#PerdãoQueCura – Parte 1

Paz galera, tudo bem?

O assunto do post de hoje é fundamental na vida de qualquer pessoa, cristã ou não: perdão, perdoar e ser perdoado! Isso porque muitas pesquisas apontam que pessoas que guardam mágoas, ressentimentos e não perdoam geram doenças físicas como gastrite, úlceras, dores de cabeça, insônia e também doenças na alma como a depressão.

Só por ser um vilão contra nossa saúde a falta de perdão já seria argumento suficiente para continuar este post, mas quero acrescentar outro: perdoar é uma obrigação de qualquer cristão (Mt 11: 25 e Mt 18:21-22), não fazendo isso estamos pecando e causando mal a nós mesmos. Além de que a falta de perdão bloqueia as promessas de Deus em nossas vidas (Mt 5:23-24).

perdoar 1_530x350

Então no post de hoje quero te ajudar a esclarecer este assunto e te incentivar que você perdoa quem tenha te ofendido, não importando como foi a ofensa, você pode (e deve) perdoar! Então que o Espírito Santo ministre em seu coração a partir de agora! Oro por isso!!!

Sem frescura: perdão não é um sentimento, é uma decisão!

Sim! Ao contrário do que muitos acham, perdoar é uma decisão racional e não um sentimento, como as pessoas acham que é.

Daí você pode perguntar: como assim não é um sentimento?

Eu te respondo: não devemos esperar “sentir” para perdoar, porque quando sofremos algo que nos machuca o que sentimos é dor, mágoa, tristeza e, por si só, estes sentimentos não saem do nosso coração nos impedindo de sentir vontade de perdoar quem nos ofendeu, então raramente conseguiríamos sentir a leveza para perdão.

Então como devo perdoar?

Podemos partir do princípio de que perdoar é um mandamento de Jesus, se é um mandamento logo me demanda uma decisão racional para obedecer. Ou seja, quando sou ofendido eu devo decidir perdoar a ofensa e então pedir para o Espírito Santo libere meu coração dos sentimentos ruins causados pela ofensor. Sim, o Espírito Santo tem um papel fundamental nesse processo, é Ele quem irá “limpar” nosso coração das coisas ruins, mas antes nós temos de dar o primeiro passo e decidir perdoar e pedir pra Ele nos limpar e curar, lembre-se, Ele é um cavalheiro e não irá atuar em nada se não dermos lugar e autorização para que Ele nos ajude.

Entende?

Quanto mais rápido decidirmos perdoar quem nos ofendeu mais rápido ficaremos livres das consequências ruins da falta de perdão.

Davi é um grande exemplo para nós neste assunto. A Palavra diz que Davi era o “homem segundo o coração de Deus”, mas se pararmos pra pensar vemos que Davi cometeu muitos pecados, até matar e adulterar ele fez, e mesmo assim ele foi chamado assim. Porque será???

A resposta é porque Davi era extremamente rápido em reconhecer seus erros e pedir perdão/perdoar. Logo após o pecado com Bate Seba, quando Natã veio repreendê-lo, Davi logo reconheceu que errou e foi perdoado por Deus (II Samuel 11 e 12).

Então se você foi o fendido em alguma situação decida perdoar o ofensor o quanto antes, o Espírito Santo te ajudará a sentir a cura.

Se você foi o ofensor não demore a procurar a pessoa e pedir perdão, e quando o fizer não se justifique, apenas reconheça o erro e se arrependa, orem juntos e Deus irá curar os dois!

Uma vez que perdoei ou fui perdoado a ofensa nunca, NUNCA mais deverá ser lembrada ou mencionada ou trazida à tona numa briga ou qualquer situação! Quando somos perdoador por Deus a palavra diz que Ele não se lembra mais das nossas ofensas, então como filhos e imitadores dEle, devemos fazer o mesmo.

Querido(a),

Sei muito bem o quão difícil é praticar o que escrevi, mas creia, também já fui ofendido, sofri injustiças, até sofri traição, não da minha excelente esposa, mas de uma outra garota com a qual quase namorei antes da minha esposa. E quer saber uma coisa? Doeu o coração, fiquei chateado e me senti mal, mas quando decidi perdoar os sentimentos ruins foram embora e hoje, graças a Deus, meu coração é livre de ressentimentos!

Você pode ter passado por traições, injustiças, falsas acusações, manipulações, acidentes, pode ter perdido coisas importantes, pode ter sido usado(a)… E tudo isso pode ter gerado mágoa, tristeza, raiva, ira e até ter te deixado amargurado, que é o pior estado que uma pessoa possa se encontrar neste sentido.

Mas creia, ainda assim você pode ser curado(a) se decidir perdoar! Lembre-se: Deus tem tanta coisa boa para você então porque você está escolhendo guardar tanto lixo? Não vale a pena ficar magoado, ressentido, machucado, irado, amargurado, não vale a pena, isso só irá te trazer mais dor e sofrimento como falei no começo do post. Por isso decida hoje mesmo, isso, agora, sem frescura, a perdoar quem te ofendeu! Deus sempre nos perdoa quando fazemos nossas bobagens e Ele nos perdoa na hora que pedimos, então porque você não pode liberar o perdão para quem te ofendeu agora????

Deus não fica nos acusando dos nossos erros, Ele não fica nos “jogando na cara” o que fizemos de errado depois que nos perdoou. Então, façamos como Ele faz: perdoar na hora e nunca mais mencionar aquilo!

Prática:

Separe um tempo sozinho(a)  e pense nas pessoas que te ofenderam que você ainda precisa perdoar. Depois ore liberando perdão para cada uma delas, se você quiser orar em voz alta faça porque isso ajudará a afirmar mais sua decisão de perdoar do que apenas pensar. Peça para Deus te ajudar a enxergar estas pessoas como Ele vê e depois peça para o Espírito Santo te ajudar a liberar seu coração dos sentimentos ruins!

Reconcilie-se com quem te ofendeu ou com quem você ofendeu, mesmo que a pessoa não queira/aceite seu perdão, Deus está seu desejo de se libertar e seu arrependimento, você estará livre! E se a outra pessoa não quiser mande este post pra ela, ok?

Oro pra que Deus continue nos dando um coração como o dEle e que Ele nos ajude a enxergar as pessoas como Ele vê, com olhar de compaixão e de amor que encobre uma multidão de erros.

images_530x350

Semana que vem, se Deus quiser, falaremos do auto perdão, ou seja, perdoando a você mesmo!

Deus abençoe poderosamente! Estamos juntos na caminhada e o objetivo é a Eternidade com Cristo!!!! Amém?!

Obs: o estudo foi inspirado na aula de “Perdão” do curso “Casados para Sempre”

Com amor,
Samuel Oliveira
Meu Facebook: Samuel Oliveira
Meu Twitter: @samu_oliveira
Meu Instagram: @samu_oliveira

Por | 2017-11-14T07:16:53+00:00 sábado, 7 de outubro de 2017|Cristianismo, Meu Futuro, Principal|22 Comentários

Sobre o Autor:

Casado e muito bem casado, graças a Deus, gosto de fazer planejamentos, escrever sobre temas relacionados à nossa vocação como indivíduos e como Corpo, porque temos sim um propósito de vida e Deus espera que nós possamos descobrir e viver completamente o que Ele planejou! Estamos juntos nessa busca!!!!

SOBRE NÓS

O ministério Não Morda a Maçã está há 9 anos a serviço do Reino para inspirar adolescentes e jovens a conhecer Jesus através da leitura e revelação da palavra de Deus. Continue lendo

SE INSCREVA EM NOSSO CANAL