SOBRE NÓS

O ministério Não Morda a Maçã está há 9 anos a serviço do Reino para inspirar adolescentes e jovens a conhecer Jesus através da leitura e revelação da palavra de Deus. Continue lendo

SE INSCREVA EM NOSSO CANAL

#PerdãoQueCura – Parte 1

Paz galera, tudo bem?

O assunto do post de hoje é fundamental na vida de qualquer pessoa, cristã ou não: perdão, perdoar e ser perdoado! Isso porque muitas pesquisas apontam que pessoas que guardam mágoas, ressentimentos e não perdoam geram doenças físicas como gastrite, úlceras, dores de cabeça, insônia e também doenças na alma como a depressão.

Só por ser um vilão contra nossa saúde a falta de perdão já seria argumento suficiente para continuar este post, mas quero acrescentar outro: perdoar é uma obrigação de qualquer cristão (Mt 11: 25 e Mt 18:21-22), não fazendo isso estamos pecando e causando mal a nós mesmos. Além de que a falta de perdão bloqueia as promessas de Deus em nossas vidas (Mt 5:23-24).

perdoar 1_530x350

Então no post de hoje quero te ajudar a esclarecer este assunto e te incentivar que você perdoa quem tenha te ofendido, não importando como foi a ofensa, você pode (e deve) perdoar! Então que o Espírito Santo ministre em seu coração a partir de agora! Oro por isso!!!

Sem frescura: perdão não é um sentimento, é uma decisão!

Sim! Ao contrário do que muitos acham, perdoar é uma decisão racional e não um sentimento, como as pessoas acham que é.

Daí você pode perguntar: como assim não é um sentimento?

Eu te respondo: não devemos esperar “sentir” para perdoar, porque quando sofremos algo que nos machuca o que sentimos é dor, mágoa, tristeza e, por si só, estes sentimentos não saem do nosso coração nos impedindo de sentir vontade de perdoar quem nos ofendeu, então raramente conseguiríamos sentir a leveza para perdão.

Então como devo perdoar?

Podemos partir do princípio de que perdoar é um mandamento de Jesus, se é um mandamento logo me demanda uma decisão racional para obedecer. Ou seja, quando sou ofendido eu devo decidir perdoar a ofensa e então pedir para o Espírito Santo libere meu coração dos sentimentos ruins causados pela ofensor. Sim, o Espírito Santo tem um papel fundamental nesse processo, é Ele quem irá “limpar” nosso coração das coisas ruins, mas antes nós temos de dar o primeiro passo e decidir perdoar e pedir pra Ele nos limpar e curar, lembre-se, Ele é um cavalheiro e não irá atuar em nada se não dermos lugar e autorização para que Ele nos ajude.

Entende?

Quanto mais rápido decidirmos perdoar quem nos ofendeu mais rápido ficaremos livres das consequências ruins da falta de perdão.

Davi é um grande exemplo para nós neste assunto. A Palavra diz que Davi era o “homem segundo o coração de Deus”, mas se pararmos pra pensar vemos que Davi cometeu muitos pecados, até matar e adulterar ele fez, e mesmo assim ele foi chamado assim. Porque será???

A resposta é porque Davi era extremamente rápido em reconhecer seus erros e pedir perdão/perdoar. Logo após o pecado com Bate Seba, quando Natã veio repreendê-lo, Davi logo reconheceu que errou e foi perdoado por Deus (II Samuel 11 e 12).

Então se você foi o fendido em alguma situação decida perdoar o ofensor o quanto antes, o Espírito Santo te ajudará a sentir a cura.

Se você foi o ofensor não demore a procurar a pessoa e pedir perdão, e quando o fizer não se justifique, apenas reconheça o erro e se arrependa, orem juntos e Deus irá curar os dois!

Uma vez que perdoei ou fui perdoado a ofensa nunca, NUNCA mais deverá ser lembrada ou mencionada ou trazida à tona numa briga ou qualquer situação! Quando somos perdoador por Deus a palavra diz que Ele não se lembra mais das nossas ofensas, então como filhos e imitadores dEle, devemos fazer o mesmo.

Querido(a),

Sei muito bem o quão difícil é praticar o que escrevi, mas creia, também já fui ofendido, sofri injustiças, até sofri traição, não da minha excelente esposa, mas de uma outra garota com a qual quase namorei antes da minha esposa. E quer saber uma coisa? Doeu o coração, fiquei chateado e me senti mal, mas quando decidi perdoar os sentimentos ruins foram embora e hoje, graças a Deus, meu coração é livre de ressentimentos!

Você pode ter passado por traições, injustiças, falsas acusações, manipulações, acidentes, pode ter perdido coisas importantes, pode ter sido usado(a)… E tudo isso pode ter gerado mágoa, tristeza, raiva, ira e até ter te deixado amargurado, que é o pior estado que uma pessoa possa se encontrar neste sentido.

Mas creia, ainda assim você pode ser curado(a) se decidir perdoar! Lembre-se: Deus tem tanta coisa boa para você então porque você está escolhendo guardar tanto lixo? Não vale a pena ficar magoado, ressentido, machucado, irado, amargurado, não vale a pena, isso só irá te trazer mais dor e sofrimento como falei no começo do post. Por isso decida hoje mesmo, isso, agora, sem frescura, a perdoar quem te ofendeu! Deus sempre nos perdoa quando fazemos nossas bobagens e Ele nos perdoa na hora que pedimos, então porque você não pode liberar o perdão para quem te ofendeu agora????

Deus não fica nos acusando dos nossos erros, Ele não fica nos “jogando na cara” o que fizemos de errado depois que nos perdoou. Então, façamos como Ele faz: perdoar na hora e nunca mais mencionar aquilo!

Prática:

Separe um tempo sozinho(a)  e pense nas pessoas que te ofenderam que você ainda precisa perdoar. Depois ore liberando perdão para cada uma delas, se você quiser orar em voz alta faça porque isso ajudará a afirmar mais sua decisão de perdoar do que apenas pensar. Peça para Deus te ajudar a enxergar estas pessoas como Ele vê e depois peça para o Espírito Santo te ajudar a liberar seu coração dos sentimentos ruins!

Reconcilie-se com quem te ofendeu ou com quem você ofendeu, mesmo que a pessoa não queira/aceite seu perdão, Deus está seu desejo de se libertar e seu arrependimento, você estará livre! E se a outra pessoa não quiser mande este post pra ela, ok?

Oro pra que Deus continue nos dando um coração como o dEle e que Ele nos ajude a enxergar as pessoas como Ele vê, com olhar de compaixão e de amor que encobre uma multidão de erros.

images_530x350

Semana que vem, se Deus quiser, falaremos do auto perdão, ou seja, perdoando a você mesmo!

Deus abençoe poderosamente! Estamos juntos na caminhada e o objetivo é a Eternidade com Cristo!!!! Amém?!

Obs: o estudo foi inspirado na aula de “Perdão” do curso “Casados para Sempre”

Com amor,
Samuel Oliveira
Meu Facebook: Samuel Oliveira
Meu Twitter: @samu_oliveira
Meu Instagram: @samu_oliveira

Por | 2017-10-07T12:00:35+00:00 sábado, 7 de outubro de 2017|Cristianismo, Meu Futuro, Principal|22 Comentários

Sobre o Autor:

Casado e muito bem casado, graças a Deus, gosto de fazer planejamentos, escrever sobre temas relacionados à nossa vocação como indivíduos e como Corpo, porque temos sim um propósito de vida e Deus espera que nós possamos descobrir e viver completamente o que Ele planejou! Estamos juntos nessa busca!!!!
  • Jully

    Era tudo o que eu precisava ler!!
    -.-

  • Carol

    Ok samuel.. mas tu podes sanar uma dúvida?
    Na verdade são duas, e vou tentar ser breve.
    Eu tive um relacionamento que agora acabou, e eu pequei contra Deus, ok? Eu já tava realmente com o coração pesado e me sentindo bloqueada quanto às coisas de Deus, então falei com minha líder, confessei, pedi perdão, oramos juntas e tudo mudou… Isso deve voltar à tona quando eu tiver um novo relacionamento? Eu devo expor esse meu erro pra alguém que eu espero que seja meu futuro marido?Ou pelo fato de eu ter confessado, pode ficar esquecido?
    E a segunda pergunta é: E quando pedimos perdão e não somo perdoados? como agir?
    Com o término desse meu relacionamento, cheguei pro meu ex-namorado e pedi perdão, ele disse que me perdoava mas ainda continua tendo atitudes que mostram que ele não me perdoou e que quer de alguma forma me ferir entende? Como fazer pra que isso mude? Só depende dele agora? E se só depender dele vou ter que ficar até a hora que ele quiser aturando esse tipo de atitude?
    Tentei ser breve, aguardo retorno! 😉

    • Samuel Oliveira

      Olá Carol tudo bom?
      Eu iria entrar neste assunto no post, mas só a “teoria” do perdão e perdoar já ficou bem extensa, então não entrei, mas vamos lá, espero te ajudar. Acho legal você levar as respostas pra sua líder e conversar/orar com ela sobre, ok?
      Você confessou seu pecado a Deus e a Bíblia diz que quando fazemos isso Ele não se lembra mais e. Certo? Mas nós lembramos, porque foi uma experiência que gerou uma emoção, então uma memória é gerada no cérebro e é meio difícil (ou quase impossível) de esquecer. Você já se perdoou por ter errado? Se não, recomendo fazê-lo. Quanto ao seu futuro relacionamento, a decisão é sua de contar sua história de vida ou não e a decisão é dele de te aceitar da forma como você é e com a bagagem que você tem. Em geral, quando há relação sexual pré casamento é recomendado fazer quebra de vínculo antes de entrar no casamento. A atitude mais legal do seu futuro e sua também seria: “hey, nosso passado não interessa mais, vamos escrever uma nova história daqui pra frente!” Entende???
      Sobre a 2a, não é porque você pediu perdão que alguém tem a obrigação de te perdoar, na verdade teria sim, mas nem todos tomam essa decisão. O que quero dizer é, você fez a sua parte, se arrependeu e procurou pedir perdão, se a outra pessoa não quis aceitar você já não tem mais parte nisso. E outra coisa, a pessoa pode genuinamente te perdoar mas mesmo assim não querer mais amizade nem relacionamento com você. Neste caso, a pessoa te perdoou, cumpriu o papel dela, mas isso não significa que ela tem de continuar convivendo com você, ela pode perdoar sinceramente e escolher se afastar, isso se aplica a namoros e amizades, casamento é outra história.
      Ok?
      Conversa com sua líder… ninguém melhor que ela que te conhece pra ajudar!

      Abração
      Samuel

      • Keila

        Samuel, como assim uma “quebra de vínculo antes de entrar no casamento”?

        • Samuel Oliveira

          Oi Keila,
          A relação sexual, não é apenas natural, mas tem um significado espiritual e neste sentido ela gera uma aliança de sangue com a pessoa com a qual praticamos, isso porque pequeninos vasos sanguíneos se estouram quando temos relação sexual, é imperceptível, mas acontece. Agora pense assim, se tivermos alguma relação antes de casar teremos com a epssoa uma aliança, daí quando encontrarmos a pessoa com a qual realmente casaremos estaremos “presos” à antiga aliança anterior. Por isso a quebra de vínculos, que é oramos com um líder/pastor nos arrependendo da aliança e pedindo apra Deus nos liberar dela para que possamos entrar no casamento livres.
          Este é um concetio tão forte que na Bíblia vemos alguns exemplos de alianças feitas e as consequências dela, Josué se aliançou com um povo que não era para ter se aliançado. Saul fez a mesma coisa e anos depois, em ambos os casos, os detentores das alianças vieram reclamá-la e trouxeram consequ~encias ruins para o povo.
          Por isso é necessário ter cautela com quem nos aliançamos.

          ok?
          Abraços

          • Keila

            Entendi, obrigada por responder.
            Deus abençoe!

  • Deus fala fortemente neste post, muito bom estar sempre de olho no que vocês postam, pois os post’s me edifica espiritualmente.

  • Priscila

    A paz de Deus!
    Otima ministracao Samuel. Passei por essa situacao recentemente, fui ofendida e ofendi. Mas dou gracas a Deus porque atraves da forca Dele eu consegui pedir perdao, porque se fosse pelo meu sentimento eu nao teria pedido. Mas Deus falava claramente que eu devia pedir perdao, nao pela pessoa, mas por ele e por mim. Entao foi o que eu fiz, perdoei.
    Interessante que na semana em que comecei a sentir que deveria pedir perdao, estava lendo um livro e chegou em uma parte que falava de perdao. Exatamente o que voce falu no post, perdao e decisao, nao sentimento e outra coisa que falou profundamente comigo atraves do livro foi a frase: “perdoar nao e concorda com o que a pessoa fez”.
    Deus abencoe!

  • Pedro Guilherme

    cara, como Deus é bom, tou sem palavras!!! precisava muito ouvir isso!!! que Deus continue te usando Samuel!!

  • Eder Lima

    A paz meu irmão,

    Parabéns pelo post, muito edificante.
    Gostaria de uma opinião sua: tenho sofrido com ataques de uma pessoa que manda sms com ofensas e isso sem eu ter feito absolutamente nada contra ela. Já tentei ligar pra essa pessoa pra tirar a historia a limpo, mas ela não atende. E acho que por sms não dá, pois não gosto de resolver as coisas dessa forma. E o pior é que esta pessoa mora em outro estado e não tem como eu vê-la pessoalmente pra resolver isso. Resumindo: estou disposto a perdoar e esquecer tudo, mas a pessoa não para de me ofender. Que faço? Ajude-me…

  • D

    Estou em uma situação meio conflituosa comigo mesmo.
    Tive um relacionamento as escondidas na minha igreja, em meu pensamento estava certo pois esperava a hora certa de revelar a todos, porém com o tempo vi que estava me afundando em um pecado e larguei isso. Meses após conheci uma moça lá, começamos a namorar, isso tudo nas conformidades, mas devido a alguns problemas (não eram brigas, e sim a falta de tempo que cada um estava sendo submisso) terminamos, porém, estamos prestes a voltar pelo jeito. Amo muito essa pessoa, mas uma vez ela me perguntou se era veridico o meu relacionamento anterior, se de fato ocorreu ou era boato… tremi, e neguei tudo. Esses dias o Espirito Santo ministrou em meu coração por meio de uma pregação, decidi que chegasse ao ponto de voltar o meu namoro, iria contar tudo, não quero começar nada sujo. O problema é que uma pequena parte de mim insiste em ficar com medo de não receber o perdão dessa pessoa que tanto amo, porém, acho melhor agradar ao Pai… Nesse caso devo contar tudo? Fui ministrado claramente, sei a resposta e vou fazer isso pra agradar ao meu Deus, só queria mesmo um comentário seu sobre.

    • Samuel Oliveira

      Olá D, tudo bom?

      Olha não sei se entendi bem a situação, mas pelo o que vi voc~e já tem a sua própria resposta. O que posso dizer é que sempre vale a pena pedir perdão e se perdoar, sempre. Por mais que doa, é libertador! Quanto ao namoro, aqui no blog temos vários estudos para manter um relacionamento puro, você pode dar uma olhada… Uma das bases do relacionamento é a confiança e é conquistada, não imposta.

      Ok?

      Abraços

  • Paula

    A paz, irmão Samuel. Olha, minha história é bastante complicada, mas queria me abrir e decidir falar isto aqui. Eu tive um relacionamento de muitos anos com um rapaz, nós ainda estávamos na igreja qnd caímos, só que depois ele começou a mudar comigo, e quase entro em depressão por conta dessa situação, mas Deua me deu graça e pude me libertar do sentimento q sentia por ele. Pra resumir, eu me arrependi pelo que fiz, pedi perdão a Deus, mas ainda existe um peso, uma dor no meu coração, pois n confessei ao pastor da minha igreja, o que eu devo fazer? Eu n tenho coragem de me abrir pra ninguém. Mas eu sinto q preciso confessar meu erro, mas o meu medo é de meus pais me olharem de forma indiferente, pois sempre fui uma boa filha, mas deixei minha carne falar mais alto. E tenho medo do q as pessoas pensem e mim. :(( .. por favor, eu n sei o que fazer, e estou desesperada.

    • Samuel Oliveira

      OI Paula, tudo bom?
      em primeiro lugar, parabéns pela iniciativa de compartilhar isso conosco! Não deve ter sido fácil, mas você fez.
      Em segundo lugar, todos nós estamos propensos a cair enquanto namoramos, para Deus este pecado não é diferente de mentira, roubar, ou qualquer outro pecado porque é pecado. Porém as consequências de cada um é diferente sim, você está vivendo isso agora. Mas recomendo fortemente você se abrir com algum líder de confiança em sua igreja, conversar, pedir perdão e orar pra inclusive liberar a outra pessoa. Não tenha medo, todos pecamos, todos, não importa se somos líderes ou não, todos temos pecado e mesmoa ssim Deus nos ama. A Igreja não deve ser lugar onde as pessoas julgam, mas deve ser lugar onde as pessoas amam e acolhem quando precisamos! Fale também com seus pais, creio que eles entenderãosua situação e não deixarão de te amar só por você ter se descuidado um pouco.

      Ok?
      Deus abençoe você e te traga forças pra continuar!

      Abraços

  • A

    Muito bom o post, se aplica muito a minha vida no momento.
    Namorei há muitos anos um rapaz da igreja, só que devido alguns conflitos constantes decidimos terminar. Logo depois que terminamos descobri que ele me traía e mentia pra mim. Bom, ele me pediu perdão e eu quero muito perdoá-lo porque sei que é o certo a fazer. Tenho orado em relação a isso, mas quando parece que está ficando tudo bem, fico sabendo de alguma coisa que ele fez e aí vem todos os sentimentos ruins de volta.
    Não estou sabendo lidar com isso, eu já decidi perdoá-lo, mas sei que virão muitas descobertas desagradáveis…Penso que se perdoá-lo e ficar magoada de novo quando souber de mais alguma coisa, não seria um perdão sincero.
    Então pedi que ele me contasse toda a verdade para eu não ficar me machucando aos poucos. Não sei se fiz certo, ele disse que irá me contar, mas que ainda não está preparado pra isso…
    Gostaria de uma opinião em relação a isso.
    Aguardo um retorno. Obrigada e que Deus continue te usando 🙂

  • ali

    Muito bom ler estas palavras…realmente é muito difícil perdoar,mas é bom, é maravilhoso, pois nos liberta. Já tive que perdoar em várias situações, até mesmo meu pai, o que foi muito difícil, mas Deus me capacitou.
    Só que agora estou passando por coisas q preciso perdoar e ser perdoada… Quero perdoar, até porque amo esse irmão em Cristo, mas o difícil é pq eu quis ter uma conversa com ele mas ele recusou… e não so ele foi ofendido,mas até vejo que eu fui muito mais e mesmo assim eu que estou buscando reconciliação… fica difícil, pedi paz a Deus pois eu corri atras e ele não quis, mas gostaria muito tentar pelo menos esclarecer as coisas, pois sofro muito com isso e mais ainda com a quebra de comunhão… 🙁

    • Samuel Oliveira

      Fala brother, tudo bom?
      Dificil essa situação hein… As vezes precisamos “preparar a terra” antes de plantar alguma coisa, isto é, existem situações em que precisamos orar pedindo a Deus que quebrante e amoleça o coração antes de fazer o que precisamos. Se mesmo assim não der certo, fique com sua consciência tranquila pois você, mesmo tendo ofendido, se arrependeu e procurou perdão mas a pessoa não quis, já não é problema seu.

      Abração e Deus abençoe aí!

  • …..

    Oi Paz, tudo bem? Gostaria de perguntar algo, fui ofendida por uma pessoa e ofendi essa pessoa também, agora me sinto mal,porem perdi o contato com ela pra pedir perdão, eu liberei o perdão para ela, mas gostaria de pedir perdão a ela!

  • Lu

    Olá, Samuel! Tudo bem?
    Li seu post, mas continuo sem saber exatamente o que fazer. Há alguns meses, uma pessoa que eu considerava minha amiga, somos da mesma igreja, fizemos curso Mulher Única juntas, etc, se interessou pelo meu namorado, investiu pesado (enquanto isso, negava pra mim que tinha interesse nele e se dizia minha amiga) e nisso, ele ficou mexido e terminou nosso namoro de três anos e passou a orar com ela. Eles não chegaram a namorar, não tiveram nada, mas tudo isso me gerou uma mágoa muito grande dos dois. Meses depois, ele se arrependeu, viu que não era o que ele queria, tentou/tenta me reconquistar, pediu perdão pela atitude que tomou, se afastou dela e hoje, estamos juntos de novo, eu o perdoei, porque vi nele um arrependimento verdadeiro. Mas não consigo perdoar ela, ficar bem e esquecer tudo. Ela canta na igreja, e toda vez que isso acontece eu sinto um incômodo muito grande, vontade de chorar, tristeza, etc. até saio até o louvor acabar, pra evitar chorar. Ouvi muitas pregações sobre perdão e tento perdoar ela, até pedi perdão pra ela, por sentir isso, mas não vi um reconhecimento da parte dela por ter agido como agiu comigo e nem um arrependimento. Ela não se arrepende e não falou nada sobre tudo que aconteceu comigo. Quero muito me livrar dessa mágoa, tudo que me entristece em relação a isso. Oro muito pedindo que Deus tire toda mágoa e me ajude a perdoar, mas já tem mais de 5 meses que tudo aconteceu. Não sei o que mais posso fazer 🙁 help

    • Samuel Oliveira

      Oi Lú, tudo bom mana?

      Olha vivi uma situação parecida mas no sentido de sofrer com uma pessoa (amigo), de lutar por ele várias vezes e não o ver se aplicando para mudar. Sofri muito, até fiquei noites sem dormir porque a pessoa era muito importante pra mim, orei, conversei e nada de mudanças. Até que entendi que deveria sim perdoar – o fiz – mas também deveria aprender a lidar com a situação de maneira madura, isso porque continuo vendo a pessoa e estando nos lugares que ele está. O que fiz então foi apredner a tratar cordialmente e ponto, nada além disso. Zerei todas as expectativas, me afastei e passei a controlar mais o coração, dormir melhor rsrs. Tem funcionado. Não tenho nada contra mais, mas também não me envolvo além do necessário, quem sabe um dia voltamos a amizade de antes, mas por ora é isso.

      Bom, creio que você fez sua parte perdoar, até pedir perdão, e buscar estar bem com a pessoa. Porém, como comigo, a pessoa não deu retorno ao que você esperava e isso te frustra – como me frustrou também. Entendo que perdoar significa liberar e, na medida do possível, esquecer o ocorrido, mas não significa necessariamente continuar amigo da pessoa, continuar próximo da pessoa, entende? Então você pode treinar seu coração a tentar deixar isso de lado e seguir em frente, conhecer novas pessoas, se relacionar com gente diferente, sua parte aparentemente está feita então tente amadurecer seu coração para deixar isso pra trás totalmente. Não é fácil e pode não ser a forma certa pra você, mas tenho que te falar do que vivo e isso tem dado certo até agora comigo.

      Ok?

      Abração e Deus abençoe!

  • Diego

    Fala Samuel, eu sei que o post é um pouco antigo, mas eu gostaria muito que você me ajudasse nessa amigo. Eu venho enfrentando muitos dilemas, situações que não so tem roubado a minha paz espiritual, como tbm gerado sequelas físicas, como cansaço, irritação, etc., por falta de liberar o perdão cara. E eu vou falar rasgado, não aguento mais essa situacao. Mas quando em oro a Deus pedindo pra me ajudar a liberar perdão, para que eu possa seguir a minha vida, absolutamente tudo se levanta contra. Em minha mente passa um filme de tudo que essas pessoas fizeram comigo, todo o mal, que ainda fazem, deliberadamente. A raiva que eu sinto é tão grande que a vontade é enfiar a porrada, mas Deus até hoje não me deixou chegar à esse ponto. Enfim, eu fico imaginando, que mesmo que eu libere perdão, o mal continuará sendo feito contra mim e minha família e isso eu não posso aceitar.