Retrospectiva, Expectativa e Perspectiva

Paz galera, tudo bom?

Fim de ano chegando, e com ele a oportunidade de fazer um balanço de como foi esse 2017 para você em termos de conquistas, crescimento, vitórias, lutas (muitas delas) e aprendizado.

O que você faria de novo em 2018?

O que você faria melhor?

E principalmente, o que você não faria novamente em 2018?

 

Bom, não sei se você tirou lições desse ano ou não, então quero te ajudar a pensar nisso e começar um “joguinho de palavras” com a primeira sendo: Retrospectiva.

Vários programas de TV, jornais e mídias estão fazendo a retrospectiva deste ano que passou, e… que ano difícil, não foi? Muitas perdas, mortes, catástrofes, acidentes que chocaram o mundo todo.. Mas.. e você, como foi seu 2016? Por pior que tenha sido seu ano, recomendo você colocar os acontecimentos na balança e descobrir:

  1. O que de bom aconteceu com você? Não é possível só ter acontecido coisas ruins, não creio nisso.
  2. O que não deu tão certo assim? E quais são as lições aprendidas?
  3. Quais planos foram executados e deram resultados?
  4. O que você planejou e não conseguiu fazer?
  5. O que você não planejou mas aconteceu e te surpreendeu?

E se seu ano foi ruim demais, você pode fazer dele um amigo e tirar lições aprendidas para o futuro ou um inimigo que vai te barrar de viver coisas boas daqui pra frente. Se você quiser ler mais sobre isso, fiz um post dedicado a este assunto e você pode acessá-lo aqui.

Avançando…

A próxima palavra é expectativa. Expectativa pode ser traduzida como um grande desejo de que algo aconteça. E em cima dessa definição já te pergunto:

  • Quais são suas expectativas para este ano?

E já complemento dizendo que se você tiver somente expectativas provavelmente você vai chegar ao fim de 2018 frustrado (talvez novamente)por não ter acontecido nada. Então o que você precisa além de ter expectativa sobre algo ou alguém é de um plano que te ajude a alcançar o que você deseja. Dito isso, qual é o seu plano?

Coloque no papel o que você gostaria que acontecesse e seja realista, trace as metas e defina como você irá atingi-las. Caso contrário será meio difícil delas acontecerem, concorda? Tenho um post que pode te ajudar com isso, um não, alguns:

 

Por último, vamos falar de Perspectiva, gosto dessa palavra e do que ela significa. Gosto de traduzir ela como quando você vislumbra um futuro, ou quando você põe um acontecimento atual e tenta pensar nele no futuro, por isso a expressão “colocar em perspectiva”.

Nesta época do ano muitos jornalistas vão perguntar aos economistas quais são as perspectivas para a economia e para o país neste ano. Os chefes querem saber o que poderá acontecer para suas empresas no novo ano e assim por diante..

E você, qual é sua perspectiva para este ano, e mais, para sua vida?

Essa pergunta me faz refletir que quando pensamos na nossa vida como cristãos, deveríamos lembrar que somos seres destinados à eternidade. Sendo assim, porque não perdoamos quem nos ofende hoje? Então em 2018 perdoe mais!

Não importa o quão boas ou ruins sejam as perspectivas do mundo, lembre-se que é Deus quem está no controle da sua vida e Ele é o cara que abre portas, que faz nascer rios no deserto, que cura os enfermos e que faz seu povo habitar em segurança! Ele te ama, te guarda e tem o melhor para você, não duvide disso!

Então que tal se dedicar a entender o que Deus quer de você em 2018, 2019…?

Que tal se dedicar para ser uma pessoa melhor ao invés de olhar os defeitos dos outros?

Você pode ter chego até aqui meio sem fé ou até desanimado, mas anime-se, Deus está conosco e Ele é tudo o que precisamos!

Então abra espaço em você para que o novo de Deus venha neste ano e deixe de vez seu passado no passado! Um novo ano se inicia e com ele muitos desafios, lutas e oportunidades! Quem vai definir que tipo de ano você terá será você mesmo!

Lute as lutas, vença os desafios e aproveite as oportunidades!

Amém?

Te desejo tudo de bom e que Deus nos direcione na Sua vontade que é boa, perfeita e agradável!!!

Feliz ano todo e nos vemos daqui uns dias, se Deus quiser

Com amor,

Abração!
Com Amor,
Samuel Oliveira
Instagram: @samu_oliveira
Twitter: @samu_oliveira
Snapchat: samu.oliveira10
Facebook: facebook.com/sandreoliveira

Por | 2017-12-02T01:05:28+00:00 sábado, 2 de dezembro de 2017|Meu Futuro, Principal|2 Comentários

Sobre o Autor:

Casado e muito bem casado, graças a Deus, gosto de fazer planejamentos, escrever sobre temas relacionados à nossa vocação como indivíduos e como Corpo, porque temos sim um propósito de vida e Deus espera que nós possamos descobrir e viver completamente o que Ele planejou! Estamos juntos nessa busca!!!!

  • Giulia Reis

    Benção… Deus abençoe…

  • Gostei do jogo de palavras,

    As 3 fazem sentido e são a melhor forma de começar um novo ano, porque envolvem não apenas a intenção, mas a ação também. Grande texto!

SOBRE NÓS

O ministério Não Morda a Maçã está há 9 anos a serviço do Reino para inspirar adolescentes e jovens a conhecer Jesus através da leitura e revelação da palavra de Deus. Continue lendo

SE INSCREVA EM NOSSO CANAL