Queria escrever este post para você, que como eu, tem tentações que as vezes parecem ser insuportáveis.
“Quando meus irmãos me provocam, não tem como ficar quieto e engolir. Quando meus pais me machucam, não tem como perdoar fácil e passar por cima do que fizeram. A vida é difícil, não tem como vencer o sofrimento da solidão. Quando passa uma mulher na minha frente, não tem como não olhar. Quando aquele menino especial me dá uma cantada, não tem como dizer não.”
Não tem mesmo? Pare de dar desculpas esfarrapadas. Todos nós somos jovens e passamos pelas mesmas coisas. Mas mesmo que caiamos em tentação, essa lógica de não tem como vencer é justamente o que o inimigo quer.
A Bíblia diz que a tentação nasce de dentro de nós, com nossos desejos que querem nos dominar. E sempre há uma saída: “Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.” (1 Coríntios 10:13)
Assim como Caim, que matou Abel, nossos desejos querem nos dominar para fazermos o que não queremos. E quando caimos em tentação, o desejo quer nos dominar mais ainda, para que sejamos submissos a ele. Deus falou assim para Caim:
Se você fizer o bem, não será aceito? Mas se não o fizer, saiba que o pecado o ameaça à porta; ele deseja conquistá-lo, mas você deve dominá-lo”. Gênesis 4:7
A tentação é um tema frequente na Bíblia. Na oração do Pai Nosso, que Jesus nos ensina como devemos orar, Ele diz: “E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém’ (Mateus 6:13).
“Ah, mas é impossível.” NADA é impossível para Deus. E essa lógica que “é impossível, porque já cai tantas vezes” não faz sentido! Pensa nos homens de Deus – Abraão pecou duas vezes na mesma coisa: ele teve medo de morrer e por isso mentiu ao não dizer que Sarai era sua esposa. E Deus teve misericórdia. Jacó viveu uma vida de mentiras, enganando seu irmão e seu sogro. Mas Deus se chamou o Deus de Abraão, Isaque e Jacó! E pensa em Davi, olha o tanto que ele pecou e Deus prometeu que o salvador do mundo viria de sua descendência!
O Senhor te convida para ser seu Deus. Ele pode te transformar e te purificar. Ele nos instrui a usar as armaduras espirituais para não cairmos em tentação. Ele nos prepara para guerrear com o capacete da salvação, a espada do espírito, o escudo da fé e todos os outros utensílios. E Ele sempre nos instrui através da palavra sobre como vencer: “Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca.” Marcos 14:38
Seja o que for que você está passando agora, dá pra vencer! Deus é mais poderoso do que a tentação, se fortaleça nEle. Leia a palavra, porque ela é alimento. Assim você fica mais forte, e a tentação deixa de ser “insuportável”, porque ela não te domina mais.
Jesus também foi tentado. Em uma ocasião no deserto, ele passou por três tentações:
1. Ele estava com fome, e foi tentado a saciar sua fome para provar que era Filho de Deus.
2. Ele poderia se jogar do mais alto lugar e não morrer, e foi tentado a mostrar que poderia desafiar as leis da física, para provar que era Filho de Deus.
3. Ele poderia conquistar o mundo inteiro e se tornar Rei dos Reis antes da hora, SE ele se prostrasse ao diabo.
Da mesma forma, você pode estar passando por isso: você está carente, sozinho, triste, e pode fazer algo temporário para suprir essa carência, você pode ter tudo de bom e de prazer nesse mundo, se você deixar sua fé um pouco de lado.
Meu irmão, minha irmã, força! Você não está sozinho!
Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês. Sejam sóbrios e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar. Resistam-lhe, permanecendo firmes na fé, sabendo que os irmãos que vocês têm em todo o mundo estão passando pelos mesmos sofrimentos.
1 Pedro 5:7-9
—
Vale a pena lutar, orar e vigiar para vencer a tentação. Deus é contigo meu irmão e irmã.
Lembre-se disso quando vier a tentação:
1. Deus é poderoso para te livrar da tentação – “o Senhor sabe livrar os piedosos da provação” (2 Pedro 2:9)
2. Crie raízes na Palavra – “As
3. Não existe tentação insuportável – “Mas, quando forem tentados, ele lhes providenciará um escape, para que o possam suportar.” (1 Coríntios 10:13)
4. Nunca é tarde para voltar – “Pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado.” (Hebreus 4:15)
5. Vale a pena lutar e perseverar – “Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam.” (Tiago 1:12)
SIGA-NOS!