Como Beber Suco de Laranja para a Glória de Deus

Lucas Guimarães 11 de janeiro de 2017 2




Há uns dias eu li este post no site do ministério Desiring God, cujo presidente é John Piper (não é segredo aqui que aprendo muito com ele). Achei adequado compartilhar com vocês, em contraposição ao último post que fiz aqui sobre Gula. É claro que o texto de Piper é muito mais abrangente do que apenas a relação com a comida, mas é o exemplo que ele utiliza para nos dar um vislumbre de uma coisa sobre a qual eu mesmo sempre me questionei: como podemos fazer tudo para a glória de Deus (1 Co 10.31)? E as coisas pequenas, como tomar banho ou beber suco de laranja? Como isso pode ser feito para a glória de Deus? Acompanhe nas palavras de Piper…

Quando eu perguntei duas semanas atrás, “A Doutrina de Total Depravação é Bíblica?” minha resposta foi Sim. E algo que eu quis dizer foi que todas as nossas ações (se não pela graça salvadora) são moralmente arruinadas. Em outras palavras, tudo que um incrédulo faz é cheio de pecado e então inaceitável a Deus.

Eu expliquei que uma das razões para eu crer nisso vem de 1 Coríntios 10:31 “Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus”. Eu perguntei, “É pecado desobedecer a esse mandamento Bíbilico?” Sim.

Então eu cheguei a essa conclusão sombria: É pecado comer ou beber ou fazer qualquer coisa que NÃO seja para a glória de Deus. Em outras palavras, pecado não é apenas uma lista de coisas más (matar, roubar, etc.). Pecado é deixar Deus de fora de coisas simples na sua vida. Pecado é qualquer coisa que você faz mas não faz para a glória de Deus.

Mas o que os incrédulos fazem para a glória de Deus? Nada. Então tudo o que eles fazem é pecaminoso. É isso o que eu quero dizer quando digo que, fora da graça salvadora, tudo o que fazemos é moralmente arruinado.

Alguns de vocês perguntaram então a pergunta prática: Assim sendo, como você “come ou bebe” para a glória de Deus? Por exemplo, suco de laranja no café da manhã?

Uma resposta é encontrada em 1 Timóteo 4:3-5 ”

[Alguns estão] proibindo o casamento, e ordenando a abstinência de alimentos que Deus criou para serem recebidos com ações de graças pelos que são fiéis e que conhecem bem a verdade. Pois todas as coisas criadas por Deus são boas, e nada deve ser rejeitado se é recebido com ações de graças; porque pela palavra de Deus e pela oração são santificadas.”

Suco de laranja foi “criado para ser recebido com ações de graça por aqueles que crêem na verdade.” Então incrédulos não podem usar suco de laranja para o propósito que Deus intencionava—ou seja, como uma ocasião para sincera gratidão a Deus vindo de um coração verdadeiro em fé.

Mas cristãos podem, e é assim que eles glorificam a Deus. O beber suco de laranja dos cristãos é “santificado pela palavra de Deus e pela oração.” A palavra de Deus nos ensina que o suco, e mesmo a nossa força para bebê-lo, é um presente dado de graça por Deus (1 Coríntios 4:7; 1 Pedro 4:11). A oração é a nossa humilde resposta sincera de gratidão. Crer nessa verdade na palavra e oferecer gratidão em oração é uma maneira que bebemos suco de laranja para a glória de Deus.

A outra maneira é beber em amor. Por exemplo, Não insista em ter o copo maior. Isso é ensinado no contexto de 1 Coríntios 10:33, “assim como também eu em tudo procuro agradar a todos, não buscando o meu próprio proveito, mas o de muitos, para que sejam salvos”. “Sede meus imitadores, como também eu o sou de Cristo” (1 Coríntios 11:1). Tudo o que fazemos—até quando bebemos suco de laranja—pode ser feito com a intenção e esperança de que será para a vantagem de muitos para [que] eles sejam salvos.

Vamos louvar a Deus por termos escapado através da sua Graça da total ruína das nossas ações. E que façamos tudo, seja comer ou beber, para a glória do nosso grande Deus!

Buscando encher toda a vida com Deus,

Pastor John

Espero que essa reflexão tenha abençoado a sua vida. Fique com Deus.
Produza frutos!

Obs.: Este artigo está no site oficial aqui.




Share on Tumblr
TAGS » , , , , , ,
CATEGORIA » Adoração, Cristianismo, Motivação, Vida Cristã, vitrine
Sobre o autor: Lucas Guimarães Mais posts escritos por
Pior dos pecadores alcançado pelo Evangelho de Jesus Cristo. Sonho em ser pai e sou apaixonado pelo livro de Romanos. Membro da Igreja Presbiteriana do Brasil de Vitória da Conquista - BA.


- Facebook

Related »

2 Comentários »

  1. Divana 11 de janeiro de 2017 às 6:45 - Reply

    Olá Lucas!

    Ótimo texto! Eu acabei chegando aqui pela curiosidade. O título está bem chamativo.
    John Piper é mestre! Quanto mais aprendemos com ele, mais percebemos que temos de estudar e procurar viver o evangelho.

    P.S.: O livro é Romanos é maravilhoso mesmo.

    • Lucas Guimarães 14 de janeiro de 2017 às 10:48 - Reply

      Oi, Divana!
      Glória a Deus! E é verdade, Deus nos presenteou com ótimos mestres em quem podemos nos espelhar, porque vemos que imitam a Cristo. Deus abençoe a sua vida!

Deixe um comentário »