Melhore seu devocional

Diego Cesar 2 de março de 2017 0




E aí, pessoal. Paz! O post desta quinta foge do padrão que utilizo (passagem bíblica + aplicação pessoal). Quero aproveitar nosso momento para repassar alguns pontos que acredito que ajudarão bastante você a fazer o devocional.

Não é uma novidade revolucionária. O Fernando Ortega já fez até uma série de vídeos sobre o tema (aqui e aqui também). Mas reforçar não faz mal a ninguém!

Primeiro, o que seria um devocional? Sempre tenho em mente que o devocional é o momento do dia que separamos para ter um tempo de qualidade com Deus, dando atenção única e exclusivamente a Ele. Com toda certeza você deve manter contato com o Senhor no decorrer do dia, mas o devocional caracteriza-se por essa intensidade maior na ideia de ouvir a Deus.

E como fazer o devocional? Muito simples: tenha sua Bíblia, uma caneta e um caderno para anotações. Não se esqueça de escolher um local adequado e horário apropriado para a atividade. Recomendo que seja feito logo cedo pela manhã, antes das outras atividades do dia. Assim não fica a desculpa de estar muito atarefado ou muito cansado para fazer o devocional.

Uma coisa que não pode faltar é a compreensão do texto bíblico. Não podemos ler somente por ler. Temos que entender o que a Bíblia está dizendo e nos esforçarmos para aplicar aquela verdade à própria vida. Daí entram as anotações. Aquele versículo chamou sua atenção? Não basta só sublinhar a Bíblia. Tente, com a ajuda do Espírito Santo, achar uma situação em que você pode colocar em prática o que aprendeu na leitura.

Também é muito interessante trocar experiências com seus amigos e familiares. Tanto para os crentes quanto aos que ainda não conhecem ao Senhor. Com os cristão, você tem a chance de debater sua leitura. Com os não crentes, você pode usar seu aprendizado para evangelizá-los. Por mais que o devocional seja uma prática individual, ele não morre na pessoa que o faz; também deve mostrar fruto.

Por último, transforme o devocional em hábito. Faça-o na mesma frequência que você escova os dentes após acordar (eu espero que seja todos os dias). Mas atenção: não é por ser um hábito que deve ser feito de qualquer jeito. Tenha prazer no momento de comunhão que você tem com Deus.

Viu só? Mais fácil do que você imaginava!

Semana abençoada, em nome de Jesus. Abração!




Deixe um comentário »