A paz, pessoal! Curtindo o feriado? Espero que sim. Além de descansar, quem não gosta de receber elogios? Uma massagem no ego é sempre desejável por alguns. O problema é colocar isso como prioridade e achar que todos têm obrigação de servir e agradar, inclusive o Senhor.
De fato, não podemos fechar os olhos tentando negar a existência de crentes que só dão atenção àquilo que gostam de ouvir. Usei a palavra crente porque ela se encaixa melhor à situação do que se eu escrevesse cristão (afinal, até os demônios são crentes. Duvida? Dê uma olhada em Tiago 2.19). Um discípulo de Cristo não está preocupado em melhorar sua autoestima. O que motiva sua vida é ser cada vez mais parecido com Jesus. Este é o significado de cristão: ser um pequeno Cristo.
O culto ao eu está tão disseminado em nossa geração que várias congregações fazem reuniões dedicadas unicamente a ele. Ou você acha fora de suspeita aqueles louvores e orações que fazem cobrança diante de Deus? O Senhor não tem obrigação de nos dar absolutamente nada. Tudo que Ele faz por nós é fruto de Seu amor. Não há mérito nenhum de nossa parte (Romanos 3.23-24). E qualquer coisa que tire Deus do foco da adoração é meio de idolatria, independente da “boa intenção” que carregue.
Até em sua vida devocional a pessoa demonstra que está deslocada. Exemplos disso: a leitura bíblica interessante é aquela que dá promessas; nunca a que exorta ao crescimento espiritual e ao arrependimento. Os conselhos pastorais que valem ser ouvidos são os que enaltecem, não aqueles que motivam a um confronto de atitudes. Os louvores da playlist falam mais do “eu” do que de Deus.
Para nós, Salomão deixou o seguinte recado:
O que rejeita a disciplina menospreza a sua alma, porém o que atende à repreensão adquire entendimento. Provérbios 15.32
Não tenha medo de ser repreendido pelo Senhor. Pior é continuar prestando culto a si mesmo e achar que está tudo certo. Permita que o Espírito Santo mostre em quais áreas de sua vida é necessário que haja um conserto para que Deus volte a ter o lugar de honra dEle.
Busque a vontade do Senhor sabendo que todo o resto está sendo providenciado por Ele mesmo (Mateus 6.33).
Semana de vitórias, na dependência de Cristo Jesus. Abração!
SIGA-NOS!