UM INCESTO…UM ASSASSINATO

AS SETE VEZES QUE DAVID CHOROU ( 2a. parte )

Estamos ” descobrindo” temas e experiências importantes nos Salmos. Na semana passada falamos de algumas situações que David chorou e sofreu, como homem, as conseqüências de atitudes erradas, o preço de sua amizade com Jonatas e a sua morte junto com seu pai, Saul, além do filhinho que morreu; aquele que foi fruto do adultério de David com Batseba.

Hoje queremos continuar essa seqüência com mais uma situação da vida de David que nos ensina muito para nossa caminhada cristã

Alguns episódios da vida de David parecem ” capítulo de novela”, se posso dizer assim…mas tão verdadeiros quanto as insinuações e a falsa satisfação que as novelas e mini-séries parecem mostrar. Para mim, basta ver a chamada do dia nos intervalos dos programas, ou jornais, que já dá para conhecer a trama toda! Não precisa ver, nem quero…

Depois do adultério de David com Batseba, da morte do bebê, fruto desse pecado, da morte de Urias, que era marido de Batseba, David claramente semeia algo que não terá mais paz em sua casa com seus filhos pelo resto de seus dias…

2 Sm 13 descreve a história de Amnom e e Tamar. Ambos era filhos de David, mas de mães diferentes, algo muito comum naquela época ( isso não quer dizer que Deus gostava ou aceitava essa situação!), por David ter várias esposas sendo rei e, portanto, filhos de um mesmo pai, casavam-se entre si.

E Amnom se apaixonou por sua irmã Tamar. Diz a palavra que ele se ” enfermava” por ela, ” pois sendo ela virgem, parecia-lhe impossível fazer-lhe coisas alguma” cap.13:2

Bem, parece que esse ” amor” era um tanto estranho; pensava não poder fazer nada com ela porque era virgem…porque se não fosse mais, não teria mais honra em Israel e se tornaria uma “prostituta” para a sociedade…e não traria “problemas”  para as intenções de Amnom.

Mas, um amigo de Amnom, Jonadabe, sobrinho de David, que era ” homem muito sagaz” v.3 ( esperto, malandro, malicioso, chegadão em confusão e ” aprontos” ), resolveu bolar um plano para Amnom ter seu desejo alcançado! Sugeriu que Amnom se mostrasse doente, pedisse a David seu pai para ser tratado e alimentado por sua irmã Tamar e aí…tcham, tcham, tcham, tcham! Ele a pegaria sozinho no quarto e pronto…tudo certo. Não parece história de filme, novela, ou conto?  É, mas neste caso é real. Alias, quantas situações estamos vivendo como se ” fossem de novela” e são reais?”

A cobiça é assim: desejou, usou, curtiu, jogou fora!”                                                                                           

Depois que Amnom conseguiu seu intento, a palavra diz que ” era maior a aversão que sentiu por ela do que o amor que lhe votara” v.15    Tamar ainda tentou pedir para Amnom que a pedisse ao rei para se casarem: “agora pois, peço-te que fales ao rei, porque não me negará a ti” v.13   Mas a vontade de Amnom não era de casar com ela, certo ???

Quando Absalão soube por Tamar do acontecido, a levou para sua casa  e lhe dise para ” ficar numa boa” porque Amnom era irmão dela. ” Assim ficou Tamar, e esteve desolada na casa de Absalão” v.20

Porém Absalão não falou com Amnom nem mal nem bem; porque odiava a Amnom, por ter este forçado a Tamar, sua irmã”v.22

Passados dois anos, sim dois anos, Absalão foi fazer a tosquia das ovelhas e convidou seu pai para estar com ele. David não quis ir para ” não ser pesado”v.25 ou talvez , para não atrapalhar, por ser mais velho, ou talvez não estava tão a fim de acompanhar o tosquiamento das ovelhas. De qualquer forma, Absalão aproveitou a oportunidade e pediu para David permitir que Amnom, seu irmão, fosse com ele. O rei permitiu…

Bem, a partir daí, Absalão  contou seu plano aos seus servos, v.29. que envolvia assassinato do irmão, quando este estivesse indefeso e bêbado. E assim foi…aliás, beber com moderação não era algo daquela época, e creio que nem dos dias de hoje. Salomão faz uma série de advertências a respeito da bebida demasiada, do descontrole, da falsa alegria, no seu livro de provérbios. Parece que Salomão conheceu uma série de situações onde a bebida foi só problema.

E conheceu mesmo. Nesse dia, quando Amnom foi assassinado, os outros filhos de David estavam lá presentes, viram o assassinato e saíram correndo de tristeza e medo. v.29  Salomão deveria estar por lá…

David pensou que todos seus filhos teriam sido mortos. Mas Jonadabe, articulador de toda esse trama, foi ao rei ” fazer uma média com ele” dizendo que os filhos do rei não tinham todos morrido; somente Amnom v.32,33

“A paixão falsa é como um falso fogo: rapidamente se consome e acaba”

Uma falsa paixão traz falso sentimento, falsa realidade, falsa alegria; torna mais vazio aquele lugar que se tentou preencher

Você quer testar se ama alguém? Saiba esperar.

Você quer testar se esse amor dura? Aprenda a perdoar e respeitar

Você quer aprender a amar ? Fique mais perto de Jesus

Semana que vem, veremos o final de Absalão…

Deus contigo queridão, querida maninha.

@gersonortega