Preço ou Valor?

Fala galera, tudo bom???

Fiquei pensando bastante sobre o post dessa semana, tinha algumas idéias em mente mas nenhuma delas “bateu” com meu coração, e enquanto ouvia uma pregação lembrei de um assunto que aprendi na Igreja, já comentei aqui sobre isso, mas dessa vez quero falar um pouco melhor e fazer uma aplicação. Pois bem, hoje iremos falar (escrever) sobre a diferença entre o Preço e o Valor.

Considere esse post como uma introdução para meu próximo tema que será sobre relacionamento cristão no que diz respeito ao preço de estar com alguém, sim todo mundo tem uma “etiqueta com um preço anexada”. Mas vamos deixar para o próximo post. Não perca! Hehe

Que Deus possa falar com você além do que estará escrito aqui! Aleeeluuuias! 🙂

Você já quis muito uma coisa (bolsa, roupa, relógio, notebook, celular…) da marca “XYZ” que a “Fulana de Tal” usa na novela/filme do momento e quando foi à loja para comprar viu que tinha um preço que não cabia no seu bolso?

Imagino que você deve ter se sentido um tanto frustrada(o) por não conseguir comprar aquele produto, que na maioria das vezes você não precisa ou tem uma outra marca mais baratinha com menos glamour que você não quer, não é verdade?

Bom, minha ilustração foi para mostrar que existem coisas na vida que custam um preço muito alto, só porque alguém famoso usou ou usa. Isso é tão verdade que campanhas de publicidade são feitas com pessoas famosas para nos influenciar a comprar algo que quase nunca precisamos, mas desejamos ter porque dá status ou porque todo mundo usa. Imagina comprar uma bolsa como essa aqui, bem simples que serve para você levar suas coisas para o trabalho ou a uma festa. Veja:

Simples não é? Mas essa é uma bolsa “The Chanel Diamond Forever Classic Bag” e acredite se quiser, mas ela custa aproximadamente R$ 551.232,00.

Minha pergunta é:

Alguém realmente precisa pagar este preço para ter uma bolsa?

Enfim, minha discussão não é tanto com o quanto se paga por um produto, mas sim na pressão que a sociedade e o mundo fazem para que você e eu paguemos preços (as vezes caros) por coisas que não tem valor.

O que é valor?
Levei um tempo pensando sobre essa palavra, sobre esse conceito e na minha opinião valor é tudo aquilo que dinheiro nenhum pode comprar, mas que ao entender qual é o valor de algo paga-se todo o dinheiro possível para tê-lo. Difícil de entender?

Na Bíblia tem uma parábola que fala, também, sobre este assunto. Veja:

“Também o reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido num campo, que um homem achou e escondeu; e, pelo gozo dele, vai, vende tudo quanto tem, e compra aquele campo. Outrossim, o reino dos céus é semelhante ao homem, negociante, que busca boas pérolas; E, encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo quanto tinha, e comprou-a.” Mateus 13:44-46

Poderia aplicar este versículo de algumas formas, mas hoje quero dizer que na vida existem coisas que possuem preço, mas não têm valor algum. Mas também existem valores que nenhum dinheiro paga.

Apesar de o preço ser comum a todos o valor de cada coisa é relativo para cada pessoa. Um exemplo, para alguns a reputação é algo de valor, em que se pensa no impacto em cada decisão e toma-se o caminho mais coerente e ético. Mas para outros a reputação não vale para nada e somente o momento deve ser levado em conta.

Estou te falando tudo isso porque hoje existe muita pressão para abrir mão de valores como família, virgindade, conhecimento e sabedoria, falar sempre a verdade, ser dizimista fiel, ter bom caráter cristão… Você, que é um jovem cristão, sabe tão bem quanto eu a dificuldade que é viver nesse mundo que pede constantemente que nós abramos mão dos nossos valores, e na maioria das vezes isso acontece exatamente como aconteceu com o Esaú que vendeu o que ele mais tinha de valor por um prato de lentilhas, isto é, trocamos coisas eternas por momentos de prazer passageiros.

Acho que você entendeu onde quero chegar, o post de hoje é para você mas antes para mim, que também sofro a pressão de abrir mão de valores, só que este post é para nos incentivar a não ceder! Como? Acho que o exemplo mais inspirador que podemos ter é o de Jesus e sua vida aqui!

Jesus veio a Terra para restaurar um valor perdido: a comunicação entre os homens e Seu criador. Mas a condição disso acontecer era de pagar um preço de sangue (num outro estudo posso explicar isso). Jesus entendia isso e não se importou em pagar o preço de sangue para nos trazer salvação e contato com o Pai.

O que o fez não desistir? Lembrar de você e de mim! Lembrar do Amor que o Pai tem por nós e pagar o preço que fosse necessário para concluir sua missão!

Querido(a),
Você, como eu, pode estar sendo cobrado(a), pressionado(a), a abrir mão de valores. Mas quero te lembrar:

  • Quem você é: filho de Deus por adoção, portanto diferente do Mundo. Uma escória para o mundo, mas alguém de quem o Mundo não é digno alguém que vale o preço de sangue derramado na Cruz!
  • Quem Deus é: O criador de todas as coisas, mas também um Pai amoroso e presente, que conhece nosso caminho do início ao fim e que desejou se relacionar conosco, que escolheu contar conosco e nos criar para amá-Lo.
  • Quem Jesus é: nosso intercessor, que sofreu todas as coisas que podemos imaginar (e outras que não imaginamos também) e que disse que teríamos sim aflições, mas que deveríamos ter bom ânimo porque Ele venceu e nós também podemos vencer!
  • Qual a sua missão: falar deste amor de Pai e viver de maneira dignamente cristã para que alcance a vida eterna.
  • Quem está ao seu lado:todos estes aí em cima e os outros irmãos que você não pode ver, mas que intercedem e sofrem as mesmas lutas e perseguições.
  • Seu principal inimigo: você mesmo! Por mais que todas estes fatores contribuam para você, se você (e eu) não quiser dar certo nada mudará.

Preciso dizer mais alguma coisa? Me empolguei muito só de escrever essa parte do post! Sei diferenciar a diferença do preço e do valor. E hoje te incentivo a buscar entender o que são os seus valores e depois a se guardar de todos os jeitos para não abrir mão deles! Vai ser difícil, mas é possível sim!

OK?

Como falei, este post é para mim também e como sempre falo: estamos juntos nessa luta que tem um valor inestimável,

a vida eterna com Deus!

Deus nos abençoe e nos livre do mal!

Com amor,
Samuel Oliveira
Meu Twitter: @samu_oliveira
Meu Facebook: Samuel Oliveira

 

Frases relacionadas ao post:

“Tente não se tornar um homem de sucesso, mas sim tentar tornar-se um homem de valor.” Albert Einstein

Por | 2017-11-14T07:16:52+00:00 sábado, 4 de novembro de 2017|Diversos, Meu Futuro, Principal|31 Comentários

Sobre o Autor:

Casado e muito bem casado, graças a Deus, gosto de fazer planejamentos, escrever sobre temas relacionados à nossa vocação como indivíduos e como Corpo, porque temos sim um propósito de vida e Deus espera que nós possamos descobrir e viver completamente o que Ele planejou! Estamos juntos nessa busca!!!!

  • Amém, Muito bom !

    Então aprendemos que: Nunca pague um preço alto por algo que não tem valor !!

    Fiquem na Paaaz !

    • Oiii Julia! Tudo bem??

      Na verdade acho que não deveríamos negociar valores que já temos e pagar preço somente por algo que realmente valha a pena, como fizeram os homens da parábola e também o próprio Jesus!

      Não é??!?!?!!

      Abração mana e que Deus te abençoe!

  • GRAÇA E PAZ! Muito bom Samuka, Glória ao Senhor por te inspirar, dar o entendimento, e é a pura verdade, os nossos valores dinheiro nenhum pode comprar, nem as pessoas podem roubar se apenas vigiarmos e estabelecermos as prioridades!

    Jesus os abençoe!

    • Oi Ni, tudo bem???
      Olha… Glória a DEUS mesmo! É o que sempre falo:
      “Não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus,” 2 Coríntios 3:5

      Deus é bom e só ELE é bom!

      Fica firme e ore por nós quando puder!
      Abraços

  • Gostei m t do seu post Samuel,

    realmete nosso valor para Deus é mt grande,eo preço que Jesus pagou tbm é ..

    Mt bom lembrar disso e saber que temos q lutar todos os dias..

    bjus Gill

    • Oi Gi, tudo bom?
      Glória a DEUS por isso mana!!!

      Verdade mesmo, nem tinha “programado” de escrever isso mas na hora senti que deveria… =D

      Fica firme!
      Abração e Deus abençoe!!!

  • Luciano Valério

    Mto bom!
    Ultimamente tenho visto muuuuita gente negociando os seus valores por aí.. e principalmente os valores cristãos!

    • Nem fala bro… Infelizmente isso acontece mesmo, as vezes conosco também… Por essas e outras que Paulo nos fala para estar sempre atento!!

      Abração e valeu o comment!
      Deus abençoe

  • Lane Souza

    A paz de DEUS! Nossa, agora compreendo a enorme vontade que tive de visitar a NMM logo cedinho. DEUS queria falar comigo através deste post, era exatamente o que tava precisando. Que DEUS continue usando e abençoando vocês, para que através deste blog, novas almas sejam restauradas. DEUS abençoe vocês!

    • OI Lane, tudo bom????
      Sempre vale a pena ouvir e dar atenção àquela (do Espírito Santo) voz na nossa cabeça… hehehe
      Amém mana! Ore por nós sempre que possível.

      Valeu e Deus te abençoe

  • NAYARA

    oi a paz do Senhor!gostei do post!(como sempre)
    Louvado seja Deus por este site!!

  • Lanny

    Amém!

  • Cara, Gostei muito, Infelizmente vejo que algumas pessoas leem com emoção, é sempre bom nos lembrar o nosso Valor – Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo.
    1 João 4:4…Glorias a Deus por isso… Deus abençoe todos!!!

    • Pois é manão, isso acontece mesmo… Fica firme aí hein! Abração!
      Deus abençoe

  • Glória a Deus! Tô no trabalho mas qndo chegar em cas avou ler tudiinho de novo e refletir ainda mais. *-*
    Deus te abençoe brother.

  • é verdade, nada nem ninguém pode tirar os nossos valores. valor que já foi pago por Jesus.

    • Fala Marcão, tudo bem?
      Na verdade a única pessoa que pode não dar valor ao que Jesus deu valor é você e eu mesmo. O mundo e o diabo vão fazer, e muito bem, o papel deles de destruir, roubar e matar tudo o que é importante para Deus, cabe a nós fica ligados nisso e cuidar do que tem valor!
      Não é??

      Abraços
      Deus abençoe

  • Véi na boa, veeeeeio em boa hora esse post! Glória a Deus pela sua vida! (:

    Eu estava estudando, enquanto eu procurava o sinônimo de uma palavra de um texto da facul sobre valor, me deparei com o teu post, muito conexão direta com o Pai rs

    • Uhuuuu! =D

      Deus é muuuuuito manêro! hehehehehe

      #TamoJunto mana!
      Abraços

  • Paz! Não tenho palavras para descrever o que esse post causou em meu ser. Sempre que posso leio bastante os post aqui do NMM, e amo poder acompanhar os seus posts e o da Patrícia Geiger.
    Sou grata a Deus por Ele usar vocês para nos abençoar com essas palavras que vem diretamente do coração dEle. ^^
    Deus abençoe poderosamente!
    abs!

    • Puxa, glória a DEUS por isso Mí! É muito legal ouvir isso e saber que sua simples história de vida e lições que aprende, além da dedicação pode ajudar outras pessoas!

      Que Deus te abençoe mais mana!
      Fica firme
      Abraços

  • Adorei o post…é foi mt importante para rever realmente os nossos valores e refletir naquilo que realmente tem valor na nossa vida:) Deus abençõe!

  • Paulina

    Ótimo post!!
    Acho que devíamos refletir sobre isso dia e noite!!
    Amém!

  • Alyne

    Adorei muito tudo que você escreveu :).

  • Fabio Barbosa

    Samuel embora muitas pessoas dentro da igreja em geral tem abdicado dos valores Cristão,eu quero vencer essa sujeira que o mundo nos impõe,que a mídia dita,até mesmo igrejas tem se deixado levar por falsos ensinamentos e doutrinas,mas este é fim dos tempos e eu quero permanecer firme em minha confissão.VALEU PELO POST DEUS TE ABENÇOE!

  • Excelente texto, como nosso Deus é maravilhoso, esse texto me faz lembrar algumas situações próximas, amigos(as) que foram tragados pelas vaidades deste mundo e se desconectaram totalmente de Deus e o pior é que a forma como procedem parecem que nunca conheceram a Deus, é um assunto muito serio, as pessoas precisam enxergar como estamos deixando de lado valores que perpetuaram por toda vida por coisas que so causam ruína. Parabéns ao NMM, que Deus abençoe cada vez mais

  • DEUS FALOU MIUITO COMIGO, SEI QUE SE FORMOS FIEL A DEUS ATÉ O FIM ELE VAI NOS ABENÇÕAR OBRIGADA POR VC DEIXAR DEUS TE USAR GRANDE ABRAÇO DÉBORA RECIFE PE.

SOBRE NÓS

O ministério Não Morda a Maçã está há 9 anos a serviço do Reino para inspirar adolescentes e jovens a conhecer Jesus através da leitura e revelação da palavra de Deus. Continue lendo

SE INSCREVA EM NOSSO CANAL