perseverance
“É na vossa perseverança que ganhareis a vossa alma.” (Lc 21.19)

Nos últimos dias tenho pensado e estudado bastante sobre perseverança. As Escrituras estão cheias de passagens que exortam e animam os santos de Deus a perseverarem. Nessa passagem selecionada do evangelho de Lc 21, a partir do versículo 5, Jesus está em Jerusalém fazendo seu discurso sobre o fim vindouro, que chamamos de o discurso escatológico. Ele alerta seus discípulos sobre as dificuldades, dores e perigos de morte do fim dos tempos e diz que apesar de tudo eles deveriam perseverar.

A palavra ”perseverar” do versículo 19, no NT (gr υπομονη hupomone) traz a ideia de “persistir com paciência, constância, firmeza; característica da pessoa que não se desvia de seu propósito e de sua lealdade à fé e piedade mesmo diante das maiores provações e sofrimentos”. Se perseverarmos, Deus guardará nossa alma e conquistaremos a coroa da justiça. Lembramos também que a Escritura traz a perseverança como um dom (graça) de Deus para a prática do discípulo; sendo assim, precisamos da graça para perseverar e permanecer, pois jamais conseguiremos por esforço próprio ou sozinhos.

Agora vamos olhar para a passagem de Lc 21.8-19 para uma aplicação. Aqui, a Escritura diz que é necessário:

– Perseverar contra enganadores (vs8) – Jesus diz que muitos enganadores, falsos mestres e profetas viriam em seu nome, mas o discípulo não deveria os seguir. Estamos em um momento complicado quanto Igreja Brasileira; quantos falsos pastores,  profetas, “apóstolos”, enganadores, pilantras, ladrões, heréticos e usurpadores no meio da Igreja. O mais triste é saber a grande quantidade de pessoas que estão os seguindo. Muitos têm ficado no meio do caminho devido a isso – desviaram da verdade, abraçaram heresias, foram manipulados e enganados, levados por ventos (Ef 4.14). Precisamos perseverar contra os enganadores! Precisamos perseverar no conhecimento da sã doutrina! Precisamos da graça divina!

– Perseverar nas tribulações (vs 9-11) – Jesus diz que enfrentaremos também diferentes tribulações – terremotos, fome, doenças, etc – e de fato passamos por tribulações e dificuldades, mas o discípulo deve perseverar. Jesus também disse que passaríamos aflições, mas Ele venceu o mundo e também podemos vencer (Jo 16.33). Muitas pessoas “largam” a fé quando a doença vem ou qualquer outra dificuldade bate na porta. Mas que esses momentos fortaleçam nossa vida e fé, sempre lembrando as palavras de Tiago (1.2-3): “Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança”. Precisamos perseverar nas tribulações!

– Perseverar contra perseguidores (vs12-17) – Jesus adverte que o discípulo terá perseguições e perseguidores no seu caminho. Opositores se levantarão e haverá perseguição (física e psicológica), até mesmo da própria família. Todo discípulo será perseguido – claro que existem categorias e níveis de perseguição diferentes, mas de alguma forma todos serão. Como escutei uma vez “se estamos em paz com o mundo devemos revisar nossa fé”. Se você tem sido perseguido, até mesmo por seu próprio pai, mãe, irmãos, ou na escola, faculdade, trabalho, não desanime, persevere! Paulo após ser perseguido e apedrejado volta para Listra “confirmando os ânimos dos discípulos, exortando-os a permanecer na fé, pois que por muitas tribulações nos importa entrar no reino de Deus” (At 14.22). Precisamos perseverar contra perseguidores!

– Perseverar até o fim (vs 19) – Jesus deixa claro que é necessário perseverar até o fim e não apenas num momento espalhafatoso isolado de resistência. Fico triste na quantidade de pessoas que vi desistindo, cansando e ficando para trás; foram seduzidos pelo mundo, pela concupiscência da carne, concupiscência dos olhos e soberba da vida (1Jo 2.16); venderam suas almas. Meus maiores exemplos de perseverança são Jesus e Paulo. Jesus pagou o preço, não fugiu da humilhação e sofrimento, foi para a cruz e cumpriu o propósito de Deus. Paulo terminou velho, abandonado, preso, jogado numa masmorra, mas perseverou até o fim, “combati o bom combate, percorri a carreira, guardei a fé” (2Tm 4.7).

“Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo” (Mt 24.13)

É necessário perseverar! Vamos seguir em frente, pela graça, para alcançar a coroa, para Sua glória!

SOLI DEO GLORIA

 

Luiz Guilherme Roselli