Por Que Sofremos Tanto?

Matheus Ortega 12 de março de 2013 25

A vida é como uma neblina, que vem e logo se vai. Quem vive com abundância se murcha, como uma flor que perde seu brilho. Quem vive na necessidade também se vai para o pó da terra, que é o destino de toda a humanidade.

Sabemos que a vida é curta, e sempre ouvimos o lema carpe diem, curta a vida.

Sabemos também que existe um Deus que é nosso Pastor e cuida de nossos passos.

Mas então por que sofremos tanto?

Eclesiastes é um livro que explica um pouco dessa pergunta. Ele fala sobre a brevidade da vida, a inutilidade de nosso esforço e o mesmo fim para todos os homens – a morte. Apesar disso, ele também tem algumas conclusões não tão “pessimistas”:

Descobri que não há nada melhor para o homem do que ser feliz e praticar o bem enquanto vive. Descobri também que poder comer, beber e ser recompensado pelo seu trabalho, é um presente de Deus. (Ecl. 3:12-13)

Como é bom poder ser feliz.

É um presente de Deus poder curtir a vida, ir em restaurantes deliciosos, jogar futebol, sair com amigos, ir pra praia, ver o sol nascer, viajar o mundo.

Mas mesmo podendo desfrutar de tudo isso, por que ainda sofremos tanto nessa vida?

Aquele que é solteiro sofre por estar solteiro, e pensa nisso dia e noite. “Ah, por que todos tem uma parceira e eu não? Como sou infeliz.”

Aquele que está em relacionamento sofre com ciúmes, falta de tempo, frustrações, ansiedades e medos. E ainda se segura pra não passar dos limites antes de se casar.

Aquele que é casado sofre pelas contas a pagar e as lutas de cada dia, como Paulo avisa: “aqueles que se casarem enfrentarão muitas dificuldades na vida” (1 Cor. 7:28).

E aí, como fazer para ser feliz? Parece que todas as etapas da vida são mais difíceis que antes. Como na escola, que quanto mais avançado você está, mais difícil é. E depois a faculdade, e depois a rotina de trabalho. Como é possível quebrar esse ciclo tão difícil e encontrar um raio de esperança, um brilho de felicidade nessa vida?

 

Bom, tenho uma palavra para te dar hoje:

Sua felicidade depende de como você está por dentro, e não do que acontece à sua volta.

Eu já vi milionários deprimidos e pessoas miseráveis sem o que comer louvando a Deus com gratidão. Nossa condição externa não pode ser uma desculpa para termos auto-comiseração e nos sentirmos pobres coitados. Precisamos ter uma postura mais otimista diante da vida (digo isso para aqueles que, como eu, falham nessa área), com mais gratidão por tudo o que temos. Por isso que devemos regozijar sempre, mesmo em sofrimento! – “Mas alegrem-se à medida que participam dos sofrimentos de Cristo, para que também, quando a sua glória for revelada, vocês exultem com grande alegria.” 1 Pedro 4:1

Vale a pena se esforçar para ser feliz! Isso que significa “oferecer um sacrifício de gratidão a Deus” (Salmo 116:17) – louvar em meio à luta, encontrar felicidade em meio à vida.

No fim das contas, sofremos porque viver inclui coisas boas e ruins.

Todos os homens sofrem, mas só alguns encontram o segredo da felicidade em meio ao sofrimento.

Vale a pena buscar a Deus, se ajoelhar em seu quarto e se derramar diante dEle, para que a paz dEle seja maior dentro de você do que as lutas à sua volta.

Esta vida é uma aula. É o ensaio para a vida eterna. “Nenhuma disciplina parece ser motivo de alegria no momento, mas sim de tristeza. Mais tarde, porém, produz fruto de justiça e paz para aqueles que por ela foram exercitados.” (Hebreus 12:11)

Por mais que choremos, ele enxugará toda nossa lágrima. Por mais que soframos, ele nos promete o descanso ao lado de águas tranqüilas. Por isso, quando passar por sua cabeça “por que sofremos tanto?”, lembre-se do nosso parceiro eterno, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença – Jesus Cristo.

Como meu irmão costuma dizer, “a vida é uma jornada para nossa casa”. Que você encontre forças para caminhar até o topo da montanha, para que durante essa jornada, você olhe todo o sofrimento e alegria vivido e encontre sentido em tudo.

@MatOrtega

25 Comentários »

  1. Karina 12 de março de 2013 às 9:41 - Reply

    Nossa!
    Muitas vezes nos queixamos, nos entristecemos e automaticamente sofremos por algo que não temos e queriamos ou ate mesmo algo de ruim que aconteceu (uma morte, uma perda, acidente etc.) que para nos não faz sentido. Mas para ele tem todo um sentindo. Já presenciei varias coisas… Mais o real é que…
    “Deus não nos tira as coisas e sim nos livra” e não devemos nos preocupar com o sofrimento pois isso NÃO é eterno e sim a Alegria de Deus, isso sim é Eterno.
    (:

  2. Nayara Rodrigues 12 de março de 2013 às 11:00 - Reply

    ARREBENTOU!

  3. Cátia Flores 12 de março de 2013 às 14:14 - Reply

    🙂 É sempre bom lembrar que nossa esperança deve estar nas coisas eternas. Valeu pelo post 🙂

  4. Raisa Rodrigues 12 de março de 2013 às 14:36 - Reply

    Amei o post, muito edificante! Deus o abençoe 🙂

  5. Mel 12 de março de 2013 às 11:57 - Reply

    Hoje foi realmente de Deus esse post falou muito comigo, e tudo o que foi dito é tudo que estava sentindo e passando. Obrigada que Deus continue usando sua vida cada dia mais e mais. Deus abençoe

  6. Anônimo 12 de março de 2013 às 15:03 - Reply

    Lindo !

  7. Michele Maria 12 de março de 2013 às 16:03 - Reply

    Muito bom!

  8. Glausy Da Silva 12 de março de 2013 às 16:07 - Reply

    Lindo esse post. Falou muito comigo… Deus te abençoe!

  9. Max Lemos 12 de março de 2013 às 16:45 - Reply

    Muito bom ! (: Quão Grande nosso Deus !

  10. Suh 12 de março de 2013 às 13:46 - Reply

    Estamos sujeitos as afliçoes desse mundo, mas Jesus venceu o mundo, e também venceremos, desde que não focarmos nos problemas que passamos e sim no Deus forte e poderoso que temos como Senhor de tudo e de todos. Em meio ao mar bravio Ele está conosco, devemos olhar somente em sua direção para não afundar… É somente dEle que vem a verdadeira alegria! Amei o post, Deus abençoe.

  11. Demi 12 de março de 2013 às 13:53 - Reply

    Muito bom, pra mim essa!!! 😀

  12. pri 12 de março de 2013 às 15:44 - Reply

    Que linda reflexão!!
    Você é uma benção!!

  13. Ana Clara 12 de março de 2013 às 17:07 - Reply

    Concordo principalmente com a frase do seu irmão.

  14. Morialan Oliveira 12 de março de 2013 às 20:08 - Reply

    Sofremos de graça, por nossa própria ansiedade. O que A Palavra mais nos recomenda é trocar a ansiedade pela Fé e confiança em Deus. Só quem aprende a se "desligar" dos seus problemas consegue jogar fora a ansiedade, origem da dor, e abrir espaço para a Paz de Espírito.

  15. Luciano Valério 12 de março de 2013 às 18:14 - Reply

    Mesmo sabendo que terei aflições nesta terra nem sempre consigo passar por um “furacão” sem ficar abatido… Infelizmente!
    Mas graças a Deus que sempre renova a minha fé e força pra continuar no caminho.

    Thanks Lord!

    😀

  16. Brenda Soeiro 12 de março de 2013 às 20:53 - Reply

    Nossa, esse post chegou na hora certa acabei de perder um colega fiquei muito abalada com o fato dele ter apenas 20 anos tão jovem, cheio de planos e morrer de forma tão trágica.Não tinha contato com o ele o suficiente para saber se ele havia entregado sua vida ao Senhor, mesmo assim isso me despertou para fazer mais as vz achamos que teremos outra oportunidade, mas não aproveitamos a que temos precisamos encarar a vida de uma forma que mesmo em meio a dor de uma perda, podemos louvar a Deus por suas obras.

  17. Jonathan Barcelos 13 de março de 2013 às 1:16 - Reply

    Essas palavras vão ficar guardadas no coração.

    • Matheus 12 de março de 2013 às 23:46 - Reply

      Que bom Jonathan! Tamo junto!

  18. brenda 13 de março de 2013 às 8:27 - Reply

    linda palavra!

  19. priscila 13 de março de 2013 às 17:39 - Reply

    Comecei uma carta pra Deus hoje com a seguinte frase: “Senhor, não estou muito legal…”. De alguma forma, Ele respondeu com esse texto aqui. 🙂 esse é pra guardar no coração…

  20. Bruna 14 de março de 2013 às 11:11 - Reply

    Post maravilhoso!!
    Deus te abençoeee!

  21. Tainara Reis 15 de março de 2013 às 2:22 - Reply

    De fato…muitas vezes Acredito que Deus Usa Esse momento de tristeza para que possamos nos Humilhar A Ele, e lembrarmos Em Quem Temos Crido.

  22. Damiana 15 de março de 2013 às 23:40 - Reply

    GOSTEI MUITO DAS MENSAGENS, SAO PALAVRAS QUE NOS FORTALECE.DEUS ABENÇOE.APDSJ

  23. Vitória Martins 17 de março de 2013 às 18:20 - Reply

    Tudo que eu precisa ler…

  24. Camila 21 de março de 2013 às 19:51 - Reply

    nossa..muito bom …gostei …e sempre encontramos um sentido !!

Deixe um comentário »