Imitando os de Beréia

Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim. (Atos 17.11)

Essa passagem conta uma das viagens missionárias de Paulo e Silas, dessa vez eles estavam em Beréia, e o que me chamou atenção é a forma como eles (bereanos) receberam a mensagem que Paulo anunciava.

A Bíblia relata que o povo, além de tratar Paulo e Silas de forma educada, estudava as Escrituras todos os dias e a comparavam com o que Paulo estava anunciando, ou seja, examinavam nas Escrituras se o que Paulo ensinava era realmente aquilo.

Aprendo ensinos valiosos com essa passagem, já que vivemos dias onde os líderes (cantores/pastores/líderes/etc.) são considerados inquestionáveis, acima até mesmo da Palavra em algumas situações, então eu considero de vital importância “examinarmos as Escrituras e comparamos com o que temos ouvido”, não há nada de errado nisso, mesmo que alguns líderes esbravejem em seus púlpitos que eles são os “intocáveis”… risos.

“Examinai tudo. Retende o bem.” (1 Tessalonicenses 5.21)

Infelizmente o peso da palavra dos líderes (cantores/pastores/líderes/etc.) está mais relacionado com sua “fama” do que se o que eles falam está de acordo com a Palavra, hoje em dia quanto mais CDs/DVDs/livros vendidos, quanto mais aparições na TV, agenda de shows lotada, fã clube numeroso, hit tocando em rádios, então, mais “verdadeira” é a palavra que sai de suas bocas, é como um decreto, não é preciso nem examinar para ver se é bíblico, e é ai que mora o perigo, talvez seja por isso que encontramos líderes manipulando grandes multidões, é uma obediência cega ao homem e não a Deus.

Penso que a forma mais saudável para nós, e porque não dizer para o próprio Corpo de Cristo, é que sejamos como os irmãos de Beréia.

1)  Estude as escrituras diariamente, de forma sistemática, acompanhado de oração, só assim poderemos distinguir se o que ouvimos, seja pregação ou música, vem realmente de Deus.

2)  Não coloque líderes (cantores/pastores/líderes/etc.) acima do bem e do mal, acredite, não existe ministro infalível, somente a Palavra de Deus é infalível, e não há nada errado em você comparar se o que estão te ensinando é realmente bíblico. Questione sim, mas faço uma ressalva, não estou incentivando nenhum tipo de rebeldia ou desrespeito para com os líderes, acredito que o diálogo e o respeito mútuo são a melhor forma de se resolver as diferenças.

Termino esse post com a frase de Martinho Lutero:

Todo ensinamento contrário às Sagradas Escrituras deve ser rejeitado, mesmo que faça chover milagres.

Sejamos como nossos irmãos de Beréia, e juntos cresceremos em conhecimento e graça.

Por | 2018-03-20T08:12:48+00:00 sábado, 31 de Março de 2018|Adoração, Bíblia, Cristianismo, Devocional, Igreja, Motivação, Vida Cristã|0 Comentários

Sobre o Autor:

Vil pecador comprado por alto preço, vivendo pela graça de Deus.

SOBRE NÓS

O ministério Não Morda a Maçã está há 9 anos a serviço do Reino para inspirar adolescentes e jovens a conhecer Jesus através da leitura e revelação da palavra de Deus. Continue lendo

SE INSCREVA EM NOSSO CANAL