Este é um texto escrito pelo Pastor Evandro Paranhos

Fazer uma retrospectiva, ou uma reflexão de como tem sido nossos dias, é muito bom, pois nosso presente e nosso futuro está profundamente relacionado com nossas atitudes e decisões do passado, talvez de um passado longe, ou um passado bem próximo.

O importante é que enquanto vivemos, muitas coisas podem ser mudadas.

O apóstolo João teve o privilégio de ver, como é relatado no livro do apocalipse, algumas coisas relacionadas com o futuro dos filhos de Deus. Ele viu o céu, ele viu os aprovados, os chamados vencedores que herdarão todas as coisas, e os reprovados, os que não entrarão no céu. Apoc. 21:1-8.

E também em Apoc. 22: 14 e 15, João escreve o que Jesus diz sobre quem entra e quem fica fora da Cidade Santa:

Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas.
Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira.

Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas.Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira.

João 3:16, um texto bem conhecido de todos nós, nos revela o grande amor de Deus:

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Talvez fique uma pergunta:

Como pode Deus amar tanto os homens e deixar um grupo fora do seu reino?

Portanto, é importante entendermos:

1) Ninguém tem uma paciência igual a de Deus. II Pedro 3:9. É como se Deus aumentasse o prazo para você mudar, para você deixar a vida de mentira, fornicação, falsidade, deixar seus desejos de vingança, rancores e etc. Isto é o amor de Deus, pois Ele não quer que você se perca. (O que seria de nós se não fosse a paciência de Deus?)

2) Nossa capacidade de amar, perdoar, julgar com justiça é infinitamente menor que a capacidade de Deus.
Exemplo: Nós sabemos, ou melhor, julgamos que sabemos, quem vai pro céu e inferno, quem é meu amigo e me ama vai para o céu, quem não é meu amigo, vai para o inferno.
Veja o que a palavra de Deus diz sobre o conhecimento de Deus, Ele pode julgar todos corretamente, nada lhe está oculto. Hebreus 4:12 e 13, Mc. 4:22 e 23.

3) Se para Deus nada esta oculto, então Ele sabe quem, verdadeiramente, o ama e quem não o ama. Ele sabe quem o ama só da boca para fora.

Veja estes versículos: I Cor. 8:13, João 14:21, Mat. 7: 21 a 23.

Eu creio que todos aqui desejam estar entre os aprovados, acredito que ninguém pensa estar entre o grupo de Apoc. 21:8.

Então preste atenção nesta exortação de Hebreus 12: 1 a 14.

Este texto nos mostra que temos uma carreira para seguir, e devemos segui-la com perseverança. Olhando para Jesus, autor e consumador da Fé. Ele sabe a luta que enfrentamos contra o pecado que pode nos tornar reprovados. Porque ele suportou a cruz. E resistiu até o sangue, lutando contra o pecado.

Por isso a comparação, no versículo 12, para restabelecer as mãos decaídas e joelhos trôpegos, é uma exortação para os que estão desânimados e com medo.

No versículo 13 fica mais claro: “Fazei caminhos retos para os pés, para que não se extravie o que é manco; antes, seja curado.”

Isto é uma exortação para quem está numa luta muito grande com o pecado, não consegue andar corretamente, tem um pé no mundo, e outro pé no Reino de Deus.

O que Deus nos diz é: Se você quiser, ainda há tempo de cura pra você.

E termina dizendo: “Segui a paz com todos e a santificação, “sem a qual ninguém verá o Senhor,”

– Segui a paz com todos – é não revidar o mal com o mal, não se vingar, e perdoar sempre.

– Santificação sem a qual ninguém verá o Senhor – É lutar contra os desejos carnais, os desejos que quando são saciados te afastam de Deus, e te fazem se sentir muito sujos.

Apoc. 3: 15 e 16 diz:

“Eu sei as tuas obras, que nem és frio nem quente. Tomara que foras frio ou quente! 16Assim, porque és morno e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca”

Quando um dia prestarmos contas de nossa vida para com Deus, não vai dar para ser meio cristão, ou é ou não é, não dá pra ser meio adúltero e meio fiel, meio verdadeiro e meio mentiroso, meio frio ou meio quente, é morno, e morno é reprovado.

Amados. O que Deus quer de nós é que vivamos um cristianismo intensamente.

Se é para ser Cristão, então eu vou me comprometer com as coisas de Deus. Eu vou buscar santificação, eu vou orar, eu vou jejuar, eu vou ler a palavra, eu vou mudar as músicas que eu ouço, eu vou censurar a programação que eu vejo na TV.  Eu vou declarar guerra ao diabo, pois ele vai para o inferno e quer me levar  com ele.

Porque Deus me ama e eu amo a Deus.

Se é pra viver um cristianismo meio boca, eu to perdendo meu tempo,

Se é para ser cristão de verdade, então eu vou por minha vida em ordem.

Amados na lista de Apoc. 21: 8, o primeiro grupo que João viu fora do céu, não foi os satanistas, os feiticeiros, as bruxas, os advinhos, os que consultam os espíritos, os assassinos, terroristas, os estupradores e etc. O primeiro grupo são os tímidos, traduzidos como os covardes.

Estes são aqueles que tem medo de tomar uma posição diante dos homens. (o que irão pensar de mim?)

Final

Ainda dá tempo para você se comprometer com as coisas de Deus, ainda dá para você mudar de atitude, lá na sua casa, ainda dá para começar um propósito de mudança de vida, mudança de hábitos, seja sábio no uso do tempo que Deus lhe tem dado.

Com Deus você sempre tem uma nova chance. Lam 3:22 e 23.

Abraço!
Evandro Paranhos