SOBRE NÓS

O ministério Não Morda a Maçã está há 9 anos a serviço do Reino para inspirar adolescentes e jovens a conhecer Jesus através da leitura e revelação da palavra de Deus. Continue lendo

SE INSCREVA EM NOSSO CANAL

Eita, que escândalo!!!

Post de hoje vai ser bombástico e tenho plena certeza de que se você leu o título vai querer ler o texto também!

Então vamos lá!!!!

Estava conversando com amigos outro dia quando me falaram de um recente “escândalo” no “meio gospel”. Sim, coloquei tudo entre parênteses de propósito e vou explicar porque.

Não vou falar do acontecido, de quem está certo ou errado ou polemizar ainda mais um assunto já bem polêmico. Então se você esperava mais um texto com uma nova versão da “fofoca gospel” sinto te de desanimar mas aqui você não será dessa vez.

 

Quando vi a repercussão do assunto em questão e que até blogs cristãos estavam detalhadamente veiculando a notícia fiquei meio perplexo, não por alguém famoso ter supostamente feito algo de errado, mas principalmente pelo fato de ver cristãos se julgando e criticando e ajudando a denegrir ainda mais a imagem não só dos envolvidos, mas de todos os cristãos. Duro também é ver os sites postando “orem pela pessoa” como se orar por alguém fosse a razão principal da veiculação da notícia ou até a desculpa para poder veicular um escândalo.

Esse não foi o primeiro e não será o último escândalo envolvendo algum famoso e minha pergunta para você, sim estou escrevendo isso para você e não para a pessoa do escândalo:

O que você fará quando algo do tipo voltar a acontecer?

Deixa eu esclarecer melhor ou refazer a pergunta: Sua fé está baseada em quem num pastor, líder, cantor ou em Deus? 

Sua primeira resposta – e talvez a automática resposta que aprendemos na igreja – será: em Deus, é claro!

Mas quando vejo que pessoas deixam de acreditar no evangelho ou na Palavra por conta de escândalos percebo que a fé não estava tão baseada nas fundações certas como a pessoa achava. E é exatamente isso que quero te levar a refletir hoje.

Não há nada de errado em admirar alguém que se destaca no meio cristão, eu mesmo admiro alguns cantores e pastores e tenho eles como exemplos. Mas eu sei que eles, todos sem exceção, como eu são homens e por tal são passíveis de falhas! E acredite, eles falham e vão falhar e errar!

Mas mesmo que errem se minha fé estiver firmada em Cristo e em Sua Palavra, o erro deles não irá me abalar. E ao invés de julgar e criticar vou orar por eles sem difamar assim como tenho que orar por mim mesmo que sou tão passível de falhas e falho tanto quanto eles.

Portanto, ore para que sua fé seja estabelicida num firme fundamento e para que estes escândalos não te deixem cético.

 

Outra coisa se resume nessa foto incrível que achei outro dia:

Esta imagem mostra como os homens e Deus enxergam os diferentes tipos de pecados.

Não sei como ou porque mas nós temos a tendência de julgar a pessoa pelos pecados delas como se algum pecado à vista de Quem  (Deus) realmente importa fosse maior ou menor, melhor ou pior. Mas não é. Todo pecado, por maior ou menor que seja, fere a santidade de Deus e traz condenação ao pecador.

Nessa linha, a pessoa que peca com coisas “grandes” como drogas, assassinatos ou traição, ao olhos de Deus, tem o mesmo peso de alguém que simplesmente fala uma “pequena mentira” ou alguém que não paga seus impostos como deveria ou alguém que fofoca. Veja que não estou falando de consequências dos atos, as consequências sim são diferentes mas o ato de pecar é o mesmo.

Por isso falei lá no começo do texto sobre “escândalo” entre aspas. Porque se alguém que se drogou por algum motivo é um escândalo, seguindo a linha do que a Bíblia ensina, você com seu “pecado menor” também seria motivo de escândalo, a diferença seria apenas que talvez seu pecado não tinha vindo à tona e que você talvez não tenha tanta exposição ao público quanto esses famosos.

 

Então no resumo e conclusão: avalie se sua fé está fundamentada em Cristo e na Palavra acima de qualquer pessoa ou icone. Pessoas erram e vão continuar errando, mas se elas têm o coração em Deus elas vão continuar tentando acertar e errar menos e Deus vai continuar perdoando.
Depois, tome cuidado para você não fazer julgamentos dos outros quando o seu pecado é tão igual ao do outro. Já vi tanta gente saindo de igreja por terem sido julgadas por terem errado quando o que mais precisavam era serem amadas.

E mais, veja o que esse texto de Provérbios diz

Aquele que encobre a transgressão busca a amizade, mas o que revolve o assunto separa os maiores amigos. Provérbios 17:9

Se em sua igreja ouve ou está havendo algum escândalo, procure evitar reverberar o assunto e tente apaziguar a situação se você puder. Não se envolva nas fofocas por mais atrativo que isso seja e cuide para você não cair.

Nós todos precisamos desesperadamente da graça e misericórdia de Deus! Todos somos imerecedores de Seu sacrifício e precisamos de perdão. Porque então tratamos com desprezo e colocamos mais peso em alguém que já deve estar machucado? Porque reverberamos a história ao invés de encobrir como ensina Provérbios?

Não sei, mas torço e oro para que de alguma forma nós mudemos e passemos a amar mais e julgar menos. Então minha oração aqui hoje não é só pelas pessoas que se envolveram em escandâlos, mas por você e eu para que não caiamos e para que quando vermos alguém caindo sejamos uma mão amiga para ajudar a levantar e não mais uma língua afiada que irá acusar e machucar.

E se você está machucado(a) por ter passado por uma situação dessas, eu te peço perdão por tudo o que as pessoas na Igreja te fizeram de mal quando deveriam ter feito bem e cuidado de você com amor e disciplina. Perdão!!!! Mas peço também que você perdoe quem te ofendeu, como Jesus fez com os soldados que os maltratavam, perdoe e principalmente se perdoe! Volte para Cristo porque Ele vale a pena!!!!

 

Deus te abençoe!!!

Com Amor,
Samuel Oliveira
Meu Facebook: Samuel Oliveira
Meu Twitter: @samu_oliveira
Meu Instagram: @samu_oliveira

Por | 2017-08-19T23:53:20+00:00 domingo, 13 de agosto de 2017|Cristianismo, Principal, Sem categoria|0 Comentários

Sobre o Autor:

Casado e muito bem casado, graças a Deus, gosto de fazer planejamentos, escrever sobre temas relacionados à nossa vocação como indivíduos e como Corpo, porque temos sim um propósito de vida e Deus espera que nós possamos descobrir e viver completamente o que Ele planejou! Estamos juntos nessa busca!!!!