#Meditando

Ooooooooooooooooooi!

Bem-vindos ou bem vindos hahah a mais uma terça em que teremos o privilégio de meditar juntos a respeito da palavra de Deus.

O versículo de hoje é:

“E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus”. Romanos 12:2

Outro clássico!

#Quemnunca olhou pra esse versículo com esperança de que tal como o que fala que “a paz de Deus seja o árbitro do seu coração”(Colossenses 3:15), esse aqui fosse um norte para dizer “se não for bom, perfeito e agradável” não é da vontade de Deus? A gente parece precisar de uma forma. Precisamos ter algo pra dizer: não encaixou aqui, então não é. Ter um parâmetro é importante, mas classificar como bom, perfeito e agradável pra daí dizer que é de Deus pode ser arriscado.

CALMA JOVEM

O que diz antes do bom, perfeito e agradável? Não sejam conformados com esse mundo

Isso significa dizer que o padrão para dizer que algo é bom, perfeito ou agradável não pode ser o do mundo. Se for, você está conformado (vivendo de acordo com o mundo) a ele.

O que o mundo diz que é bom?

Dicionário: Que é como deve ser ou como convém que seja; Seguro, sólido; Regular, normal; Adequado;

Classificações aleatórias: algo que nos faça sentir bem; que seja agradável aos olhos; que tenha qualidade; etc.

Só nessas primeiras linhas já dá pra lembrar de uma porção de histórias bíblicas em que a proposta de Deus para seus filhos passava bem longe desses adjetivos.

Pergunte a Paulo se quando avisaram que o que esperava por ele nas próximas viagens era apenas perseguição, prisões e açoites se isso lhe pareceu seguro…

Pergunte ao profeta que precisou caminhar um longo período pra enterrar um cinto se isso lhe parecia normal…

Pergunte a Oséias se casar com uma prostituta era algo considerado adequado…

O que o mundo diz que é perfeito?

Dicionário: Sem defeito; notável; que não deixa dúvidas; primoroso;

Classificações aleatórias: onde não existem problemas ou dúvidas;

A bíblia está cheia de pessoas e situações cheias de defeitos para mostrar que esse plano sem rusgas não existe.

O que o mundo diz que é agradável?

Dicionário: que agrada; que satisfaz;

Classificações aleatórias: que faz com que eu me sinta bem; que me mantem na minha zona de conforto e segurança; que afirma minhas qualidades;

Tudo o que vejo na bíblia é renúncia, atrás de renúncia. Um convite atrás do outro pra deixar o lugar de segurança e se lançar na incerteza mais segura que já existiu: o viver pela fé.

Quando pensei nesse versículo, a cena que parecia piscar como flashes em minha mente, era a do Filho de Deus pregado numa cruz. Essa era a vontade de Deus! Esse é o melhor de Deus pra nós! Isso Lhe pareceu BOM, PERFEITO E AGRADÁVEL. Quando Ele fitou os olhos na reconciliação que tal ato promoveria… ah como isso foi bom! Como isso e somente isso poderia cumprir de forma perfeita o plano de redenção. Oh como será agradável celebrar na companhia de todos os seus filhos o dia da segunda vinda!

Esse texto não é um convite pessimista pra que você não sonhe ou para que pense que Deus não deseja que você tenha alegria e felicidade na terra. Mas pra que você perceba o quão contaminados com o padrão do mundo estamos e o quanto isso implica em nosso descontentamento com Deus e Sua vontade. Porque se usássemos as lentes Dele, mesmo os dias pesados não iriam parecer ruins, pois carregariam significado e propósitos eternos.

É um convite pra lembrar que o foco não somos nós e o nosso bem estar. O foco é Ele e sempre será. Se andarmos em obediência, sim, veremos o Senhor fazendo grandes coisas em nosso meio. Mas lembremos também que as grandes coisas, e as respostas, não necessariamente serão aquelas que queremos ouvir, mas as que precisamos. Ele nos ama tanto que jamais nos daria tudo que pedimos ou merecemos.

Como saber então qual é a vontade de Deus e poder se alegrar com ela?

“mas transformai-vos pela renovação da vossa mente…”

Nossa oração precisa ser que Ele nos ensine a pensar como Ele pensa. Enxergar como Ele enxerga. Sonhar como Ele sonha.

Para termos nossas mentes transformadas precisamos mergulhar profundamente na palavra de Deus. Precisamos dedicar tempo para ter relacionamento com Ele. Precisamos orar, orar e orar. Assim se um de nós tiver convites para viagens que prometem prisões e perseguições, nosso coração poderá se alegrar, honrado com o privilégio de sofrer por amor a Cristo. Sim…isso está disponível pra nós também! Paulo, e todos os demais não eram super homens que dotados de poderes especiais tornaram-se inabaláveis e, portanto, seguros de passar pelas dificuldades sorrindo. Eles eram como nós. Sujeitos as mesmas coisas. Desejaram fugir. Desejaram passar o cálice, se fosse possível… mas por entenderem a perspectiva de Deus pra cada uma das circunstâncias e ter esse parâmetro, ousaram dizer: sim! Eu irei.

É possível que em algumas situações as circunstâncias sejam tranquilas e isso gere paz em seu coração. Mas minha oração é pra que você encontre essa mesma paz, beleza e perfeição, quando as circunstâncias parecerem confusas e doloridas. Que você busque a vontade Dele pra que sua vida se conforme ao que Ele quer e não o contrário.

Pra fechar, deixo um trecho do livro “Discipulado” de Dietrich Bonhoeffer:

“Sofrimento e rejeição são os sentimentos que expressam, em suma, a crucificação de Jesus. Morrer na cruz significa sofrer e morrer como rejeitado, proscrito. É necessário que Jesus sofra e seja rejeitado por força do imperativo divino. Qualquer tentativa de impedir o que deve ser feito é satânica, mesmo a tentativa que provém do círculo de discípulos, ou exatamente porque daí provém, pois é um esforço para impedir Cristo de tornar-se Cristo.(…) O protesto de Pedro revela a relutância em ser enviado para o sofrimento. Foi assim que Satanás entrou na Igreja, ele que almeja vê-la livre da cruz de seu Senhor.”

A alegria, a satisfação, o amor são necessários, mas também o são o luto, o sofrimento e dúvida. Tudo isso coopera para o nosso bem e tudo isso é bom, perfeito e agradável aos olhos Dele e, portanto, também deve ser aos nossos.

Deus abençoe vocês!

#Atéterça

😉

Por | 2018-02-16T07:58:25+00:00 terça-feira, 13 de Fevereiro de 2018|Devocional, Vida Cristã|0 Comentários

Sobre o Autor:

Crente das empolgadas, que pretende sim dominar o mundo (por que não?). Apaixonada por escrever, ler, dançar e cuidar de gente. Moro com meus pais, tenho uma irmã que é quase minha gêmea e uma sobrinha maravilhosa. Sou formada em Direito e atualmente faço teologia. E fico cada dia mais maravilhada com a forma que Deus consegue conciliar essas áreas. Luto para não ser legalista e tento matar minha carne todo dia. Convicta de que fomos #chamadosparaser a diferença no meio dessa geração e através disso fazer e corresponder a tudo quanto o Senhor planejar. Instagram: @caromenezes

SOBRE NÓS

O ministério Não Morda a Maçã está há 9 anos a serviço do Reino para inspirar adolescentes e jovens a conhecer Jesus através da leitura e revelação da palavra de Deus. Continue lendo

SE INSCREVA EM NOSSO CANAL