SOBRE NÓS

O ministério Não Morda a Maçã está há 9 anos a serviço do Reino para inspirar adolescentes e jovens a conhecer Jesus através da leitura e revelação da palavra de Deus. Continue lendo

SE INSCREVA EM NOSSO CANAL

Fé para descansar

Oi oi! Espero que estejam todos bem =)

O post de hoje é daqueles que mexeu profundamente comigo e o aprendizado dele será um exercício contínuo até que se torne natural.

Você consegue descansar?

Não estou falando de ficar parado ou dormindo apenas (ok que isso é bem importante e eu já falhei muito nisso também). Estou falando de não se ocupar com algo que não depende de você ou não se sobrecarregar. Estou falando de não assumir tantas coisas que o deixem cansado em todo tempo. Estou falando de entender seus limites e deixar que Deus seja Deus em sua vida e na vida das demais pessoas.

E aí, consegue?

Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas.” Mateus 11:28,29

Todo mundo sabe esse versículo de cabeça e “reivindica” a aplicação dele naqueles dias de exaustão. Ocorre que por vezes não desfrutamos da aplicação dele porque não vamos a Ele da maneira certa. A palavra fala que é preciso que aquele que Dele se aproxima creia que Ele existe (Hebreus 11:6) e que é fiel pra cumprir o que prometeu (Hebreus 10:22-23).

Parece óbvio, mas se você realmente pensar sobre isso talvez perceba que não conseguia realmente descansar.

É como quando temos uma tarefa ou ficamos sabendo de uma necessidade de alguém e por algum impedimento não conseguimos ir atrás da solução. Passa um tempo e descobrimos que alguém foi resolver. Normalmente a história tem dois resultados possíveis: 1) Você fica sabendo quem foi solucionar a questão e respira aliviado imaginando que esse alguém era tão, ou mais, competente que você pra estar lá; 2) Você se desespera já pensando no retrabalho que terá ao ter que recorrer ao plano B.

Por que não conseguimos respirar aliviados quando alguém diz: “fica tranquilo…Deus ta nisso e vai cuidar de tudo!”? Provavelmente a convicção que temos sobre Sua capacidade de cuidar de tudo é semelhante a que temos no colega do segundo exemplo.

“Capaz, Caro?!”

Vai vendo…

Vou contar a vocês outro exemplo que fala de confiança e encontrar lugar de descanso.

Certa vez, ao participar de um vídeo para um material da igreja, a equipe de gravação pediu: “Caro, abra os braços e se jogue de costas ali naquele “morrinho”. (Praticamente um convite ao suicídio pra quem tem medo de altura. Apesar da altura efetiva da “queda” ser mínima). Desesperada perguntei se eles estavam curtindo com a minha cara e eles explicaram calmamente que não e me mostraram que havia uma amiga embaixo preparada para me dar suporte. “Eu confio na minha amiga, mas eu não confio na queda livre”, argumentei. Ocorre que meu medo não era baseado naquela circunstância. Ele tinha uma “raiz” anterior. Numa outra ocasião, fazendo acrobacias num lugar com piso de concreto (não façam isso em casa), uma amiga me “jogou” pra cima e outros amigos tinham a responsabilidade de me pegar antes que eu chegasse no chão. Poréééééém a gravidade me encontrou antes dos meus amigos “acordarem pra vida” e eu me machuquei feio.

Cansado de cair no concreto ao confiar em outros “alguéns”, você provavelmente tem a mesma dificuldade que eu ao pensar em se lançar de costas num ambiente desconhecido e deixar que Deus cuide de tudo e te dê descanso pra alma.

Falar de descansar pra alguém hiperativo é complicado. Mas não pra Ele. Ele não cansa de me contar que tenho limites e repete isso quantas vezes forem necessárias até que eu consiga crer plenamente que eu posso descansar.

Descansar, como falamos no começo, não significa apenas não fazer nada sobre algo, mas também fazer SOMENTE o que compete a você, sabendo que os outros envolvidos cuidarão de fazer a parte deles. Foi mais ou menos isso que Jesus disse pra Jairo quando eles tentavam chegar a casa dele e foram informados da morte da filha dele. “Não temas. Crê somente” (Lucas 8:50). Em outras palavras: “não faça nada. Não procure outro médico, nem outra solução. Não tenha sequer outro pensamento. Não deixe o medo tomar seu coração. O que compete a você é aplicar fé e apenas isso. O trabalho de curar ela é meu. O seu é descansar em mim.”

O lugar de obediência, submissão e aplicação da fé que Jairo entrou, deu acesso ao descanso que sua alma tanto clamava.

É engraçado também pensar que um Deus que não se cansa(Isaías 40:28) tirou um dia de descanso. Ou mesmo que teve a preocupação de registrar leis com descanso para a terra ou seus trabalhadores. Por que Ele fez isso?

Entrar no descanso significa mais do que tirar tempo para recompor forças. Significa tirar tempo para contemplar tudo que Ele tem feito. Deus viu que o trabalho estava concluído e era muito bom.

Significa tirar tempo pra agradecer e ao invés de fazer ou pedir qualquer coisa, tirar tempo pra ter comunhão com O Amado das nossas almas e também, no que diz respeito as coisas do dia a dia, investir tempo com aqueles que amamos.

Eu vinha numa rotina louca, pra variar, quando conversando com minha discipuladora comentei: “não entendo… ano passado eu fazia muito mais coisas e não ficava tão cansada.” Aquilo ficou martelando minha mente. Tempo depois orando, o Espírito Santo me lembrou que não se tratava de quantidade, mas de como meu coração estava em meio a tais atividades. Estamos trabalhando na força de quem? (Ele disse). Vamos na Minha ou na sua?

Não conheço os motivos que tem te feito cansar. Mas Deus os conhece e tem solução pra eles. Se precisar, confesse sua incredulidade em Deus ou sua confiança exagerada em si mesmo. Chame como quiser. Mas sonde seu coração. Procure entender se seu cansaço é resultado da rotina de atividade ou da falta de confiança de que o “Eu Sou” está no controle.

Deus abençoe vocês!

#AtéTerça

😉

Por | 2017-10-03T00:51:21+00:00 terça-feira, 3 de outubro de 2017|Devocional, |0 Comentários

Sobre o Autor:

Crente das empolgadas, que pretende sim dominar o mundo (por que não?). Apaixonada por escrever, ler, dançar e cuidar de gente. Moro com meus pais, tenho uma irmã que é quase minha gêmea e uma sobrinha maravilhosa. Sou formada em Direito e atualmente faço teologia. E fico cada dia mais maravilhada com a forma que Deus consegue conciliar essas áreas. Luto para não ser legalista e tento matar minha carne todo dia. Convicta de que fomos #chamadosparaser a diferença no meio dessa geração e através disso fazer e corresponder a tudo quanto o Senhor planejar. Instagram: @caromenezes