E aí, galera! Quanto tempo! Começamos o mês de fevereiro, mas os planos de 2016 ainda estão a mil. Vai dizer que você não pensou em fazer algo diferente durante esses 366 dias? Pode ser que alguém planeje casar. Ou, quem sabe, iniciar uma faculdade. Viajar ao redor do mundo, sei lá! Alguma coisa você tem em mente, sem sombra de dúvida. Mas quero que grave no seu coração que o maior sonho que precisa ser colocado em prática este ano é o de parecer mais com Jesus.
Nosso amigo Paulo escreveu o seguinte à igreja de Corinto:
Pois o amor de Cristo nos constrange, julgando nós isto: um morreu por todos; logo, todos morreram. E Ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para Aquele que por eles morreu e ressuscitou. 2 Coríntios 5.14-15
Já que nossa meta de vida é imitar o próprio Senhor Jesus, devemos entender de que forma a vida 04dEle precisa ser copiada. Em primeiro lugar, entenda que em Cristo, somos abençoados. A nova vida que o cristão recebe é campo das misericórdias de Deus. Enquanto estiver em Cristo, isto é, O conhecendo de perto e não só de ouvir falar, sua historia tem grandes chances de ser algo realmente extraordinário. Você não pode perceber com clareza, mas a todo instante o Senhor trabalha para que sua existência seja abençoada. “De que forma?”, você pode perguntar. Vamos listar algumas: através da provisão (Salmo 23.1), dos livramentos (1 Pedro 1.5 e Salmo 121.4) e da justificação dos pecados (João 15.5). A realidade é que longe de Jesus você não pode fazer nada.
Ao estar em Cristo, percebemos também que temos oportunidade de abençoar os outros.O ministério de Jesus foi marcado por total dedicação às necessidades das pessoas que O procuravam. Tanto é que lemos nos evangelhos os relatos de vários milagres. Nas situações mais desesperadoras, Jesus agia. Lembre-se da ressurreição da filha de Jairo, da cura dos 10 leprosos, da restauração da mulher com fluxo de sangue. Jesus se preocupava com as necessidades individuais. Isto faz nosso Senhor mais maravilhoso do que já é. Ele não é um Deus distante e apático, mas um Pai amoroso e compassivo. E é este traço do caráter divino deve ser também copiado por nós.
Compartilhai as necessidades dos santos; praticai a hospitalidade; abençoai os que vos perseguem, abençoai e não amaldiçoeis. Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram. Romanos 12.13-15
Seja instrumento de bênção na vida dos outros através dos dons que Deus concedeu a você (1 Pedro 4.10). Não procure só as dádivas que Deus proporciona. Seja também um instrumento para repartir essa bênção com outros. E não fique achando que abençoar alguém é só ajudar com alguma quantia em dinheiro. Você pode orar por alguém ou aconselhar quando a pessoa estiver precisando de apoio espiritual. Perdoar também é uma forma de abençoar os outros. No exemplo de oração deixado por Jesus, pedimos que Deus nos perdoe na mesma medida que perdoamos os outros. Então, não ache que fulano ou beltrano não são merecedores de perdão.
Em Cristo, temos oportunidade de louvar a Deus. Tudo que fazemos ou pensamos deve ser elevado à categoria de adoração ao Senhor. Isto funciona até como um filtro para nossas atitudes. Ao lembrar que o objetivo de vida que temos é o de louvar a Deus, fica mais difícil optar pelo pecado. Além disso, o Senhor é tão bondoso que colocou o Espírito Santo para interceder por nós quando não sabemos de que maneira falar com Ele (2 Coríntios 1.20-22). O Espírito Santo, sendo Deus, também glorifica a pessoa de Cristo quando damos liberdade a Ele em nossa vida (João 16.14). Louvamos a Deus quando temos um coração de servo, assim como Jesus (Filipenses 2.7).
O desafio de 2016 é ser um cristão mais parecido com o Senhor. Aliás, esse é o significado da palavra cristão: pequeno Cristo. Coloque em prática aquilo que você aprendeu com Jesus e veja não só sua vida, mas as pessoas ao seu redor sendo transformadas pela graça de nosso Deus.
Feliz 2016 e uma semana abençoada a todos, em nome de Jesus. Abração!
SIGA-NOS!