CUIDE DO SEU MEMBRO, MAS NÃO ESQUEÇA DO CORPO!

Leonardo Gleygson 8 de abril de 2017 0

Fala, galera! Tudo bem? Estive pensando bastante, nesses últimos dias, sobre qual assunto deveria escrever e principalmente sobre o que Deus gostaria que falasse. Foi aí que depois de orações e algumas reflexões, o SENHOR me mostrou uma lição preciosa em relação à maneira que estava vivendo e desejo compartilhar com vocês. Muitas vezes queremos amar a Cristo, porém não fazemos questão de buscá-lo ou podemos achar que a esfera espiritual se limita a apenas uma ocasião pontual, como a ida para um culto à noite. Confesso que já pensei assim, mas frequentar apenas as reuniões da Igreja não é o suficiente para manter um relacionamento autêntico com Deus, pois embora seja importante para edificação mútua do corpo, a partir do momento em que se cultiva um momento a sós com o Pai, tem-se o privilégio de conhecê-lo de forma mais íntima e profunda. Cabe aqui perguntar: como está sua vida espiritual? Como você tem buscado a Deus?

Ora vós sois o Corpo de Cristo, e membros em particular” 1 Coríntios 12: 27

É interessante olhar para o versículo acima e considerar a Igreja como um organismo vivo, isto é um corpo que aponta para Cristo. Nesse contexto, meditei recentemente em um conceito proposto por Charles Ryrie, um teólogo, sobre o que é a Igreja, a saber, que compreende um grupo de pessoas que tem sua fé em Jesus Cristo e se organiza com o propósito de fazer a vontade de Deus. Tal pressuposto complementa o que o apostolo Paulo provavelmente quis dizer: a Igreja não é o espaço físico em que nos reunimos, isto é, o templo, mas é o coletivo que pertence a Deus e por Ele foi resgatado (1 Co 6:20).

Sob essa perspectiva, você já deve ter ouvido dos “desigrejados”, que são aquelas pessoas que rejeitam a Igreja e mesmo assim se dizem cristãs. Estamos quase carecas de saber – ou não – que a salvação é individual e que Cristo julgará individualmente cada um (2 Co 5:10), como também que a salvação vem da fé em Jesus ( At 16:31). Porém, não podemos negar a importância de valorizar ir para o templo de Deus ou deixar de nos alegrar por isso, pois lá somos edificados como unidade (Mt 21:13; Sl 122:1; 1 Co 12:20).

Certamente, poucas pessoas se detêm aos processos que acontecem no corpo humano para que um movimento funcione adequadamente, por exemplo. Pois bem, na minha graduação tenho aprendido em disciplinas como anatomia e fisiologia que para que tudo ocorra de forma esperada, os membros têm que estar articulados com o restante do corpo, ou seja, a parte se relaciona com o todo. Uma vez que isso não acontece ou alguma parte deste não está bem todo o resto sofre consequências. Além disso, não adianta tratar a doença apenas num determinado local fixo e esquecer-se do restante do corpo, pois tudo está interligado. O que quero dizer com isso? A bíblia responde!

Assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros deste um corpo, sendo muitos, são contudo um só corpo assim Cristo também” 1 Co 12:12

            Em outras palavras, existem muitos membros que compõem um só corpo em Cristo, como assim o quis (1 Co 12: 20; 1 Co 12:18). Agora imagine se o dedo do seu pé deixar de ser nutrido com o sangue que vem do comando do cabeça (sistema nervoso), será que este irá funcionar bem? Claro que não, e ainda por cima irá prejudicar todo o restante do corpo. Da mesma forma, como Igreja é formada por diversos membros, devemos ser nutridos pelo cabeça que é Cristo (Co 1:18) através da sua Palavra, tanto individualmente como coletivamente.

            Quem não gosta de ir ao templo para adorar a Deus e rever os amigos? Mas a vida cristã deve ser mais do que isso, devemos buscá-lo constantemente em espírito e verdade (Jo 4:23) , isso inclui na rua, escola, trabalho e principalmente na sua casa. Certa vez, Cristo foi comparado a uma videira em que seus ramos estão diretamente ligados singularmente a ela, compondo uma comunidade que representa a Igreja (Jo 15:4-5). Além disso, a bíblia mostra que Jesus se dedicava em passar tempo com o Pai, através da oração, em lugares sozinho (Mt 14:23).

            Sendo assim, que tal cuidar do seu membro? Este representa sua vida individual, diga-se de passagem, mas não se esqueça do corpo e sua importância para unidade em Deus. A melhor forma de realizar isso é centrando-se na Palavra de Deus, pois não vale a pena morrer de fome, uma vez que nem só de pão vive o homem (Mt 4:4). Busque crescimento e amadurecimento espiritual desfrutando de um tempo com Deus e seja cada vez mais íntimo dEle, bem como com a Igreja.





Deixe um comentário »