Fé e confiança

Leonardo Gleygson 3 de dezembro de 2016 0




E aí galera, tudo na paz?

Você já parou para pensar o quanto a frase “confia em Deus” tem sido usada ultimamente?  De fato, a proferimos em várias ocasiões, como diante dos impasses terrenos, mas será tal sentença é uma realidade na sua vida? Talvez o problema resida em falar somente da boca pra fora enquanto as atitudes mostram exatamente o contrário. Poderia muito bem mencionar apenas o seguinte versículo:

Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento.” Provérbios 3:5

Porém, para confiarmos em Deus precisamos ter fé nEle. Sob essa perspectiva, faz-se necessário a distinção entre fé e confiança: Fé é a CERTEZA daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos (Hb 11:1), já confiança remete a ideia de CAMINHAR COM FÉ, ou seja, diz respeito à fé em prática. Em outras palavras, tanto a fé como a confiança estão entrelaçadas, só que a primeira é mais ampla e abrange a outra, sendo ambas  necessárias para a jornada cristã, pois sem fé não se pode agradar a Deus (Hb 11:6) e a confiança traz à tona segurança (Sl 20:7).

fe-e-confianca

Essa ultima semana foi bastante difícil e cheia de correria pra mim, se por um lado tinha que estudar para diversas disciplinas na universidade, por outro havia o desafio de não me desesperar devido a minha pequena fé que é menor que um grão de mostarda (Mt 17:20). É muito fácil falar que se tem fé e confiança quando tudo vai bem, mas são nos momentos de aflições que descobrimos realmente que somos covardes, acreditamos em Cristo e ao mesmo tempo o negamos, ou melhor, não damos crédito a quem Ele é. Certamente, uma das explicações para esse fato seja a de que muitos estão acomodados a uma fé passiva baseada na busca por satisfação pessoal, não no ouvir, e, por consequência, sem vivenciar a palavra de Deus (Rm 10:17) ou, ainda, assim como os discípulos que estavam em um barco no meio da tempestade não temos reconhecido a Cristo ( Mt 14:26).

Por tudo isso, quero lhe encorajar a investir em um relacionamento sincero e mais profundo com Deus, afinal fé e confiança caminham juntas e apontam para uma vida genuína, firmada na graça salvadora através da Palavra de Deus, pois confiança sem fé não é confiança, mas sim desconfiança.

Um forte abraço e que Deus nos ensine a caminhar com fé e confiança para o centro da vontade dEle!

Leonardo Gleygson 🙂




Deixe um comentário »