Tira de mim o meu pecado, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais branco do que a neve. Faze-me ouvir outra vez os sons de alegria e de felicidade; e, ainda que tenhas me esmagado e quebrado, eu serei feliz de novo. Não olhes para os meus pecados e apaga todas as minhas maldades. Ó Deus, cria em mim um coração puro e dá-me uma vontade nova e firme! Não me expulses da tua presença, nem tires de mim o teu santo Espírito. Dá-me novamente a alegria da tua salvação e conserva em mim o desejo de ser obediente. Então ensinarei aos desobedientes as tuas leis, e eles voltarão a ti. Ó Deus, meu Salvador, livra-me da morte, e com alegria eu anunciarei a tua salvação! Ó Senhor, põe as palavras certas na minha boca, e eu te louvarei! Tu não queres que eu te ofereça sacrifícios; tu não gostas que animais sejam queimados como oferta a ti. Ó Deus, o meu sacrifício é um espírito humilde; tu não rejeitarás um coração humilde e arrependido. (Salmos 51.1-17)

 

Agradecimento

Desde o abrir de seus olhos pela manhã até as respostas de seus pedidos mais íntimos, a gratidão a Deus deve mover nossos corações, de forma que nosso futuro seja regado pelo reconhecimento das bênçãos que recebemos até aqui. Agradeça a Deus em todas as circunstâncias, pois mesmo quando as coisas não acontecem como gostaríamos, Ele tem suas (boas) razões para fechar portas ou nos dizer “não”. Em todo o tempo, Ele é bom.

Estejam sempre alegres, orem sempre e sejam agradecidos a Deus em todas as ocasiões. Isso é o que Deus quer de vocês por estarem unidos com Cristo Jesus. (1Tessalonicenses 5.16-18)

 

Intercessão e súplica

Graciosamente, podemos contar com os cuidados de um Pai amoroso. Por isso, pedimos a Deus por aquilo que precisamos (cura, provisão, orientação…), para nós e para os outros.

Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e façam oração uns pelos outros, para que vocês sejam curados. A oração de uma pessoa obediente a Deus tem muito poder. (Tiago 5.16)

 

Dependência

Orar é depender de Deus, crendo que Ele sabe o que é melhor para nós. É abandonar nosso orgulho e reconhecer que não somos autossuficientes, antes, precisamos Dele em cada detalhe de nossas vidas.

(…) — Ninguém pode ter alguma coisa se ela não for dada por Deus. (João 3.27)

 

Nunca negligencie a oração, pois dependemos do Eterno e de nosso relacionamento com Ele.

 

Que Deus te abençoe muito!

 

Mari