Olá galera, tudo bem????

Semana passada foi acampa de Jovens, foi sensacional!!!! Deus falou muito conosco, teve chuva, frio, ônibus atolado, falta de luz… Mas não faltou em nada a presença de Deus! Vi a galera sendo curada e tocada… Foi muito bom!! E esse post foi inspirado numa palavra de lá.

Uma das coisas mais importantes nos dias de hoje é o Tempo, cada vez mais vamos agregando atividades que tomam nosso tempo, seja no trabalho, na escola, em casa, na TV, internet… Essas atividades acabam virando rotina pra nós, o que pode ser um grande problema! A rotina tem fatores positivos, ela nos treina e exercita enquanto praticamos algo, mas por outro lado ela mascara nossa visão e nos impossibilita de ver algo fundamental: nosso momento de vida! Isso acontece porque as coisas começam a ser “normais” ou “sem novidades” e entramos de cabeça (sem perceber) num estilo de vida que simplesmente as coisas vão acontecendo, se der certo tudo bem, se der errado tudo bem também, se ganhamos tanto faz, se perdemos também e nesse estilo os acontecimentos vão ditando o rumo e as direções do nosso caminho. Isso é muito ruim e sem graça!!! Não podemos imaginar o estrago que esse estilo (medíocre) de vida causa em nós, porque ele consome a única coisa que não podemos recuperar: o TEMPO! Podemos ter todo o dinheiro possível, as melhores ferramentas, e tudo o mais, porém nunca iremos conseguir voltar ao tempo que foi perdido e recuperá-lo.

Bom, agora que vc já sabe disso, quero te contar que a nossa vida é feita de ciclos! Eles são picos (altos) e vales (baixos) como uma onda senoidal.

Não sei se vc já pensou nisso, mas quando leio Gen 1:1 vejo um dos versículos mais intrigantes da Bíblia:

“No princípio criou Deus os céus e a terra.”

Porque é exatamente neste momento que Deus faz a instituição do tempo, ou seja, é aqui que o cronometro começa a rodar, é o ponto inicial! E a partir deste momento Deus instituiu também um dos ciclos mais comuns em todas as culturas e povos: a semana de 7 dias. Depois Ele instituiu outros ciclos pra nós: nascer, crescer, se multiplicar e depois morrer. Existem outros mais importantes que estes…

Podemos enxergar este fato acontecendo em vários lugares da Bíblia. Na história de Israel, desde a escravidão no Egito até a entrada na Terra Prometida, veja:

Egito:
Enquanto eles eram escravos eles estavam aprendendo a sobreviver, criar e trabalhar no lugar mais desenvolvido da época. Até Moisés passou por esse aprendizado nas melhores escolas, ele foi treinado na arte, na tecnologia e na cultura, porque era filho da filha do faraó.
Aplicação: na nossa caminhada passamos pelo Egito, e lá temos que aprender o máximo que pudermos, porque um dia iremos sair e sermos independentes. Então o Egito é o lugar onde aprendemos!

Deserto:
Após a libertação o povo foi para o deserto para aprender a depender de Deus! Eles ficaram 40 anos lá e suas roupas não se desgastaram, seus sapatos não furaram e nunca faltou comida nem água pra eles! O “Jeová Jireh” aparece neste momento, porque era quando o povo precisava de Deus ou iria morrer no deserto.
Aplicação: também passamos por desertos em nossas vidas, mas no deserto temos que aprender que Deus está conosco e que Ele não tem nenhuma intenção em nos deixar morrer lá. Aprendemos também que em momentos de vida/morte Ele aparece e nos dá provisão!

Terra Prometida:
Aqui o povo chegou sabendo quem Deus era, sabendo cuidar da terra, cultivar, construir casas, com leis bem claras e com a promessa de que se eles fizessem tudo para agradar a Deus eles iriam prosperar muito e nunca haveria outro povo igual na Terra… Aqui eles iriam plantar e por em prática o que aprenderam, pra colher os frutos! Aqui o povo começou a lutar e conquistar os lugares.
Aplicação: quando chegamos na terra prometida nós já devemos saber que Deus está conosco e que só estamos lá porque Ele nos levou, sem nos deixar morrer pelo caminho. Aqui nós devemos plantar e colher os frutos, mas também é lugar de lutar para conquistar, de confiar em Deus e de depender dEle nas vitórias.

Porque te falei tudo isso?
Porque acredito que saber o seu momento (ciclo) de vida (hoje) é algo muito importante na sua vida! Nós temos propósitos, e para cumprí-los precisamos ao menos pensar que eles existem e tentar enxergar onde estamos na nossa caminhada.

Estou me habituando a enxergar propósitos nas coisas, pergunto pra Deus: “O que vc quer que eu aprenda nisso?” ou “Qual é a sua vontade agora?”. Nem sempre tenho respostas, mas não me desanimo! Porque estou me treinando a enxergar a vontade de Deus, a ouví-Lo, a obedecê-Lo, a depender e a confiar. Tudo isso com essas perguntas, com as respostas e com as minhas reações àquilo que estou descobrindo.

Te incentivo a criar este hábito de vida!

Abraço!