O jovem santo e a masturbação

Diego Cesar 9 de janeiro de 2014 20




vergonha

E aí, pessoal! Tudo nos conformes? Hoje quero trazer um tema que aflige em especial os rapazes solteiros. Se você for casado, pode sofrer com isso também. E meninas, não se intimidem com o teor do artigo. Para todos, a recomendação é que leiam na íntegra e tenham como foco buscar um relacionamento sadio com a pessoa que passa mais tempo com você: o próprio Deus.

O Senhor nos criou com muitos impulsos e desejos, que podemos desenvolver ou usar de maneira errada. Como um deles, o impulso sexual ativa ou destrói os relacionamentos, de acordo com seu controle e aplicação. Trata-se de uma parte normal, dada por Deus, de qualquer homem ou mulher saudável. Envergonhar-se disto é duvidar da bondade de Deus para conosco. Abusar dele é contrariar a graça que Ele tenciona para nós.

Relacionada diretamente com este ponto da fisiologia humana está a prática da masturbação. Daí vem a fatídica pergunta: masturbar-se é pecado?

Algumas pessoas acreditam que a masturbação não é um problema. Certamente, não acham que é pecado e que só constitui um problema quando é uma obsessão e um “substituto” psicológico para relações sexuais.

Contudo, o pecado jaz em tudo aquilo que motiva a prática da masturbação. Aparentemente, ela seria o ato de “aliviar” a tensão sexual do organismo, ou até mesmo um “escape” para os cristãos não praticarem atos sexuais fora do casamento.

Porém, ao praticarmos, seremos prisioneiros de sentimentos que nos afastam do centro da vontade de Deus. Por mais que uma pessoa masturbe-se com a “melhor das intenções”, certamente ela o fará com alguém em mente. Jesus nos adverte que tão-somente desejar uma pessoa que não é seu cônjuge configura-se como pecado (Mateus 5.27-28).

Obviamente o teor da mensagem estende-se também às mulheres que desejam um homem com intenção impura. Quando uma pessoa se masturba, o que se passa em sua mente? Nuvens vagando pelo céu? Pode alguém se masturbar sem imaginar um ato sexual ou ao menos cenas sensuais? Se você pratica a masturbação, sua mente permanece pura?

Coloque em seu coração: Deus não aprova que Seus filhos pratiquem ações que redundem na lascívia, isto é, que sobreponham o desejo sexual acima de todos os outros.

Fugi da impureza. Qualquer outro pecado que uma pessoa cometer é fora do corpo; mas aquele que pratica a imoralidade peca contra o próprio corpo. Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo. 1 Coríntios 6.18-20

Paulo também diz que todas as coisas são lícitas para nós, mas nem todas convêm; todas as coisas são lícitas, mas não podemos ser dominados por nenhuma delas (1 Coríntios 6.12).

Nossos pensamentos devem ser cativos à obediência em Cristo. Todos eles! Logo, tudo aquilo que afeta nossa santidade precisa ser devidamente contido para que o relacionamento com o Senhor não seja manchado.

Não tenha a pretensão de parecer forte diante do pecado. A Bíblia diz que devemos fugir de toda aparência do mal (1 Tessalonicenses 5.22). Quando o desejo forte vier, busque refúgio em Deus e em Sua Palavra. Isto faz toda diferença e garante que nós continuemos vivendo com dignidade diante dEle.

Nos vemos na próxima semana, em nome de Jesus. Abração e paz!




20 Comentários »

  1. Maximiliano Dias 9 de janeiro de 2014 às 12:05 - Reply

    Acho muito importante este espaço destinado ao acompanhamento e aconselhamento de pessoas com problemas relacionados ao vício sexual.
    Parabenizo à vocês que tomaram essa iniciativa e gostaria de compartilhar uma sugestão. Existem videos de uma mulher chamada Andréa Vargas que tratam sobre este assunto de forma aberta e firmada na Palavra. Recomendo a todos e se possível, gostaria de indicar este vídeo dela http://www.youtube.com/watch?v=wAlUjvqEZ0U

    Obrigado pela oportunidade.
    Continuem com este trabalho!
    Abraços e q Deus os abençoe!

  2. Gui 1 de fevereiro de 2014 às 14:44 - Reply

    Parabéns pelo post.
    Muito importante sabermos e praticarmos a vontade de Deus.
    E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; Mateus 7:26

  3. Philippi Coutinho 4 de fevereiro de 2014 às 15:06 - Reply

    Muito bom e esclarecedor o post. Além de sofrer com a prática, muitos mal sabem o que isso representa em seu relacionamento com Deus e a sua proporção.
    Acredito que uma forma de vencer este desejo é viver em Espírito (leitura da palavra, oração e se envolver coma obra de Deus, ou seja, alimentar o Espírito), pois como diz Paulo em Gl 5.16 se andarmos em Espírito, não cumpriremos a vontade de nossa carne.

  4. jeane 24 de fevereiro de 2014 às 2:23 - Reply

    santifique-se sempre,o senhor é contigo,não se deixe levar pelo o mundo e pelo o que ele diz que é certo,mas sim o senhor que sempre tem as verdadeiras para o jovem,adulto e idosos,o senho é quem nos da força,equilibrar as emoções é muito importante e com o senhor vc consegue.

  5. Suelen Souza Maciel 27 de fevereiro de 2014 às 19:55 - Reply

    Muito bom este artigo, me abriu muito os olhos para esta questão, que Deus lhe abençoe muito irmão.

  6. Ruan Barbosa 18 de março de 2014 às 1:49 - Reply

    Muito show esse post, é bem verdade que ainda existem pessoas que ñ aceitam, mas os espirituais sabem dicernir as coisas de Deus e da carne!!! Thenk you!!!

  7. Pedro Guilherme 26 de março de 2014 às 23:43 - Reply

    galera, que massa o trabalho de vocês, tenho visto que o assunto é tratado hoje com muita singeleza nas igrejas, enquanto milhares de jovens estão indo pro inferno por não terem quem os mostre a verdade. Essa é a verdade, ela liberta o homem pelo poder do Espírito Santo. Queria recomendar um vídeo sobre o assunto que tem me ajudado muito também, é de um pastor americano chamado Tim Cowem e outro colega seu, Tawfiq , o titulo do video no YouTube é: como lutar contra o desejo e o pecado sexual, video enviado pelo I’ll Be Honest – Global

  8. Thiago Gothai 6 de abril de 2014 às 9:32 - Reply

    Masturbação é um tema bastante delicado, porém necessário ser discutido. É difícil pro jovem resistir aos desejos sexuais, mas não é impossível.

  9. mayaratais 16 de maio de 2014 às 12:28 - Reply

    esse tema é muito abordado entre grupos de jovens evangélicos . sempre existiu essa dúvida e esse site junto com a palavra de deus lógico , nos ajuda muito a entender a verdade

  10. Samuel Andrade 14 de junho de 2014 às 22:08 - Reply

    ''Porque há eunucos que nasceram assim; e há eunucos que pelos homens foram feitos tais; e outros há que a si mesmos se fizeram eunucos por causa do reino dos céus. Quem pode aceitar isso, aceite-o.'' Mateus 19:12

  11. Miro Wilson Benza 22 de junho de 2014 às 21:15 - Reply

    De mais!!! voces continuam com isso sem parar, por favor.

    2Tess. 5.22″ 🙂

  12. Jonatan Lopes 6 de julho de 2014 às 6:27 - Reply

    E eu acredito q VC não consegue mesmo!! Amigo, tenho algo a lhe dizer, masturbação é pecado e o ser humano em si não pode vencer o poder do pecado! Karo amigo é exatamente por isso q o Senhor Jesus veio!! Ele venceu akilo q nao podia-mos vencer! Quer ter autoridade sobre isso??
    Quer deixar de ser escravo e ser livre??
    Obedeça ao Senhor. Como?? Leia qalqer um dos 4 evangélicos (matheus,marcos,lucas e João).
    Porque lê-los? Através da leitura bíblica VC vai saber quem foi e quem é Jesus. -> a bíblia diz q o povo esta morrendo por falta de conhecimento e diz tambem q se conhecer a verdade seremos livres. Saiba q esta verdade é Jesus.
    Conforme VC for lendo VC vai perceber q existem certas instruções para a vida. Amigo, se VC cumprir essas instruções encontrara a chave.
    Ah se encontrara!!!
    Jesus falo no livro de João q ''aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama e aquele que me ama será amado por meu pai e eu me manifestarei a ele''
    Ai q ta a chave amigo, apenas obedeça oq diz a Bíblia e Jesus se manifestara em sua vida. Simples, simples e simples.
    Conheça Jesus ele esta vivo e qer lhe ajudar.
    Qer ter autoridade sobre o pecado q te escraviza??
    Submeta-se a aquele que venceu o pecado.
    Não aceite isto na sua vida, VC é mais q isso.

    Paz amigo, abçs.

  13. Alex 9 de julho de 2014 às 2:06 - Reply

    Complicado

  14. Jessica Cristina 19 de agosto de 2014 às 21:14 - Reply

    Que ótimo artigo

  15. Jean Almeida Bispo 6 de outubro de 2014 às 23:56 - Reply

    Devemos sempre pedir a direção do Espírito Santo. Só Ele sabe o jeito e a maneira certa de falar, por isso ore muito, tanto por como vc vai falar como para a pessoa com que vai falar. O inimigo pode até por engano, mas só Jesus tem o poder de libertar. Abs

  16. Sidnei Mara Faria 25 de outubro de 2014 às 11:06 - Reply

    caracas disse tudo meu brother…. nada a declarar, não há argumentos diante dos fatos, a a clareza nas escrituras sagradas.

  17. Isaias Jr 11 de novembro de 2014 às 12:11 - Reply

    “Quando uma pessoa se masturba, o que se passa em sua mente? Nuvens vagando pelo céu?”

    kkkkkkk essa foi boa!!!!

    concordo em gênero, número e grau com o texto exposto.
    Às nossas vontades e desejos não podem ser maiores que a vontade de glorificar, primeiramente, o nome do Senhor, nosso Deus.

  18. Kelly Neirian 16 de dezembro de 2014 às 2:06 - Reply

    Deus abençoe este colunista.

    Quando verdadeiramente decidimos seguir a Cristo, decidimos a partir de então deixar a velha natureza e os velhos costumes para trás.
    É muito difícil? Sim. é difícil..
    Somos fracos? Sim, somos fracos.
    Mas somente com Cristo vamos conseguir vencer.
    Bem-aventurado o homem que suporta a tentação. (Tiago 1:12a)

  19. Rinaldo Ribeiro 10 de outubro de 2015 às 15:38 - Reply

    Exelente matéria sobre esse assunto pouco falado nas igrejas em nosso site tratamos muito sobre isso também, pois existe muitas pessias iludidas pensando que não está pecando mas está cedendo a um desejo carnal que no futuro vai prejudicar sua vida espirutual e sexual também, parabens pela matéria foi muito esclarecedor se puder entre no meu site também vai ser uma honra é o Geração Jovem.com

Deixe um comentário »