Material para leitura da Bíblia

Fala, pessoal. Na paz? Este post tem a finalidade de facilitar a vida de todo mundo que decidiu levar a sério a missão de estudar a Palavra de Deus. Por ser uma obra riquíssima, a Bíblia acaba encontrando bloqueio mental de alguns leitores. Um pensamento comum é de que ela é difícil demais para ser compreendida. Bom, se ela continuar fechada é bem provável que você não entenderá nada do que se diz em suas páginas.

Há uma porção de livros que auxiliam o cristão na leitura da Bíblia. Vou listar alguns dos que tenho e que acredito que valem muito a pena você acrescentar na biblioteca.

AVISO: Estes livros não substituem a leitura diária da Bíblia. São apenas para complementar suas pesquisas. Valorize seu momento de leitura devocional com o Espírito Santo.

A primeira sugestão é o Manual Bíblico de Halley (editora Vida).

Este livro traz um resumo de todos os livros da Bíblia, acrescentando o momento histórico em que se desenrolaram o Antigo e o Novo Testamento. Tem uma porção de mapas e dados da arqueologia que comprovam o que já sabemos – a Bíblia sempre esteve certa. Ele possui também sugestões de plano de leitura da Palavra.

Outro que vale a pena dar uma olhada é o Dicionário da Bíblia de Almeida (editora SBB).

Para quem não tem uma chave bíblica, esta obra ajuda bastante. Possui uma longa lista de significados das palavras e expressões que encontramos na Bíblia, tabela de medidas, pesos e moedas e muitas ilustrações.

Os atlas bíblicos também vêm a calhar. Recomendo dois: Tempos do Antigo Testamento e Tempos do Novo Testamento (ambos da editora CPAD).

                                                                             

Eles trazem uma explicação pormenorizada das influências sociais e políticas que o povo da Bíblia encontrou no decorrer de sua história. Muitos mapas, muitos gráficos, muitas fotografias atuais das áreas em que os dois Testamentos foram escritos.

Para finalizar, é bom ter também livros de comentários bíblicos. O escritor Max Lucado fez uma coleção chamada Lições de Vida (editora Mundo Cristão), que abrange o Novo Testamento.

No final de cada capítulo há um breve questionário sobre os temas desenvolvidos (que é bem legal para quem faz reunião de célula ou pequeno grupo).

Não se sinta constrangido a comprar todos eles. São apenas sugestões de leitura complementar à Bíblia. E existem muitos outros livros que trabalham os mesmos assuntos. Dedique um tempinho para garimpar a livraria/biblioteca mais próxima de você.

Semana abençoada, em nome de Jesus. Abração!

Por | 2017-11-14T07:16:52+00:00 quinta-feira, 26 de outubro de 2017|Bíblia, Curiosidades, Diversos, vitrine|0 Comentários

Sobre o Autor:

SOBRE NÓS

O ministério Não Morda a Maçã está há 9 anos a serviço do Reino para inspirar adolescentes e jovens a conhecer Jesus através da leitura e revelação da palavra de Deus. Continue lendo

SE INSCREVA EM NOSSO CANAL