A mensagem central do Apocalipse

No final do ano passado, comecei a executar um plano que eu havia bolado havia já muito tempo: estudar o Apocalipse. Ainda estou neste processo. É um livro muito complexo, e eu ainda estou arranhando a superfície da mensagem que ele traz, mas acho que entendi o cerne e gostaria de compartilhar com você.

Desde sempre, mesmo antes de eu ser convertido, eu tinha um certo pavor do Apocalipse. Todas aquelas descrições de seres bizarros me amedrontavam. Besta que surge do mar, besta que surge da terra, cavaleiros misteriosos com missões terríveis… tudo aquilo era demais pra mim. Até que eu entendi melhor.

Quando o Apocalipse foi escrito, a igreja de Cristo já estava sofrendo terríveis perseguições. Possivelmente, os cristãos estavam perdendo de vista o que haviam inicialmente recebido pelo Evangelho, tamanhas eram as aflições. Então, surge a carta de João, ordenada por Deus, para encorajá-los a continuarem firmes na fé. Mas esse encorajamento não vem unicamente de um pensamento como “olha quantas coisas terríveis, que medo! Preciso andar certo com Deus pra me safar delas”. Na verdade, a fonte da segurança dos crentes está em saber que, apesar do que padecemos aqui na terra, das aflições e da intensidade da perseguição que poderemos sofrer, Deus, na pessoa de Cristo Jesus, o Seu Filho, o Cordeiro Santo, possui em Suas mãos a autoridade e o governo sobre todos os eventos da história.

Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso.
Apocalipse 1:8

Deus é o fim de todas as coisas. Nada foge do seu controle. E Ele nos revela, ainda que misteriosamente, como tudo irá terminar: Cristo esmagará completamente a serpente, destruirá todos os que a seguem e reinará para todo o sempre, juntamente com os filhos de Deus por adoção, nós, os cristãos. Que mensagem preciosa! Que deleitoso descanso para nossas almas!

Nestes tempos estranhos que estamos vivendo, se formos atentos, podemos enxergar como o caminho para a perseguição séria da verdadeira igreja de Cristo está sendo armado. Leis estão sendo aprovadas e ideologias difundidas com o intuito de enfraquecer a fé e o testemunho cristão. É importante que estejamos preparados para aquilo que se seguirá nos próximos tempos. Pode ser que eu e você estejamos mortos até lá, mas não sabemos. E, ainda que estejamos, o corpo de Cristo precisará estar apto a dar forte testemunho da fé, até mesmo através da morte, se necessário for. É aqui que encontramos a mensagem central do Apocalipse (escrito a sete igrejas da Ásia Menor há cerca de 2000 anos) para os nossos dias.

Como a noiva se adorna para o noivo, que possamos receber Cristo da maneira como convém, prontos. Cristo deu uma missão à igreja: dar testemunho do Evangelho, pregando e testemunhando fielmente. Afinal, que maior motivação há do que saber que Ele garante o sucesso do Seu Evangelho?

Resolvi escrever este post para encorajá-lo a estudar o livro do Apocalipse (que é muito desprezado). Na verdade, estude a Bíblia como um todo. Se você for estudar apenas o Apocalipse ignorando o resto da Bíblia, vai entender tudo errado. Não precisa ter medo, é uma mensagem de consolo e de esperança. Ore a Deus e peça para que o Espírito Santo te guie no entendimento correto da Escritura.

Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.
Apocalipse 1:3

Produza frutos, meu irmão. Que o Senhor o abençoe e seja gracioso para contigo.

Por | 2018-01-23T22:38:51+00:00 quarta-feira, 24 de Janeiro de 2018|Bíblia, Estudos Bíblicos, Igreja, Meu Futuro, Missões, Motivação, Sem categoria, Vida Cristã, vitrine|0 Comentários

Sobre o Autor:

Pior dos pecadores alcançado pelo Evangelho de Jesus Cristo. Sonho em ser pai e sou apaixonado pelo livro de Romanos. Membro da Igreja Presbiteriana de Vitória da Conquista - BA.

SOBRE NÓS

O ministério Não Morda a Maçã está há 9 anos a serviço do Reino para inspirar adolescentes e jovens a conhecer Jesus através da leitura e revelação da palavra de Deus. Continue lendo

SE INSCREVA EM NOSSO CANAL