Pessoal, a paz! O Salmo 1 (leia “primeiro” e não “um”) é dos meus favoritos porque traz uma mensagem forte aliada a símbolos de fácil compreensão. Por conta disso, convido você para refletir sobre o início desse texto.
Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Salmo 1.1
O salmista afirma que o homem bem-aventurado não é praticante de três atitudes: andar, parar e se assentar com aqueles que são coniventes com o pecado.
Não sei se deu para matar de cara, mas o pecado é uma atividade progressiva. O cristão começa andando na companhia de pessoas que praticam o pecado. Passo a passo, ele se afasta do caminho do Senhor, pouco se importando com as consequências (e até achando que tem como voltar atrás sem ter muito prejuízo).
Para sermos abençoados, não há outro método além de caminhar com Deus. O Salmo 119 é mais incisivo ainda, ao afirmar que viver conforme a Palavra é o único jeito de um jovem manter seu caminho puro (v. 9).
Voltando ao texto-chave. O próximo estágio é que o cristão fica tão entretido com aquele mundo de possibilidades que o pecado traz que acaba parando com o grupo de ímpios para prestar mais atenção nos detalhes. Ele para de buscar a Deus para dar mais tempo ao pecado.
Daí cabe uma reflexão de onde está ocupado nosso pensamento ou quais são nossas prioridades. Siga o exemplo de Paulo:
Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento. Filipenses 4.8
No fim da ladeira da dignidade, o mau cristão se assenta com os outros pecadores para ali ficar. O comprometimento dele está em satisfazer a própria carne. Deus, nessa situação, ficou deixado de lado.
Cristo nos ensina que permanecer nEle é a forma correta de podermos fazer qualquer coisa na vida (João 15.5). Permanecer afastado da vontade de Deus só faz com que todos os projetos sejam fadados ao fracasso.
Salomão também devia gostar bastante do Salmo 1. E é um texto dele que deixo para complementar o estudo de hoje.
Pondera a vereda de teus pés, e todos os teus caminhos sejam retos. Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal. Provérbios 4.26-27
Semana abençoada, em nome de Jesus. Abração!
SIGA-NOS!