Jovem-ricoFala, pessoal. Tudo em ordem? Estava fazendo as contas e esse já é o segundo ano que participo do NMM. Glória a Deus! Para comemorar, vamos estudar um pouco mais da Bíblia. A conversa de Jesus com um jovem rico é relatada em três evangelhos: Mateus 19.16-22, Marcos e Lucas 18.18-23. Quero que vocês tomem o texto de Marcos como referência:

E, pondo-se Jesus a caminho, correu um homem ao seu encontro e, ajoelhando-se, perguntou-lhe: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna? Respondeu-lhe Jesus: Por que me chamas bom? Ninguém é bom senão um, que é Deus. Sabes os mandamentos: Não matarás, não adulterarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, não defraudarás ninguém, honra a teu pai e tua mãe. Então, ele respondeu: Mestre, tudo isso tenho observado desde a minha juventude. E Jesus, fitando-o, o amou e disse: Só uma coisa te falta: Vai, vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu; então, vem e segue-me. Ele, porém, contrariado com esta palavra, retirou-se triste, porque era dono de muitas propriedades. Marcos 10.17-22

O problema do jovem que abordou o Senhor era o amor às riquezas. Elas se tornaram em ídolo e impediam que aquele homem pudesse ter a vida eterna garantida. As Escrituras não nos dizem se ele chegou a se arrepender ou não (só sabemos que o rapaz foi embora triste), mas isso não traz diferença no que podemos aprender desse comportamento.

O ensinamento dessa passagem não deve ser aplicado apenas à nossa vida financeira. Qualquer coisa que tenha se tornado razão de idolatria em seu coração deve ser retirado com urgência para que você possa aproveitar 100% das bênçãos de Deus.

Aí cabe uma avaliação sincera, na qual é necessária a participação do Senhor. Peça que o Espírito Santo revele aquilo que tem a chance de se tornar (ou já é de fato) um problema no seu relacionamento com Deus: amizade, ministério, relacionamento, hobby, pecado (não era nem necessário citar o pecado como tipo de problema, mas vai que alguém esquece…).

O Espírito será franco, não tenha dúvidas. Tanto que há boa chance de ficar triste, assim como o jovem rico ficou depois do que ouviu de Jesus. Depende exclusivamente de você decidir se abrirá mão do que o Senhor vai pedir ou ficar na mesma, fingindo que está tudo bem.

O que você ainda precisa fazer para ficar quite com Deus? Entre passar a vida eterna com o Senhor e sofrer até o fim dos séculos, prefira agradar o seu Pai. E tenha atitudes que permitam que a salvação seja mais que uma mera expectativa e se torne tão real quanto o chão que está pisando.

Semana abençoada a todos, em nome de Jesus. Abração!

Comente!