Bom dia, tarde ou noite, sei lá que horas vai ler isso aqui, mas eu te convido a orar antes, pois a comida de hoje é uma pouco mais sólida, talvez voce fique como alguém que comeu uma feijoada, mas creia, Deus está falando, e é por isso que hoje não escrevi, mas reconheci que o que meu brother, o Fernando Maciel escreveu é de Deus, pelo menos para mim, portanto, bom apetite.

Desde a introdução do Cristianismo, ou melhor, desde a institucionalização desta religião como a principal do império romano, Jesus deixou de ser um modelo a ser seguido, para alguma coisa que possa ser analisada.
A religião tem a tendência de transformar a verdadeira adoração ao Senhor em idolatria. Como? Transformando Cristo em uma coisa que pode ser analisada, estudada, compreendida e assim diminuída a ponto de caber em nosso entendimento.

Ao longo de 300 anos os seguidores de Cristo, assim intitulado pela primeira vez em Antioquia, e isto segue registrado em Atos 11:26,  viveram buscando entender a divindade de Cristo sem o Cristianismo, porém no ano 325 um imperador chamado Constantino convocou um concílio com mais de 300 bispos para por fim na discussão a cerca de quem é Jesus.

Chegou-se então a primeira declaração de Fé, ou doutrina a respeito da divindade de Jesus fora do novo testamento.
Não é errado dizer que visando o poder e controle, Constantino institucionalizou o Cristianismo e desde então doutrinas e mais doutrinas vem sendo criadas servindo assim para diminuir a pessoa que é eterna de Jesus para poder caber em nosso entendimento.

Muitas versões de cristianismo vêm surgindo ao longo do tempo, e sendo defendidas com todas as forças. Por exemplo, Ate os dias de hoje católicos e protestantes se matam com bombas na Irlanda, e não há tanto tempo assim, quando o protestantismo chegou ao Brasil, os Cristãos Católicos apedrejavam os protestantes em praça pública. Porém, quando ganhou força o protestantismo no Brasil, e assim condenaram ao inferno a todo aquele que fosse protestante. Observando os dias de hoje ate os protestantes que se davam bem agora brigam entre si também, é presbiteriano que não se da com batista, já não se fala mais em Cristo, mas sim em Calvinismo ou Arminianismo.

Mas o que Cristo é? Colossenses 1:15-20
15 Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação, 16 pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele. 17 Ele é antes de todas as coisas, e nele tudo subsiste. 18 Ele é a cabeça do corpo, que é a igreja; é o princípio e o primogênito dentro os mortos, para que em tudo tenha a supremacia. 19 Pois foi do agrado de Deus que nele habitasse toda plenitude, 20 e por meio dele reconciliasse consigo todas as coisas, tanto as que estão na terra quanto as que estão nos céus estabelecendo a paz pelo seu sangue derramado na cruz.

Cristo é maior que cristianismo, e isto a religião nunca vai entender, pois a religião não tem compromisso com a verdade, mas sim com o poder. E para ter poder ela precisa ter controle e assim criamos dogmas e regras ou simplesmente avivamos o cerimonialismo do antigo testamento, e não enxergamos o nosso próprio erros pois, estamos mais preocupados em nos reunir para decidir se:
– pode bater palma ou não;
– se amassamos o copinho da santa ceia ou não;
– se pode namorar ou não, ou então se os namorados podem dar beijo na boca ou não.

Quando na realidade: Colossenses 2:16-17
16 Portanto, não permitam que ninguém os julgue pelo que vocês comem ou bebem, ou com relação a alguma festividade religiosa ou a celebração das luas novas ou dos dias de sábado. 17 Estas coisas são sombras do que haveria de vir; a realidade, porém, encontra-se em Cristo

E sendo assim: Colossenses 2:20-23
20 Já que vocês morreram com Cristo para os princípios elementares deste mundo, por que, como se ainda pertencessem a ele, vocês se submetem a regras: 21 “Não manuseie!”, “Não prove!”, “Não toque!”? 22 Todas essas coisas estão destinadas a perecer pelo uso, pois se baseiam em mandamentos e ensinos humanos. 23 Essas regras têm, de fato, aparência de sabedoria, com pretensa religiosidade, falsa humildade e severidade com o corpo, mas não tem valor algum para refrear os impulsos da carne.

Quando a cúpula proíbe, cria cartilha disto ou daquilo, regras e estatutos, é pura e simples religiosidade, pois sabemos muito bem através do evangelho de Marcos capítulo 7 versus 21-22-23, que os males provém em nossos corações, que é do nosso interior que vem os maus pensamentos, imoralidades sexuais, os roubos, os homicídios,  os adultérios, as cobiças, as maldades, o engano, a devassidão, a inveja, a calúnia, a arrogância e a insensatez.

Essas regras, dogmas, diretrizes, quaisquer o nome que tenha apenas serve para recosturar o véu que a cruz outrora rasgou.

A religião seculariza, cria música sacra, lugar santo, pessoas santas, passando por cima da graça e do sangue do Senhor que banhou tudo, nos chamando a liberdade. Liberdade esta de podermos não mais olhar para as pessoas como pessoas santas ou não santas, mas como pessoa, nem em dia santo ou lugar santo, mas todo lugar é lugar do Senhor, e em todo lugar encontramos o Senhor, e não mais só em um monte ou em um templo podemos adorar assim como a mulher samaritana pensava, mas, como Jesus disse a ela ”esta chegando a hora e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adoraram o Pai em espírito e em verdade (Jo 3:23)” nosso culto é diário, nossas ações são santas, depois de Cristo quer comais quer bebais que seja para o Senhor.

E a vida em Cristo é: Colossenses 3:2-10
2 Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas. 3 Pois vocês morreram, e agora a sua vida está escondida com Cristo em Deus. 4 Quando Cristo, que é a sua vida, for manifestado, então vocês também serão manifestados com Ele em glória. 5 Assim, façam morrer tudo o que pertencem à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria. 6 É por causa dessas coisas que vem a ira de Deus sobre os que vivem na desobediência, 7 as quais vocês praticaram no passado, quando costumavam viver nelas. 8 Mas agora, abandonem todas estas coisas: ira, indignação, maldade, maledicência  linguagem indecente no falar. 9 Não mintam uns aos outros, visto que vocês já se despiram do velho homem com suas práticas 10 e se revestiram do novo, o qual esta sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador.

O que vale mais é a imitação, a busca de ser cada vez mais parecido com Cristo do que a adesão ao cristianismo.

Colossenses 3:16-17
16 Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria, e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seu coração. 17 Tudo o que fizerem, seja em palavra ou em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai.

O mistério de Deus revelado, é Cristo em nós!
O que a religião não entende e não consegue explicar é como um Deus que não cabe em templos, em sistemas ou regras, é do tamanho certo do nosso coração!

O tema desta epístola de Paulo aos Colossenses é: “A total suficiência de Cristo, em oposição ao vazio da mera filosofia humana.”

E por Deus como isto é ainda tão atual, quando vamos entender que não temos que ficar sentados na área estudando e tentando descrever o mar, mas sim PULAR neste mar,  ai quando questionarem: Qual a densidade da água, a profundidade, a temperatura, vamos dizer eu não sei, só sei que estou mergulhando e nadando!

Vai no blog dele que tem muito mais

ideportodaweb.com.br

Contatos:
Msn: fernando.ms87@hotmail.com
Facebook: http://www.facebook.com/fernandomacielsantos
Twitter: @fernando1987

PAz manos e minas!