Pessoal, graça e paz! Durante a leitura da Bíblia é bem possível que você se depare com o seguinte versículo:

Replicou-lhes Jesus: Não está escrito na vossa lei: Eu disse: sois deuses? João 10.34

Que, por tabela, é referência a este outro:

Eu disse: sois deuses, sois todos filhos do Altíssimo. Salmo 82.6

Se cairmos na armadilha de fazer a interpretação desses textos sem a devida contextualização, o risco de cometer uma heresia é 99,9% certo. “Se a própria Palavra registra que somos deuses, então tudo está liberado…”, pensaria um aproveitador de situações. Louvado seja o Senhor que as coisas não são assim!

Mas então por que motivo Jesus pegou tão pesado nas palavras quando foi confrontado pelos judeus? Só poderemos entender se voltarmos ao texto do salmista. No original hebraico, a palavra traduzida por “deuses” é elohim – a mesma que é usada a se referir ao nosso Deus em boa parte do Antigo Testamento.

O grande ponto é que a palavra elohim também é utilizada para referir-se às falsas divindades (por exemplo, em Gênesis 35.2), autoridades (Êxodo 7,1, Salmo 82.1) ou até mesmo juízes (Êxodo 21.6).

No caso do salmo de Asafe, o uso da expressão “deuses” é justificado porque ele estava comparando os juízes humanos – bem como suas decisões falhas e entendimento limitado – com o Supremo Juiz, que é Deus – que aplica corretamente a justiça porque ela é atributo dEle próprio.

Os homens podem até se acharem deuses pela autoridade que exercem em um determinado círculo social. O problema é que essa pretensa condição superior não vale de nada diante do Senhor. Ele é quem decide, conforme Sua soberana vontade, que homem deverá ou não ter poder (João 19.11, Daniel 2.21, Romanos 13.1).

Não podemos deixar de lembrar também que o conhecimento humano é incapaz de proporcionar por conta própria alguma coisa justa. Se qualquer boa coisa acontece é porque Deus permite isso (Jeremias 17.7, Tiago 1.17).

Antes de encher a bola e pensar que você é muita coisa, lembre-se que se não fosse pela misericórdia do Senhor nós não estaríamos nem vivos. Seja sempre grato por tudo que tem (e até pelo que não teve chance de aproveitar) e humilde diante de Deus e dos homens (1 Pedro 3.8-9).

Semana abençoada, em nome de Jesus. Abração!

 

Comente!