Fala galera! Firmeza?
Lembro de um dia (nem namorava com a Fran ainda) eu estava orando a fim de ter um momento a sós com Deus. Após um período de “busca” naquela noite fria, resolvi entrar debaixo do cobertor e ir fim de dormir.

Ao colocar a primeira perna debaixo do cobertor, tive uma conversa com Deus mais ou menos assim:

– Fê, o que você está fazendo?
– Estou indo dormir…
– Porque?
– Bom… fiquei aqui orando e não senti o Senhor por perto…. logo achei que hoje “não ia rolar” um momento contigo… ai resolvi ir dormir….
– Fê, desde o momento em que você iniciou sua oração eu já estava aqui. Minha pergunta é: “Você realmente precisa sentir algo para crer que estou aqui?”

Nesse momento uma enxurrada de versículos veio a minha mente. Dentre eles, estes:

Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. – Hebreus 11:1
Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. – Hebreus 11:6

Qual é o seu real sentimento quando você busca a Deus?

Você usa “fórmulas mágicas”?
Quando você busca a Deus, usa a adoração como se fosse um passe de mágica, um botão para atrair a atenção de Deus? Levanta os braços, dança, tenta chorar, faz careta, repete “santo, santo, santo” até sentir algo?

Você barganha com Deus em sua busca?
Eu já passei por uma fase onde inconscientemente, barganhava com Deus. Eu O elogiava, O adorava a fim de sentir algo. Não era uma “busca”, era uma troca. Eu Lhe oferecia “adoração” e queria um “toque”, uma sensação. Caso não sentisse nada, concluía que Deus não estava ali comigo… como foi naquela noite…

Reflita sobre as reais intenções do seu coração na busca por Deus. Não há nada de errado querer sentir fisicamente a presença de Deus. Se você nunca passou por isso, espero sinceramente que isso aconteça porque é realmente sensacional, mas não deve ser o objetivo de sua busca. Sentir a presença de Deus é consequência. Sentir ou não a presença de Deus não quer dizer que você está longe ou perto de Deus, afinal, somos morada do Espirito Santo.

fe-mais-do-que-sensacao

Naquela noite aprendi que devo buscar a Deus pelo o que Ele é. Não devo depender de sensações e sim da fé. Minhas mãos levantadas, minhas lágrimas e minha canção não deve ser uma “fórmula” de atraí-Lo. Querer “sentir” algo não deve ser o objetivo da busca por Deus. Em minha busca devo simplesmente expressar meu amor a Ele com o amor ágape.

O amor ágape não busca receber nada em troca, ele se dá sem esperar um presente. Ame a Deus desta forma porque é assim que ele nos ama também.

Você se lembra de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego? Quando Nabucodonosor os ameaçou jogar na fornalha porque não se dobraram diante a estátua que ele montou, olha o que eles responderem:

Sadraque, Mesaque e Abede-Nego responderam ao rei: “Ó Nabucodonosor, não precisamos defender-nos diante de ti. Se formos atirados na fornalha em chamas, o Deus a quem prestamos culto pode livrar-nos, e ele nos livrará das suas mãos, ó rei. Mas, se ele não nos livrar, saiba, ó rei, que não prestaremos culto aos seus deuses nem adoraremos a imagem de ouro que mandaste erguer”. – Daniel 3:16-18

Atente-se a parte que destaquei. “Pode livrar-nos”, pode ser que sim, pode ser que não, mas pra eles não importava se seriam ou não salvos. O coração deles não estava apoiado em “ver algo” ou “ter uma experiência”. Eles estavam ali com um coração que amava a Deus acima das experiências. Tendo ou não, eles continuariam amado a Deus. Isso é amor ágape.

Adore a Deus amando-O através de sua fé. Você não precisa sentir nada porque a fé não se apóia em emoções, a fé crê somente. Ame (ágape) a Deus em sua busca. Como resultado disso, você “pode” vir a ter experiências e sensações.

Porque em Jesus Cristo nem a circuncisão nem a incircuncisão tem valor algum; mas sim a fé que opera pelo amor. – Gálatas 5:6

E ai? Você crê que Ele está ai do seu lado neste exato momento?

Abração!

No amor de Jesus,
Fernando Ortega
Instagram
Twitter
Facebook