Eu sou o mais humilde de todos!

Richardson Gomes 2 de dezembro de 2016 0

simba-rei

Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.
Tiago 4:6

Eu não sei quantos aqui já assistiram ao “Rei Leão”. Foi minha infância. Eu tinha a famosa “fita de vídeo cassete” do filme do Simba e assistia umas dez vezes por dia. Esses dias, em um momento nostálgico, ouvi uma das músicas que tem no primeiro filme. Uma parte da letra dizia assim:

“O que eu quero mais é ser rei! Ninguém dizendo: ‘não faça isso!’ Ou então ‘pare com isso!’

[…] Livre pra poder viver, pra fazer o que quiser…”

E então eu percebi o que com cinco anos eu não podia mensurar: vivemos numa cultura egolátrica (idólatra do ego). O que isso significa? Que temos a forte de tendência de idolatrarmos a nós mesmos. Isso é fácil perceber quando olhamos pra tão imensa dificuldade que temos que resistir tentações. Não dizemos “não” com facilidade na hora tentação porque queremos satisfazer a nós mesmos. Nos amamos tanto que quase não conseguimos dizer não pra nós. Precisamos deixar nosso EU de barriga cheia. Caso contrário, ficamos tristes, chateados, emburrados.

Crescemos assim. Aprendemos que devemos viver para nós mesmos; “ouvir nosso coração”, fazer o que quisermos. Submissão? Que nada! Isso é do passado. Estamos numa sociedade livre. Livre de regras. Humildade não é mais tão legal assim.

Diante de um mundo com 7 bilhões de reis, vemos o verdadeiro Rei vindo a este mundo numa estrebaria (num local para cavalos). Ele não “veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos” Mc 10:45. Jesus tinha todos os motivos para se gloriar. Diferente de nós, ele merece glória. Mas…

embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se;
mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens.
(Filipenses 2:6,7)

Conhecer a Deus deve nos humilhar. A Palavra de Deus nos humilha. E graças a Deus por isso. O destino de todo aquele que se exalta é a destruição! (Nabucodonosor que nos diga). Enquanto Satanás, para nos destruir, nos oferece coisas e nos exalta, Deus, para nos fazer crescer, nos humilha. Enquanto Satanás nos oferece um reino para nós, Deus nos oferece o Reino dele. Quanto mais de nós nos enchermos, menos de Cristo teremos. O convite do evangelho é que carreguemos uma cruz não uma coroa. Para que, no fim, recebamos a coroa da vida no Reino eterno. O convite do evangelho é que abandonemos nossa vida para que Cristo viva em nós. Não há ressurreição sem morte. Se fomos ressuscitados com Cristo é porque com ele morremos!

Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos. Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros.
Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz! Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, no céu, na terra e debaixo da terra,
e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai. (Filipenses 2:3-8)

O evangelho não é sobre nós. O evangelho é sempre sobre o outro. Primeiramente, sobre o Outro (Cristo), e depois sobre os outros. Consideremos os outros superiores a nós mesmos. Viver uma vida de humildade é uma luta. Não deve ser fácil pra ninguém. Uma vez falei a um amigo que ele deveria lutar contra a arrogância. A resposta foi “não sou arrogante”. Ora, todos somos! Há quem lute mais ou quem lute menos. Mas todos somos! A nossa oração deve ser sempre que Deus nos faça reconhecer nossos pecados e quem somos diante dele e olharmos para Ele, vendo toda a Sua grandeza e nos prostrarmos ao Rei oferecendo uma adoração que só pode ser verdadeira se nascer de um coração humilhado.

Boa sexta a todos, povo lindo e cheiroso!

Soli Deo Gloria

Share on Tumblr
TAGS » , , , , , , , , , , ,
CATEGORIA » Adoração, Cristianismo, Estudos Bíblicos, , Motivação, Vida Cristã, vitrine
Sobre o autor: Richardson Gomes Mais posts escritos por
Sou designer por amor e profissão, estudante de teologia por vocação e zoeiro em tempos livres. Membro da Igreja Batista Maanaim em Fortaleza - CE. Gostaria de mandar um beijo pra minha mãe, meu pai...


Twitter - Facebook

Related »

Deixe um comentário »