Manejar x Manipular

Carol Menezes 11 de abril de 2017 0

Hello, gente linda! Todos bene?

O texto de hoje tem a participação especial da nossa querida Lenara Monteschio Padilha. Ela é uma das minhas melhores amigas e também foi a razão de lá atrás eu começar a ler o NMM, através da indicação de outra amiga igualmente preciosa.

Pedi a ela um help sobre temas ou textos para essa semana e ela me mandou parte do que vocês irão ler hoje e a outra parte eu lembrei de conversas que nós tivemos há alguns anos sobre esse mesmo tema. Bora ler?

Conversávamos em uma noite pelo celular e decidimos compartilhar uma com a outra o nosso devocional. O meu era sobre a noiva não esperar pra arrumar tudo para o casamento no dia do casamento. Existe uma preparação prévia e no caso do casamento com Cristo, essa Noiva (Igreja) precisa estar preparada diariamente, pois Ele chegará sem avisar. (Mateus 25:1-13) O dela sobre guerreiros que precisam estar com a armadura e aptos para a batalha diariamente. Em comum, o preparar-se adequadamente pra algo. (Vocês devem imaginar como piramos com a ideia de estar aprendendo sobre as mesmas coisas só que através de textos distintos né?! A bíblia sendo linda como sempre e o Espírito Santo mais lindo ainda).

Lembro que o que mais me chamou atenção na meditação dela, foi quando ela disse: Já reparou que as únicas coisas que o guerreiro carrega e precisa saber manejar são a espada (palavra) e o escudo (fé)? (Fazendo referência a Efésios 6:11-17).

Eu nunca tinha me ligado que todo o resto “vai no corpo do guerreiro”, ele não precisa ficar segurando. Ele precisa colocar e ir. Agora o escudo e a espada ele precisa saber usar de forma adequada.

Essa forma adequada é o ponto chave do texto de hoje!

Defendo e muito a criatividade para ministrar a palavra de Deus. Jesus usava parábolas, ele não era previsível. Ele sempre fazia seus discípulos pensarem e acho isso o máximo, pois Ele não subestima nossa inteligência e raciocínio. Porém, não podemos brincar. Devemos ser “obreiros aprovados que manejam bem​ a palavra da verdade” (1 Timóteo 2:15).

Manejar é diferente de manipular.

A Palavra é uma espada (Efésios 6:17) que deve ser bem manejada.

MANEJAR: mover com a mão; manobrar, menear.

MANIPULAR: dar forma, dominar, controlar.

Nós somos apenas condutores de algo extremamente PRECIOSO que nos foi entregue: a Palavra da verdade, a palavra que liberta.

Nessa vibe do que a Le disse no trecho destacado acima, lembro das várias referências nas cartas de Paulo para que a Palavra seja confiada a pessoas idôneas, fiéis e que possam ensinar a outros (Exemplo: 2 Timóteo 2:2)

Atualmente desfrutamos de uma liberdade muito diferente daquela experimentada pelos apóstolos. No entanto, isso não nos autoriza a mudar o sentido do que foi dito ou mesmo seu contexto. Não temos autorização para reproduzir a mensagem bíblica “baseada em fatos reais”. Precisamos ser fiéis ao texto original. O evangelho só é genuíno e eficaz se for pregado na íntegra.

Nosso pastor costuma falar que se escolhemos no que acreditar na bíblia, considerando algumas coisas e excluindo outras, não é no evangelho de Cristo que temos crido, mas num evangelho criado por nós mesmos.

Infelizmente temos visto muitos pregadores distorcendo a mensagem e instruindo outros a irem saltitantes para o abismo enquanto usam suas espadas como bengala, ou pra qualquer outra finalidade que não a bíblica. Pessoas essas que tem enfrentado lutas sem sentido e carregado pesos desnecessários, porque não foram instruídas verdadeiramente sobre a palavra que liberta.

Que possamos ser instrumentos, submissos aquEle que nos conduz. Que não percamos nunca o temor ao sermos usados por Ele. Que tenhamos sabedoria e clareza para não proclamar mais a nossa opinião do que a Palavra que liberta. Sua opinião liberta? Sua opinião cura? Sua opinião salva?

Sou grata ao Deus que me dá liberdade para pensar, para me expressar, e para, com todos os dons que me deu e personalidade única, conduzir as pessoas ao que tem peso eterno, e realmente é eficaz para salvação e nada além disso.

Por fim, um recadinho em amor para aqueles que tem manipulado a palavra:

Declaro a todos os que ouvem as palavras da profecia deste livro: se alguém lhe acrescentar algo, Deus lhe acrescentará as pragas descritas neste livro. Se alguém tirar alguma palavra deste livro de profecia, Deus tirará dele a sua parte na árvore da vida e na cidade santa, que são descritas neste livro. Apocalipse 22:18,19

Aplique seu coração e seu tempo em aprender sobre a Palavra de Deus. Dessa forma, quando você tiver a oportunidade de falar sobre ela, estará apto para isso.

Ah! Faça um favor a você mesmo também: sempre que ouvir alguém fazendo um discurso alegando que tem base bíblica, confronte na palavra aquilo que foi dito e retenha apenas o que fizer jus a ela.

Deus abençoe vocês!

#AtéTerça

😉





Deixe um comentário »