Há adoração na humildade

Lucas Guimarães 3 de maio de 2017 0




Graça e paz, meu querido irmão! Vamos falar um pouco sobre ADORAÇÃO? Que o Espírito Santo do nosso Deus ilumine o nosso entendimento.

Pra começar bonito, vamos dar uma lida em uma das maravilhosas parábolas de Jesus. Mas eu quero que você abra sua Bíblia aí e leia. Não vou colar o texto aqui. Se ainda não tem esse hábito, o construa! É um grande privilégio ter a Palavra de Deus à mão. Dá uma lida em Lucas 18.10-14. Preocupa não, eu espero!

Leu? Issooo, meu garoto! Agora sim! Vamos lá!

Lendo essa passagem, eu fico maravilhado ao ver a maneira com que o publicano (um cobrador de impostos do Império Romano) é sincero ao se dirigir a Deus. Por vezes, quando sentimos que estamos espiritualmente fortes, caímos no erro de ficar nos exaltando, oferecendo uma ilusão de adoração, em que agradecemos a Deus por todas as coisas boas que Ele nos conferiu, pelas mudanças que Ele realizou na nossa vida. E, é claro, tudo isso é muuuuito bom, eu faço isso todos os dias (e faça você também! Afinal, Deus nos tirou do chiqueiro onde vivíamos). O problema é quando, fazendo isso, enxergamos um brilho próprio em nós (como o fariseu) que não deveria estar lá. O que só nos prova que não somos tão “perfeitos” como pensávamos, mas pecadores.

A nossa adoração não faz Deus maior, nem a falta dela faz a glória majestosa dEle diminuir. Essa grandeza de Deus, que foge da nossa capacidade de entendimento, precisa nos fazer mais humildes! Você já parou pra pensar o que você é? Se coloca diante de Deus. Para pra pensar um pouco agora: você acha que Deus se impressiona com as qualidades espirituais que você adquire com o tempo? Não! Porque tudo o que você tem de bom vem dEle e exclusivamente dEle. Você ajudou alguém hoje? Bom, foi porque Deus te deu a oportunidade de ser solidário. Você orou e leu a Palavra no seu devocional? Cara, é Deus que tá gerando isso no seu coração!

Percebe? Você enxerga como a adoração a Deus está em tudo isso? Meu irmão, se nós nos prendermos apenas a uma adoração automática no culto de domingo, que bem fazemos? Leia 1Co 10.31. Que nossos lábios cantem hinos ao Senhor, que cantemos com verdade no nosso espírito! Viva o que você canta! Adore a Deus em oração, na leitura da Palavra, e fazendo qualquer outra coisa, mas adore a Ele de todo o seu coração, entregando 24 horas do seu dia a Ele. Deus não se limita no domingo. Mas você é limitado e apenas O adora porque Ele se revelou a você. Creio que a chave para a adoração em espírito e em verdade (como Jesus ensinou em Jo 4.23-24) está em entender quem Deus é, e quem nós somos. É inevitável estar diante do entendimento de tamanha glória e se prostrar diante do Pai e exaltá-lo por quem Ele é! ISSO é adoração!

Meu querido, persista em oração e sempre peça a Deus pra te esvaziar de si mesmo e te encher cada vez mais com o Espírito. Não deixe de ler as Escrituras e meditar nelas. Assim, Ele falará ao seu coração, te mostrando como adorá-Lo.

Viva a verdadeira adoração a Deus! Produza frutos! Que Deus o conforme a cada dia à imagem de nosso Senhor Jesus Cristo! E até a próxima!




Deixe um comentário »