SOBRE NÓS

O ministério Não Morda a Maçã está há 9 anos a serviço do Reino para inspirar adolescentes e jovens a conhecer Jesus através da leitura e revelação da palavra de Deus. Continue lendo

SE INSCREVA EM NOSSO CANAL

Por que ler a Bíblia?

Pessoal, a paz! Antes de começarmos o estudo em si, trago alguns questionamentos para reflexão. Por que as pessoas dão mais atenção às profecias do que ao texto bíblico? Ou por que a leitura da Bíblia parece ser algo tão complicado? Que motivo nós teríamos para dispensar tempo no estudo de um livro tão antigo e cheio de leis que nem se aplicam mais no próprio povo que tem a história narrada nele?

Essas perguntas podem ser respondidas quando percebemos que a Palavra de Deus não tem recebido a atenção necessária entre os próprios cristãos. A partir daí é fácil perceber porque é tão interessante ouvir os conselhos de um intitulado profeta, pedir para alguém em específico orar por sua vida (“Porque quando aquela pessoa ora, as coisas acontecem!”), fazer as coisas em modo automático dentro da igreja (“Estou orando porque todo mundo está de olhos fechados fazendo o mesmo”, “Estou cantando porque o ministro de louvor falou para eu cantar”, “Digo amém porque o pastor falou amém”).

Voltando ao problema-chave de muitas igrejas, a falta de contato/intimidade com a Bíblia acarreta consequências negativas em todas as áreas da vida.

Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra. 2 Timóteo 3.16-17

Ao negligenciar a leitura bíblica, o cristão dá espaço para doutrinas/costumes que não acrescentam nada positivo. Quem não conhece as Escrituras tem bastante chance de sofrer mais na vida. Isso porque o pensamento fica totalmente vulnerável a opiniões de outros que muitas vezes não são cristãos ou nem sequer desejam o bem da pessoa. Somente através do entendimento da Bíblia é que teremos uma perfeita percepção de quem somos diante de Deus e de quem é Deus.

Também através da Palavra conseguimos aguentar o tranco das tempestades que se abatem na nossa vida.

Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. Mateus 7.24

A nossa perseverança em dias difíceis como os que estamos vivendo só é possível se tivermos uma âncora firme, uma palavra que seja eterna, que não mude de acordo com as circunstâncias do momento. E tudo isso é proporcionado a nós através da Bíblia.

Com a Bíblia adquirimos o conhecimento que vale mais do que todas as universidades do mundo juntas. Claro que não estou desmerecendo o conhecimento técnico. Se você tiver oportunidade para estudar, aprender mais, se capacitar, o faça. Mas precisamos lembrar que todo esse saber é passageiro para nós, que também somos seres espirituais. Quando esse corpo perecer, não vai fazer diferença o número de pós-graduações, cursos de capacitação ou certificados que temos. Valerá só se conhecemos Deus de verdade ou não.

Porque desde criança você conhece as sagradas letras, que são capazes de torna-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus. 2 Timóteo 3.15

A sabedoria verdadeira está em conhecer as verdades que Deus revela através de Sua Palavra. Por ela é que conhecemos a obra redentora de Jesus. Não fica aquela coisa vaga sobre a fé. Quando as pessoas perguntam “Você é cristão por que razão?”, haverá uma resposta consistente: “Sou cristão porque fui resgatado do pecado por Cristo, conforme está registrado na Bíblia”.

A Bíblia dá paz a quem se dedica a estudá-la.

Lâmpada para os meus pés é a Tua palavra e, luz para os meus caminhos. Salmo 119.105

Andar no escuro nos traz insegurança, nem que seja de tropeçar ou de bater a perna na quina de um móvel. Da mesma maneira, sem a luz da Palavra de Deus, andaremos às cegas, temendo tudo que ocorre ao redor.

Conhecer a Bíblia é fundamental para atravessar momentos de dúvidas e dificuldades. Não há outra forma de perseverarmos na doutrina cristã nem na intimidade com Deus.

Faça um propósito de conhecer melhor a Palavra de Deus e meditar nela com constância e oração. Ela é capaz de nos tornar sábios para a salvação, mediante a fé em Jesus e é também como uma rocha capaz de nos fortalecer em todas as áreas de nossa vida: pessoal, familiar, profissional e ministerial.

Semana abençoada, em nome de Jesus. Abração!

 

Por | 2017-08-19T23:53:21+00:00 quinta-feira, 3 de agosto de 2017|Bíblia, Cristianismo, Estudos Bíblicos, Motivação, Vida Cristã, vitrine|4 Comentários

Sobre o Autor:

  • Ótimo artigo. Hoje em dia tantas coisas tentam roubar o nosso momento de meditação na palavra.

    • Diego Cesar

      As pessoas precisam entender que estudar a Bíblia é o melhor investimento de tempo que terão durante o dia. Deus te abençoe, Tais.

  • Jéssica

    Muito bom. Neste momento eu estava tentando sair do Facebook pra ler a bíblia e não estava conseguindo, acho que Deus colocou esse post na minha frente. Partiu ler a palavra. Abraços

    • Diego Cesar

      E continue lendo ela sempre. Deus te abençoe.