SOBRE NÓS

O ministério Não Morda a Maçã está há 9 anos a serviço do Reino para inspirar adolescentes e jovens a conhecer Jesus através da leitura e revelação da palavra de Deus. Continue lendo

SE INSCREVA EM NOSSO CANAL

Obedecer é crer

Helloooooooo, seus lindos! Todos bem?

Essa que vos fala tem apanhado bonito no quesito obediência. O Senhor tem me falado tantas coisas sobre isso que quase daria pra fazer uma série de textos sobre o tema.

Já reparou que depois de um tempo de conversão nossa maior dificuldade não é de obedecer diante de desafios grandes? É fácil encher os pulmões e dizer em alta voz que tem cumprido os mandamentos a respeito de não matar, não roubar, etc. Mas nas pequenas, o bicho pega. Não digo pequenas no sentido de terem menor importância, mas no sentido de não serem facilmente identificadas.

Vamos à ilustração de hoje e depois eu conto como eu apanhei.

Certa vez participei de um treinamento de empresa em que fomos divididos em equipes para ultrapassar um caminho com obstáculos. Ocorre que a travessia deveria ser feita de olhos vendados e meus passos deveriam ser dados de acordo com a instrução dada pela voz de algum dos meus colegas de trabalho. Pensa num negócio simples, mas que me fez tremer na base?!

Meus colegas não tinham noção do que era “dê um passinho pequeno para a esquerda” para mim. Eles sabiam o que era o passinho pra eles. Mas eu não tinha opção, eu precisava ouvir o que eles diziam e obedecer à instrução, mesmo sem enxergar nada. Eu precisava acreditar que a perspectiva de quem estava sem venda nos olhos era infinitamente melhor do que a minha.

É obvio que os primeiros passos foram demorados e inseguros, mas dado momento, eu conseguia discernir apenas pela voz deles qual a intensidade do movimento que eu precisava fazer e assim conseguimos concluir a tarefa.

Deus me lembrou disso, quando eu conversava em oração com Ele a respeito de um assunto que estava pendente em meu coração. Eu falava da minha fraqueza e dificuldade de obedecer à orientação que Ele havia me dado. Isso estava me deixando aflita porque parecia algo simples, tal como um “vire para a esquerda” e eu simplesmente estava travada sem conseguir corresponder. Amável e firme como sempre, o Espírito Santo me disse: “Você não consegue obedecer uma orientação simples como essa porque você não consegue acreditar que eu realmente estou cuidando disso pra você.”

Descobri então que não era apenas o pecado da desobediência que eu precisava confessar, mas também o da incredulidade.

Passados uns dias, fui ouvir umas ministrações sobre o tema pra ver se conseguia entender o ponto central do meu problema. De repente, ouço a seguinte frase: “Incredulidade é orgulho camuflado com um grito de independência”. Maaaaaano, dai o negócio ficou tenso! Quanto mais eu cavava, mais pecados a confessar eu descobria. =/

Logo eu que me achava tão obediente… ¬¬ (morreeeeee)

A bíblia conta a história de um cara que se julgava O diferentão obediente acima da média. Ele chega pra Jesus e pergunta o que mais ele precisa fazer pra ter a vida eterna. Jesus responde prontamente que é necessário obedecer os mandamentos. O guri mais que ligeiro pergunta quais seriam esses mandamentos, tal como alguém que quer conferir um check list. Jesus, passa então a listar os mandamentos e o guri o interrompe dizendo que isso era tranquilo pra ele e que praticava isso tudo desde a infância. Jesus, porém, percebendo onde estava apoiada a fé e obediência do rapaz, responde: quer ser perfeito, venda tudo o que você tem e siga-me. O guri não curtiu, virou as costas e foi embora, porque era muito rico. (Essa história você encontra em Mateus 19:16 -22).

O problema dele não era o dinheiro. O problema é que isso ocupava um lugar em seu coração que fazia com que ele idolatrasse tal posição e o impedia de verdadeiramente obedecer os mandamentos, pois o maior mandamento de  todos é “amarás o Senhor teu Deus, de todo o teu coração, com toda a sua alma e com todo o seu entendimento e com todas as suas forças” (Marcos 12:30).

A obediência dele tinha reservas. A minha também.

Continuei procurando versículos sobre o tema e de repente:

“Durante os seus dias de vida na terra, Jesus ofereceu orações e súplicas, em alta voz e com lágrimas, àquele que o podia salvar da morte, sendo ouvido por causa da sua reverente submissão. Embora sendo Filho, ele aprendeu a obedecer por meio daquilo que sofreu; e, uma vez aperfeiçoado, tornou-se a fonte de eterna salvação para todos os que lhe obedecem, sendo designado por Deus sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque.” Hebreus 5:7-10.

Jesus APRENDEU a obedecer! Ele tinha REVERENTE submissão. Como Ele fez isso? Oferecendo orações àquele que o podia salvar da morte. Ele ACREDITAVA que o único que poderia mudar aquela situação era Deus.

(Respira e continua)

Não bastasse a sequencia de “socos”, voltei pra Deus em oração e questionei por que, se eu sei de tudo isso, ainda tenho dificuldades de obedecer? Por que não consigo crer sem reservas em Sua palavra? Outra vez em amor Ele diz: “Porque o seu “sim”, nem sempre é “sim” e o seu “não”, nem sempre é “não”. (Fazendo referência a Mateus 5:37) Dessa forma, você também acredita que meu “sim”, pode não ser tão “sim” assim”. Lá estava eu relativizando as palavras dEle no mais intimo do meu coração.

Entonces, orei pedindo perdão pela enxurrada de coisas que identifiquei e desde então sigo clamando que Ele sinalize o menor deslize da minha parte nesse sentido.

Todos os grandes homens e mulheres de Deus tiveram que obedecer contra a lógica, contra as circunstâncias para então viverem o que Deus tinha pra eles. Vai lá perguntar pro Moisés se foi fácil obedecer o “estenda o cajado sobre a água que o mar vai se abrir e vocês irão passar por ele em terra seca”? Ele teve que aplicar fé de que Deus poderia abrir o mar e, por isso, obedeceu. Aproveita o tour celeste e pergunta pro Abraão se foi susse levar o filho dele para o sacrifício. Ele precisou crer que ainda que matasse o filho, o Senhor era poderoso para ressuscitá-lo e, por isso, obedeceu. Ah! Passa lá em Hebreus 11 e perceba o quanto fé e obediência estão vinculadas.

Pra finalizar:

Logo, assim como por meio da desobediência de um só homem muitos foram feitos pecadores, assim também, por meio da obediência de um único homem muitos serão feitos justos. Romanos 5:19

Eu e você precisamos crer na obediência Dele e seguir seu exemplo todos os dias das nossas vidas.

Eu não sei o que tem sido um desafio pra vocês nessa área, mas minha oração é que o desejo de corresponder a vontade dEle e a fé que vocês tem os empurre para viver uma vida de obediência e santidade nEle.

Deus abençoe vocês!

Até terça

Por | 2017-08-19T23:53:29+00:00 terça-feira, 7 de março de 2017|Cristianismo, Devocional, , Vida Cristã, vitrine|4 Comentários

Sobre o Autor:

Crente das empolgadas, que pretende sim dominar o mundo (por que não?). Apaixonada por escrever, ler, dançar e cuidar de gente. Moro com meus pais, tenho uma irmã que é quase minha gêmea e uma sobrinha maravilhosa. Sou formada em Direito e atualmente faço teologia. E fico cada dia mais maravilhada com a forma que Deus consegue conciliar essas áreas. Luto para não ser legalista e tento matar minha carne todo dia. Convicta de que fomos #chamadosparaser a diferença no meio dessa geração e através disso fazer e corresponder a tudo quanto o Senhor planejar. Instagram: @caromenezes
  • maaaaaanooooooo, que mensagem mais VERDADEIRA. . . como é difícil observar essas pequenas (mas nao menos importantes) falhas em nós não é ??? Que o Senhor possa continua te usando como instrumentos, e nos aperfeiçoando dia a dia para que possamos ser IMITADORES DELE… E como é difícil não ???? Deus abençoe FLOR ^^

    • Carol Menezes

      Glória a Deus, Laiane! =) Fico feliz que tenha gostado.
      Realmente é uma tarefa difícil, mas o mais incrível é saber que Ele nos capacita a viver dessa forma. Quanto mais reconhecermos que precisamos Dele, tanto mais espaço Ele tem pra manifestar sua graça e amor e assim nos levar a santificação plena.
      Deus nos abençoe neste caminho!
      Beijos!
      Caro

  • Nossa!!!!Falou muito ao meu coração!Deus abençoe!

    • Carol Menezes

      Glória a Deus, Dayenne! Deus te abençoe também. Beijos!