Fala galera! Tudo bem???

O post de hoje foi inspirado numa situação difícil na minha casa. No fim do ano passado meus pais compraram a tão sonhada casa própria com um bom desconto – foi um milagre. Na época fizemos as contas e conseguiríamos pagar o financiamento e conseguimos por 6 meses – até minha mãe ser mandada embora do trabalho.

Quando isso aconteceu nós usamos as reservas que tínhamos até o fim, então o desespero começou a querer entrar em cena nos meus pais e tios que estavam tentando ajudar. Até que num momento nos reunimos para conversar e achar possibilidades para manter a casa, conversamos e conversamos e achamos algumas possibilidades aparentemente boas.

Mas antes da decisão, coloquei em prática algumas coisas que venho aprendendo sobre valores muito importantes e é sobre eles que quero te falar, algumas dicas que usamos para você usar em momentos difíceis na sua vida.

1) Não veja o preço mas descubra o valor

Pretendo escrever um post somente sobre esse assunto, mas por hoje quero te dizer que as situações exigem coisas de você que custam algo. Dependendo do que você avaliar você fará ou não o que te pedem e verá as consequências. Isto é, você vai tomar sua decisão de acordo com aquilo que consegue enxergar e que parecer a melhor solução – o que não tem nada de errado, mas nem sempre é só o preço que exigem, mas sim seus valores.
Saiba que existe uma enorme diferença entre o preço e o valor de algo. Para exemplificar veja este texto:

“Então subiu Naás, amonita, e sitiou a Jabes-Gileade; e disseram todos os homens de Jabes a Naás: Faze aliança conosco, e te serviremos. Porém Naás, amonita, lhes disse: Com esta condição farei aliança convosco: que a todos vos arranque o olho direito, e assim ponha esta afronta sobre todo o Israel.” I Sm 11:1,2

Este rei Naás veio sitiar Israel na época de Saul, ele exigiu uma coisa bem simples: o olho direito de cada homem e depois deixaria o povo em paz.
Podemos pensar que um olho não faria diferença nenhuma – já que eles queriam viver. O preço da paz e salvação para eles era isso e poderia ser pago, mas e o valor por trás desta situação???
O que Naás realmente exigiu de Israel era a impotência na guerra! Os homens usavam o olho direito para enxergar os inimigos na guerra. Se eles perdessem o olho direito ficariam impotentes e incapazes de guerrear – por mais fortes que fossem!

No momento da guerra as situações podem exigir algum preço de nós, mas o que realmente devemos olhar é o valor envolvido para obter a vitória.

 

2) Discernir as coisas como realmente são, não como aparentam ser

Vimos antes que precisamos enxergar o valor e não o preço. Mas como fazemos isso??? Veja esse texto:

“Até que entrei no santuário de Deus; então entendi eu o fim deles.” Salmos 73:17

O salmista Asafe passou por uma série de questionamentos sobre a vida do cristão x a vida do ímpio e aparentemente a vida do ímpio era “melhor”. Até que ele entra na presença de Deus e entende as coisas como realmente são!
Ele descobriu que na vida exitem as que coisas que são e as que aparentam ser. Num primeiro momento podem parecer a mesma coisa, mas são totalmente diferentes e levam a resultados distintos.
No caso de Israel, o preço aparentemente era um bom preço a ser pago para se manter vivo, mas na verdade isso os mataria de uma forma ou de outra.

No momento da guerra e na vida precisamos enxergar as coisas como realmente são, não como aparentam ser.

Diante da situação na minha casa, fiz este discurso, para buscar a Deus e discernir corretamente a decisão que deve ser tomada. Esperamos o resultado!

 

3) Use as armas corretas

“Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.” Ef 6:12

Nossa luta não é contra homens e se não é contra homens logo é espiritual. Como lutamos no ambiente espiritual??? Através das armas corretas!

“Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas;” II Co 10:4

Nossas armas são muito eficazes e poderosas, infelizmente não poderei escrever sobre todas hoje, mas elas são extremamente eficazes!!!! Nosso arsenal conta com: Jejum, Oração, Adoração, Amor, Palavra.

Na Bíblia podemos:

  • Ver reinos que foram salvos por um jejum (Nínive).
  • Deus se arrependendo de fazer o mal para o homem por causa do clamor de um fiel (Moisés e Israel no deserto).
  • Ver o poder que a adoração tinha para expulsar espíritos ruins (Davi e Saul).
  • A transformação de vidas que o maior sacrifício de Amor fez na história Jesus.
  • Ver o diabo ser expulso pelo poder da Palavra (Jesus no deserto).

Por isso, aprenda a usar as armas que estão disponíveis a você, não queria vencer a batalha pela sua própria força!!!

4) Não lute sozinho!

Andar juntos é muito melhor! Um anima, corrigi, consola, busca e junto com o outro. Jesus nos mandou andarmos a dois justamente por isso!

Nesta situação que passamos, convoquei toda a família para jejuar e orar. Falei com minha linda e abençoada namorada, aliás, semana passada o Fernando escreveu um post sobre Coluna ou Estátua e eu digo que minha namorada é uma coluna, ela sempre está comigo dizendo: “Estamos juntos, vamos orar!” Ela me surpreende toda vez e me ajuda a continuar!!!! Pedi ajuda para  meus amigos-irmãos Fer e o Marcinho, falei com meus líderes e estamos lutando juntos!

 

Querido(a), você como eu pode passar por momentos difíceis, isso é normal e necessário para nosso crescimento. Só que é exatamente nestas horas que a murmuração, o desespero, a vontade de desistir aparecem. Mas não desista! Busque ajuda dos irmãos e de Deus! Não negocie seus valores – por nenhum preço! 

Saiba que:

Sua reação no momento de guerra (e na sua vida) será definida pelo tamanho da sua intimidade com Deus.

 

Na hora da dificuldade você pode escolher se desesperar ou confiar em Deus.

Te incentivo a parar, analisar, meditar e tornar isso prático na sua vida!

Para meditar:

“É na presença de Deus que discernimos as coisas como elas realmente são, não como aparentam ser” Paulo Oliveira

Música: Nunca pare de Lutar 0 Ludmila Feber

Deus te abençoe poderosamente!!!

Se possível, ore por nós!

 

Obrigado!!

Samuel Oliveira
@samu_oliveira