SOBRE NÓS

O ministério Não Morda a Maçã está há 9 anos a serviço do Reino para inspirar adolescentes e jovens a conhecer Jesus através da leitura e revelação da palavra de Deus. Continue lendo

SE INSCREVA EM NOSSO CANAL

O bom soldado

Suporte comigo os sofrimentos, como bom soldado de Cristo Jesus. Nenhum soldado se deixa envolver pelos negócios da vida civil, já que deseja agradar aquele que o alistou. Semelhantemente, nenhum atleta é coroado como vencedor, se não competir de acordo com as regras. O lavrador que trabalha arduamente deve ser o primeiro a participar dos frutos da colheita. Reflita no que estou dizendo, pois o Senhor lhe dará entendimento em tudo.
2 Timóteo 2:3-7

Olá, meu amigo. Estou de volta, estreando nesse site novinho em folha (tá bonitão, não tá?).
Bom, agora que você leu esta passagem das Sagradas Escrituras (assim espero), vamos falar um pouco sobre ela. Às vezes me deparo com algumas confusões que as pessoas fazem quando nós tratamos de justificação somente pela fé. Se você não está familiarizado com esta expressão, o que ela significa é que nós não somos salvos por sermos bonzinhos, simplesmente porque não somos. Somos pecadores e a única coisa que nos faz aceitos diante de Deus é a graça dEle através da cruz de Cristo, que se manifesta em nós mediante a nossa fé nEle. Não há nada que você possa fazer para se tornar mais aceitável aos olhos de Deus. Certo? Certo. Mas o que isso implica, então? Será que não importa o que fazemos na nossa vida terrena? Por que eu haveria de mudar os meus hábitos, se basta crer em Cristo? Por que obedecer todos os seus mandamentos, se a salvação só opera através da fé?

É interessante vermos neste trecho da segunda epístola de Paulo a Timóteo que o apóstolo convida o jovem Timóteo a viver uma vida de sofrimentos que são causados por seguir o Evangelho de Cristo Jesus. Embora nós não vivamos em um contexto de perseguição ferrenha como a que a igreja primitiva enfrentava (ainda), padecemos por algumas coisas em nome de Cristo. Com certeza, já escarneceram de você pela sua fé, ou te recriminaram por falar do Evangelho, ou te viram com maus olhos. Mas, se não são essas coisas que nos induzem à salvação, por que enfrentá-las? Acontece que a história da redenção não é e nunca foi sobre nós.

Deus arquitetou tudo desde o princípio para tornar conhecido o seu poder, a sua ira e a sua misericórdia.

E se Deus, querendo mostrar a sua ira e tornar conhecido o seu poder, suportou com grande paciência os vasos de sua ira, preparados para destruição? Que dizer, se ele fez isto para tornar conhecidas as riquezas de sua glória aos vasos de sua misericórdia, que preparou de antemão para glória, ou seja, a nós, a quem também chamou, não apenas dentre os judeus, mas também dentre os gentios?
Romanos 9:22-24

Deus quis se fazer conhecido a nós e o plano de redenção foi a maneira pela qual Ele decidiu fazer isto. Assim sendo, Cristo é o centro de toda a história. A salvação acontecer por causa dele, e não primariamente por nossa causa. É certo que Deus nos amou ainda estando nós perdidos (Efésios 2.1), mas isto não torna as suas ações antropocêntricas, ou seja, tendo o homem como elemento central. Afinal,

Pois dele, por ele e para ele são todas as coisas. A ele seja a glória para sempre! Amém.
Romanos 11:36

Então, à luz de tudo que falamos aqui, o que exatamente Paulo quer dizer a Timóteo? Quer dizer que há Alguém a quem Timóteo, como bom soldado, deve honrar não visando uma retribuição, mas porque este Alguém é digno! Cristo é merecedor de todas as coisas. Nós, cristãos, vemos isso perfeitamente quando nos regozijamos quando Ele é adorado. Já parou pra pensar que somos egoístas, egocêntricos e ególatras? Então por que nos alegramos no fato de adoração ser dada a uma outra pessoa que não nós mesmos? O Espírito Santo nos mostra que Ele é digno de adoração! Aqui está a chave. E a boa notícia ainda não acabou.

Como se já não fosse o bastante, pela misericordiosa graça de Deus, Ele ainda nos concede uma recompensa pelo quanto trabalhamos em prol do Reino. Paulo também fala disso no trecho inicial do post, e, também, em Romanos:

Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.
Romanos 8:18

Não há nada nos céus ou na terra que é mais valioso do que Cristo. Não há nada – me leia bem -, NADA, que não valha a troca por Cristo. Sejam perseguições de qualquer espécie, aflições de qualquer gênero, sofrimentos pelo nome de Jesus, todas estas coisas lhe serão recompensadas pela eternidade! Não há riquezas, ou poderes, ou honras, ou cargos, ou amigos, ou relacionamentos, que sejam mais valiosos do que o mundo porvir.

Mais do que isso, considero tudo como perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por cuja causa perdi todas as coisas. Eu as considero como esterco para poder ganhar a Cristo […]
Filipenses 3:8

Que Deus nos dê forças para seguir este princípio e abra os nossos olhos para a pérola de grande valor, o Seu Filho Amado.
Vamos produzir frutos?

Por | 2017-08-23T00:53:10+00:00 quarta-feira, 23 de agosto de 2017|Adoração, Devocional, Estudos Bíblicos, , Motivação, vitrine|2 Comentários

Sobre o Autor:

Pior dos pecadores alcançado pelo Evangelho de Jesus Cristo. Sonho em ser pai e sou apaixonado pelo livro de Romanos. Membro da Igreja Presbiteriana de Vitória da Conquista - BA.
  • Netelin Nunes

    Sou muito edificada por este site, já vai fazer 7 anos que acompanho vocês, Deus já falou muito comigo aqui! Deus abençoe, continuem sempre e um forte abraço!

    • Glória a Deus Net! Que o Senhor continue te abençoando poderosamente!!! Abração!