“Uma folha, ela é meu maná…”

Carol Menezes 18 de outubro de 2016 6




Ooooooi, minha gente! Bene?

Semana passada revi um vídeo em que chineses recebiam com alegria bíblias novinhas. Se você ainda não viu, está aqui:

Isso me fez lembrar uma cena que me impactou de igual maneira.

Ao participar de um evento há alguns anos, durante a escala da intercessão, reuníamos pessoas de várias igrejas e, com isso, pude fazer novos amigos. Um deles, recém convertido, contava faceiro a experiência de poder ter ofertado sua bíblia para uma pessoa que havia aceitado Jesus naquela semana. Ele parecia confuso no começo, pois estava triste de não ter mais sua bíblia com trechos grifados e comentários pessoais, mas ao mesmo tempo estava radiante de alegria por saber que pôde dar o que ele tinha de mais precioso.

Eu fiquei feliz com a simplicidade e a alegria dele e só por essa primeira parte eu já estava sendo ministrada.

Ocorre que, depois de um breve silêncio, ele mexeu em sua mochila e pega uma folha da bíblia e começa a ler. Isso mesmo, UMA folha. Fiquei observando e, depois de notar minha cara de curiosidade (expressividade e curiosidade são quase que um resumo da minha pessoa…hahah), ele resolve continuar a história. Ele disse: “sabe, quando eu entreguei a bíblia, não notei que havia uma página faltando. Entreguei crendo que estava inteira (querendo explicar que deu o melhor e não algo que pudesse desconfiar que estava “estragado”). Quando, depois de me despedir da pessoa presenteada, me dei conta de que eu não teria onde consultar para fazer meu devocional diário, comecei a ficar preocupado e tentar lembrar do que eu já havia lido nela para fazer disso meu alimento. Para minha surpresa, descobri essa página perdida no meio das minhas coisas. (Sorrindo, ele continuou) Para mim essa página foi um presente de Deus! Agora tenho meu maná diário. Ela será a minha bíblia até que eu consiga comprar uma nova. Eu vou meditar nela de dia e de noite. Eu quero decorá-la, pois se eu precisar dar ela para alguém, não perderei o ensino que ela carrega”.

Choquei!

Você deve estar pensando: Por que ele não consultou a bíblia no celular? Simplesmente porque aplicativos de celulares surgiram em 2008 e essa história foi antes disso (to velha! Abapha). Por que não comprou uma nova logo em seguida? Porque não tinha um emprego e esse não seria o tipo de investimento que sua família faria.

Segura o sucesso e vem comigo para outra história…

Em Lucas 24 a partir do versículo 13, temos o relato dos discípulos no caminho de Emaús. Os caras estavam tristes pela morte de Jesus e são surpreendidos pela presença de um viajante a princípio desinformado. Ocorre que enquanto eles comentavam as últimas notícias, o viajante, começa a lembrá-los do que o próprio Cristo falara a respeito da sua morte, bem como de toda história desde Moisés e os profetas. Em seguida, o viajante “faz que vai para o outro lado” (acho engraçada essa parte…hahah) e eles o convidam para jantar. Quando o viajante parte o pão, os olhos dos discípulos são abertos e eles descobrem que estavam caminhando com o próprio Jesus. Nisso, um deles fala o seguinte:

Perguntaram-se um ao outro: “Não estavam ardendo os nossos corações dentro de nós, enquanto ele nos falava no caminho e nos expunha as Escrituras?”

Você sabia que tem o privilégio de ouvir o próprio Deus falando contigo diariamente como Jesus falara com esses viajantes? Você sabia que Ele tem tentado te contar a história da humanidade e te dar as respostas que você precisa e, assim, fazer seu coração queimar? Você sabia que Ele deseja que você ame a sua palavra como o amigo que eu citei no começo do texto?

Me diga, por que os discípulos sentiam seu coração queimar? 1 – Porque o viajante falava de algo que eles CONHECIAM e, por isso, fazia sentido para eles; 2 – porque era o próprio Jesus falando.

Sua voz, Suas respostas e Seus conselhos estão todos descritos na bíblia. Não me venha com respostas do tipo “O Senhor fala comigo em oração”. Sei que Ele fala, mas até para que você saiba que é Ele e não alguma imaginação, que você precisa conhecer quais são as palavras Dele. Você precisa da bíblia, meu bem.

Mas por que não conseguimos ter noção dessa disposição e privilégio? Será que somente se estivéssemos num país onde há perseguição religiosa, nos daríamos conta de que temos um tesouro em nossas mãos?

Meu desejo com esse texto é que você tire tempo pra ler a bíblia. Medite nela de dia e de noite. Deixe Deus te surpreender com palavras que sustentarão seus pés e te darão direção.

Hoje, no Brasil, temos o privilégio de ter acesso a bíblia livremente. Mas até quando? E se de um dia para o outro você fosse preso por carregar uma bíblia? Quanto dela você guardou? Isso seria suficiente para que ainda permanecesse alimentado ou conseguisse repassar para seus filhos e amigos a essência do evangelho?

Pensa aí!

Ele anseia falar contigo!

Deus te abençoe.

#AtéTerça.

😉




6 Comentários »

  1. Rodrigo Thurler 19 de outubro de 2016 às 11:19 - Reply

    Muito bom, ja tinha visto este vídeo antes, mas essa semana assisti dnv e tive o msm pensamento, que temos um tesouro em nossas mãos e as vezes não damos valor. Parabéns pelo texto, Deus te abençoe

    • Carol Menezes 19 de outubro de 2016 às 14:52 - Reply

      Amém!Glória Deus!=)

  2. Mariana Mendes 19 de outubro de 2016 às 17:51 - Reply

    Carol sem palavras,que artigo TOP !!!
    Gostei muito,estou lendo a Bíblia da Garota de Fé como leio no trajeto para o trabalho coloquei na bolsa e ontem eu tirei pq achei que estava muito pesada a bolsa pra carregar no ombro,e se eu deixo em casa acabo não lendo,mais depois desse artigo vou carregar a bolsa pesada mesmo,nada melhor que está perto do pai e ouvir ele falando comigo,e prefiro a Bíblia física do que no celular.

    Bjus

    • Carol Menezes 20 de outubro de 2016 às 8:03 - Reply

      Siiim! E que voz preciosa Ele tem, né Mari?! =)
      Deus te abençoe!
      beijos

  3. Camilla Vieira 23 de outubro de 2016 às 17:31 - Reply

    Boa, Caro! Bem achei suspeito o cara não pensar no app da bíblia xD
    É essencial a gente tomar a Palavra pro nosso coração como um tesouro.. sabe, gosto muito da alusão da bíblia como uma espada, afinal estamos em batalha todo dia e é o que falo: que louco iria pra batalha sem espada? Haha bem, que Deus a abençoe aer!

    • Carol Menezes 2 de março de 2017 às 9:00 - Reply

      ahahahha eu e minhas histórias antigas =P
      Mas o bom é ver Deus usando tudo isso pra nos fazer entender que é necessário manejar bem a palavra da verdade, tal como a espada que você citou como exemplo. =D
      Deus te abençoe, guria!
      Beijo grande!

Deixe um comentário »