O sábio e o tolo

Diego Cesar 20 de abril de 2017 2




Graça e paz, galera! O livro de Provérbios é uma fonte inestimável de sabedoria a todo cristão. Sempre vale a pena separar um tempo para refletir sobre as verdades que esses escritos revelam. Hoje trataremos sobre um versículo dele.

O caminho do Senhor é fortaleza para os íntegros, mas ruína aos que praticam a iniquidade. Provérbios 10.29

Um traço característico de boa parte de Provérbios é trazer a comparação entre as atitudes de uma pessoa temente a Deus e aquele que tem o coração distante da vontade do Senhor. É o caso do nosso texto-chave.

Sabemos que quem escolhe obedecer à voz de Deus é abençoado (Salmo 24.3-5). É consequência natural do relacionamento que decidiu desenvolver. Os ímpios podem até prosperar, mas o crente tem ciência de que a fonte de felicidade verdadeira não está em riquezas, excessos e vida desregrada, Bênção mesmo é ter o Senhor presente em cada parte de seu ser, independente das circunstâncias (Salmo 73.26).

A pessoa que vive afastada de Deus acredita em uma falsa autossuficiência (Tiago 4.13-14). Ela tenta estruturar seus valores em um fundamento falso que só trará ruína (Lucas 6.49).

E, por haverem desprezado o conhecimento de Deus, o próprio Deus os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem coisas inconvenientes, cheios de toda injustiça, malícia, avareza e maldade; possuídos de inveja, homicídio, contenda, dolo e malignidade; sendo difamadores, caluniadores, aborrecidos de Deus, insolentes, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais, insensatos, pérfidos, sem afeição natural e sem misericórdia. Ora, conhecendo eles a sentença de Deus, de que são passíveis de morte os que tais coisas praticam, não somente as fazem, mas também aprovam os que assim procedem. Romanos 1.28-32

Nunca permita que haja pensamentos de dúvida como “Será que servir a Deus é o melhor para mim?” ou “Por que não experimentar o que o mundo tem a me oferecer?”.

Mantenha o foco em perseverar na vontade do Senhor para que a sua recompensa (não só nesta vida, mas na eterna) esteja garantida (Daniel 12.3).

Não seja louco a ponto de desprezar a sabedoria que vem do alto (Provérbios 1.7 e Tiago 3.17).

Semana abençoada, em nome de Jesus. Abração!




2 Comentários »

  1. Daniel 21 de abril de 2017 às 11:42 - Reply

    Muito bom!!

    • Diego Cesar 2 de maio de 2017 às 16:20 - Reply

      Glória a Deus!

Deixe um comentário »