SOBRE NÓS

O ministério Não Morda a Maçã está há 9 anos a serviço do Reino para inspirar adolescentes e jovens a conhecer Jesus através da leitura e revelação da palavra de Deus. Continue lendo

SE INSCREVA EM NOSSO CANAL

Embaixadores de Cristo

Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas! Tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, ou seja, que Deus em Cristo estava reconciliando consigo o mundo, não lançando em conta os pecados dos homens, e nos confiou a mensagem da reconciliação. Portanto, somos embaixadores de Cristo, como se Deus estivesse fazendo o seu apelo por nosso intermédio. Por amor a Cristo lhes suplicamos: Reconciliem-se com Deus. Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus.
2 Coríntios 5:17-21 (NVI)

Na Escola Bíblica Dominical da nossa igreja, estamos estudando um livro que se chama Instrumentos nas mãos do Redentor. No capítulo 6, este é o texto-chave, e venho pensado nele por um tempo.

O significado da palavra embaixador é “alguém que age como representante”. É exatamente este o significado da palavra grega que é usada neste texto. Uma vez que somos embaixadores de Cristo, devemos agir como seus representantes. Mas para que ajamos como representantes de alguém, precisamos saber quais são os desejos deste alguém. Não adianta eu ir representar você perante um garçom e pedir pratos que você não gosta de comer. Não era aquela a sua vontade, eu não a respeitei. Dessa forma, não estou cumprindo com o meu papel de seu representante, ou seja, de seu embaixador.

Precisamos conhecer Jesus através de Sua Palavra. Precisamos entender quais são as Suas vontades, os seus ensinos e mandamentos, para que saibamos representá-lo perante nós mesmos, perante nossos irmãos, e perante os incrédulos. Veja como Paulo constrói o seu argumento com versos anteriores:

Pois o amor de Cristo nos constrange, porque estamos convencidos de que um morreu por todos; logo, todos morreram. E ele morreu por todos para que aqueles que vivem já não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.
2 Coríntios 5:14,15

Se eu digo que farei sua tarefa por você, isso significa que será como se você mesmo a tivesse feito [isso é só um exemplo, tá? Faça suas próprias tarefas! hahah]. Assim sendo, quando Paulo diz que Cristo “morreu por todos”, segue-se a conclusão “logo, todos morreram”. Cristo ter morrido por todos significa que é como se todos tivessem morrido. Entende? Eu e você não pertencemos a nós mesmos. Não mais. Como bons representantes de Cristo, precisamos pensar sempre em como Ele agiria, em como Ele falaria, ou aconselharia, ou qualquer outra coisa (1 Co 10.31).

Não muitos dias atrás, um parente de uma pessoa próxima a mim faleceu. Eu estava com ela na hora em que recebeu a notícia. As lágrimas começaram a escorrer pelo rosto da pessoa, e no calor do momento, pensando em consolá-la, eu disse: “Ele está melhor agora”. Veja bem. Há várias formas de se consolar uma pessoa em um momento como esse [e eu não sou bom em nenhuma]. Mas eu utilizei uma forma que me fez agir não como um embaixador de Cristo, mas em meu próprio nome. Por quê? Porque eu falei algo que não é necessariamente verdade. Eu sabia que ele estava doente, mas eu não sei se ele foi pra um lugar melhor. E se ele morreu sem se render a Cristo? Com certeza, não estaria melhor. Cristo é a Verdade. Como posso eu, em nome dEle, responder com algo menor do que a verdade? Você percebe? Ainda que tenha sido pra consolar uma pessoa, não se justifica. Eu poderia ter feito de outras formas. Não há consolo maior do que o que vem do alto, do Deus Vivo.

Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus.
2 Coríntios 5:21

Tendo Cristo padecido no meu lugar e no seu, Ele ressuscitou. Ele vive. E, assim como Ele morreu por nós, que vivamos por Ele. Somos Seus embaixadores. Ele não está em presença física, em carne e osso, na Terra. Mas está em Espírito, e reina. Somos embaixadores do Rei. Em vida, Ele nos direciona e nos instrui através da Palavra. Que nos esforcemos para aprender dEle e cumprirmos com dignidade o papel que por Ele nos foi dado.

Deus abençoe! Produza frutos!

Por | 2017-09-06T09:13:46+00:00 quarta-feira, 6 de setembro de 2017|Estudos Bíblicos, Motivação, Vida Cristã, vitrine|0 Comentários

Sobre o Autor:

Pior dos pecadores alcançado pelo Evangelho de Jesus Cristo. Sonho em ser pai e sou apaixonado pelo livro de Romanos. Membro da Igreja Presbiteriana de Vitória da Conquista - BA.