Hello, galere! Todos bene?
Há alguns dias estou com o versículo de Provérbios 27:17 ecoando em minha mente. Vamos a ele:
Assim como o ferro afia o ferro, o homem afia o seu companheiro.
Não entendo quase nada de como se afia algo, mas estou certa de que se usarmos o material errado para afiar uma faca, por exemplo, além de não chegarmos ao objetivo, provavelmente veremos a faca perder o corte. Se isso acontecer, você pode usar ela como enfeite, mas como faca, ela não será útil.
Quando o Senhor usa como analogia o ferro para afiar o ferro, o faz porque além de ser um meio eficaz para isso, ora ele pode ser usado para afiar, ora pode ser afiado.
Nossas amizades precisam ter esse papel. Lógico que você não terá a mesma intimidade com todos os seus amigos, mas você precisa ter por perto aqueles que te afiam da forma correta.
Tenho inúmeros amigos que estarão ao meu lado quando eu reconhecer que errei e me ajudarão a me reerguer. Mas tenho também aqueles que, sem medo, vem (na voadora) e me confrontam quando eu ainda acho que o mundo está cor-de-rosa e não percebo que estou caminhando para o precipício. Essas pessoas não estão preocupadas se vou ficar ressentida. Elas sabem que, de início, a repreensão não parece boa para quem a recebe (Hebreus 12:11), porque para eles é mais importante me ver corrigindo a rota e voltando ao caminho certo do que o medo do meu possível “mimimi”. Eles não irão correr o risco de me perder.
“… encorajem-se uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama “hoje”, de modo que nenhum de vocês seja endurecido pelo engano do pecado…”Hebreus 3:13
Em 2 Samuel 12:1-13 (na verdade recomendo a leitura do capítulo todo), Davi estava na fase cor-de-rosa que eu descrevi anteriormente. Tinha feito besteira, mas não tinha se dado conta da gravidade das suas ações. Na primeira frase do versículo 1 temos uma chave importante: “E o Senhor enviou Natã a Davi…” . Por que Natã? Porque ele era amigo de Davi. Ele era leal! Ele não teria receio de confrontá-lo e ser mensageiro de Deus para isso. Quem confrontaria o Rei? Quem ousaria ir contra alguém tão poderoso quanto Davi? Somente um amigo verdadeiro.
Numa das fases mais complicadas da minha vida, ouvi semanalmente da minha psicóloga: Carol estabeleça uma rede de apoio! Pessoas com as quais você possa contar. Não apenas pessoas que podem contar com você, mas aquelas que também poderão te fortalecer e te exortar quando você precisar. Fiz questão de destacar isso, pois talvez você sofra do mesmo mal que eu sofria. Eu era a melhor amiga de muita gente, mas não tinha amigos que eu permitisse que tivessem esse papel tão fundamental em minha vida. Hoje sei o quanto essas pessoas são essenciais. (Amo tuzes)
Tenho o privilégio de estar numa igreja em que o discipulado é pregado e vivenciado. Assim, tenho uma liderança que também exerce esse papel de apoio e confronto. Mas tendo você esse apoio ou não, te incentivo a criar alianças de amizade que possam fazer isso por você. Aquele amigo que sabe a área de sua maior dificuldade e ao qual você dará liberdade para de tempos em tempos checar se aquela área está ok. Isso é amor manifesto!
Um exemplo em que isso fica claro é a situação que vivencio a cada aula de pilates. Eu fui parar lá por um desvio na coluna e porque desejava sair do sedentarismo. Então, dependendo do exercício preciso cuidar para não forçar a área da “lesão”. Ao repassar a instrução sobre o que será necessário fazer, a professora sempre fala: Carol, como está sua coluna? Se você sentir alguma dor ou desconforto, me avise e trocamos o exercício. De igual forma, se você tem uma área em que peca repetidas vezes, seus amigos leais poderão evitar que você se exponha a situações de risco ou mesmo quando tais situações surgem do nada e você fica “travado” em algo que parecia inofensivo, eles podem te ajudar a sair de lá.
Lembre-se de que a repreensão do justo é melhor que o elogio do ímpio:
Fira-me o justo com amor leal e me repreenda, mas não perfume a minha cabeça o óleo do ímpio, pois a minha oração é contra as práticas dos malfeitores. Salmos 141:5
Deus nos fez corpo, pois não seria possível caminharmos sozinhos. Ele quis que aprendêssemos uns com os outros. Ele quis que afiássemos uns aos outros.
Quem tem te afiado?
Permita-se receber e ser instrumento para crescimento. 😉
Deus abençoe vocês!
#Atéterça
SIGA-NOS!